Deve usar pneus de inverno em Portugal

4 min

Deve usar pneus de inverno em Portugal?

Um floco de neve à frente de uma montanha de três picos representa estar-se perante um pneu de inverno, o que significa que os rodados, que também exibem o símbolo M+S, para se circular seguro em lama e neve, foram sujeitos a testes rigorosos de frio, chuva, gelo e neve e passaram com distinção. Mas, em Portugal, um país maioritariamente de clima mediterrânico, compensará o investimento sazonal?

Para perceber se de facto vale a pena trocar para uns pneus de inverno quando a respetiva estação chega é necessário conhecer as vantagens de ter uns montados no seu veículo, a começar pela segurança: abaixo dos 7ºC, os pneus adaptados para todas as estações ou mais apropriados para o tempo ameno revelam algumas fragilidades – com o frio, a borracha torna-se mais dura e a aderência é posta em causa.

E, já se sabe: quando a eficácia dos pneus fica comprometida também a segurança é posta em causa. Já o composto usado nos pneus de inverno aguenta temperaturas baixas dado que a borracha, macia, é capaz de se adaptar melhor ao traçado, sem perder flexibilidade, tração, aderência e motricidade.

Artigo relacionado: Como escolher os pneus ideais para o seu carro

Também o desenho do próprio pneu de inverno é mais eficaz em piso molhado, permitindo evitar os perigos associados à aquaplanagem, ao escoar a água. O mesmo acontece com a neve e com o gelo, pisos nos quais tira partido da profundidade dos rasgos, por exemplo, evitando a montagem de correntes.

Claro que não há bela sem senão. Optar por mudar de pneus na estação mais fria implica gastar dinheiro nestes componentes a dobrar. No entanto, há soluções que, ainda que signifiquem uma despesa extra, podem ajudar a simplificar o processo, como arranjar dois conjuntos de jantes e montar os diferentes pneus nas mesmas: assim, bastará mudar as rodas a cada mudança de estação.

Portugal, clima ameno?

A ideia de que Portugal usufrui de um clima ameno é comum a muita gente. No entanto, muitos esquecem a quantidade de território montanhoso ou que, no pico do inverno, adormece diariamente sob um manto branco: de neve ou apenas de gelo.

E, se se tiver em conta que as características da borracha começam a sofrer alterações com os referidos 7ºC ou menos, é de tomar nota que em grande parte do país, nos meses mais frios, as temperaturas negativas são comuns.

Por isso, apesar de Portugal ter um Algarve, onde raramente se sente o frio até aos ossos ou onde em fevereiro é possível fazer praia, também tem uma Serra da Estrela, pintada a branco e com estradas cortadas. Ou seja, para quem resida, por exemplo, nalguma localidade da Beira Interior ou de Trás-os-Montes e Alto Douro e faça nestas regiões a maioria dos seus trajetos rodoviários é muito possível que a opção por pneus de inverno, ou mesmo por um carro com tração integral, seja a melhor.

 
Veja todos os carros com tração integral à venda no Standvirtual

 
Já para quem habite noutra região, ou mesmo para quem tenha de percorrer o país regularmente, uma solução intermédia pode ser a mais indicada: pneus para todas as estações, capazes de se adaptarem a qualquer temperatura ao longo do ano: seja em piso seco, seja em gelo ou em traçado molhado, mesmo com temperaturas extremas, estes pneus cumprem em termos de segurança.

Artigo relacionado: Como ler as indicações dos pneus

Mas, atenção! Apenas cumprem os requisitos. Um pneu para todas as estações não será tão bom em nenhuma situação quando um feito à medida: a aderência a um piso seco não será tão boa como a de um pneu de verão e o poder de tração em neve será inferior ao de um de inverno. Porém, numa condução regular mal se dá por estas desvantagens. Já o contra mais visível é o facto de serem mais caros do que os pneus de uma só estação.

Resumindo, a opção por montar este tipo de pneus versáteis dependerá muito do tipo de carro que se tem. Num utilitário pouco potente será provavelmente um desperdício de dinheiro; num desportivo, cheio de cavalos para usar, será quase de certeza uma acertada decisão.


Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Portagens: qual é a classe do meu veículo?

Os critérios para estabelecer cada uma das quatro classes estão definidas na lei (Decreto-Lei n.º 39/2005) e baseiam-se na altura do veículo. Classe 1 Motociclos e…

Saiba qual o valor de IUC do seu veículo

O IUC é um imposto que precisa de pagar todos os anos no mês da matrícula do seu veículo e, neste ano de 2024, as…

Quando devo mudar os pneus do meu carro?

Manter os pneus do seu carro em bom estado de circulação é uma das maiores garantias de segurança e eficiência do seu automóvel. O desgaste…

Como mudar o pneu do meu carro?

Está enrascado e precisa urgentemente de mudar o pneu do seu carro? Descubra neste artigo a forma mais fácil e prática de mudar os pneus…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional