Tudo o que precisa de saber para abrir um stand de automóveis

5 min

Tudo o que precisa de saber para abrir um stand de automóveis

O primeiro passo para abrir um negócio, seja ele qual for, é determinar se existe procura para o produto ou serviço que irá ser comercializado. E, para isso, nada melhor do que fazer uma pesquisa de mercado, a fim de saber que potencial de sucesso terá a sua empresa.

Tratando-se de um stand, importa, primeiro, fazer uma estimativa do número de carros vendidos na região. Estará o potencial comprador disposto a visitar, por exemplo, um stand que ficasse a 20 km da sua área de residência?

Procure descobrir o número de carros vendidos dentro de um raio de 20 km do local onde poderia abriria o seu espaço. Quando tiver uma estimativa, tente saber, por exemplo, quantos carros se vendem, qual a percentagem de novos vs usados e quais as marcas que reúnem maior aceitação.

Artigo relacionado: 5 dicas para ter sucesso na carreira de vendedor automóvel

Depois, procure avaliar os stands existentes na região onde planeia implementar o seu negócio. Até para poder equacionar apostar mais numa determinada marca ou tipologia de modelo para se diferenciar da concorrência. Tal ajudará a tirar algumas conclusões.

1 – Defina o tipo de cliente

Qualquer negócio necessita de identificar a tipologia de consumidor a que se destina. Caso consiga ter esta informação, poderá planear muito melhor o seu negócio para dar resposta às necessidades de quem o procurará.

No fundo, trata-se de reunir informação sobre idade, género, ocupação e hábitos de consumos dos clientes que se pretendem atrair. Se está mais inclinado para abrir um stand focado em determinada marca, convém saber que tipo de pessoa a escolhe.

Eis algumas dicas: idade; profissão; rendimento mensal; grau de fidelização a determinada marca; estilo de condução; agregado familiar; quilometragem anual; características geográficas da área de residência.

Muitos stands constroem relacionamentos com os clientes não apenas através da venda de carros mas, também, fornecendo-lhes um departamento de serviços, de modo a que eles voltem para fazer manutenções ou reparações no veículo.

Nesse sentido, tente descobrir onde o cliente de determinada marca leva o carro para reparar. Costuma visitar um stand ou procura mais uma oficina de mecânica local? Esta informação poderá ajudá-lo a criar um departamento de serviços para atrair os consumidores.

2 – Crie um plano de negócios

Analisar bem os custos iniciais com o investimento e fazer uma projeção das despesas correntes mensais, é essencial para o sucesso de qualquer atividade comercial. No fundo, trata-se nada mais nada menos do que fazer um plano de negócios.

Tudo para saber responder a várias questões. Quais? Quanto tem para investir? Vai necessitar de financiamento? Tem alguns conhecimentos de gestão? O que pretende realmente vender? Dois ou três carros por mês? Mais do que isso? Pretende ter, também, uma oficina também, apesar de obrigar a um investimento superior?

Todas estas questões devem estar em cima da mesa antes de decidir abrir um stand de automóveis. E se falta de perguntas houvesse, aqui ficam outras: Vai ter sócios? Qual o seu papel? Vendedor, angariador, mecânico ou tudo isto?

Artigo relacionado: Como criar um plano de negócios eficiente para o seu stand

Mas há mais: “Já pensou na localização do seu stand? Basta um pequeno terreno, preferencialmente vedado, à beira da estrada, com um pequeno contentor a servir de escritório, ou procura algo mais?Onde vai encontrar carros para venda? Serão importados, virão de leilões de automóveis ou vai comprá-los em segunda mão?

3 – Preste atenção aos procedimentos legais

Abrir um negócio, implica uma série de procedimentos legais. Deverá registar o nome do seu stand e abrir atividade junto da Conservatória do Registo Comercial, onde ser-lhe-á solicitado o capital social que quer atribuir à empresa, antes mesmo da abertura da conta bancária. Poderá sempre abrir atividade optando pela “empresa na hora”.

Depois, não se esqueça de pesquisar informação sobre garantias, de solicitar esclarecimentos sobre questões legais relacionadas com a compra e venda de carros, como, por exemplo, documentos necessários e licenças.

Artigo relacionado: Setor automóvel: a importância de fazer uma análise de mercado

Ter um serviço de contabilidade que lhe dê diretrizes sobre como deve proceder com a inclusão de despesas, a declaração de rendimentos e o pagamento de impostos, além de outras obrigações fiscais, é fundamental tal como dispor de um programa de faturação certificado. 

Tal como obter informação sobre seguros de stand, mesmo para os carros que estão à venda, criar canais de comunicação e definir um budget para gastar em redes sociais, anúncios e ações promocionais.

Depois, obter um parceiro de crédito que lhe potencie o arranque do negócio pode fazer toda a diferença. Estar a par das leis de trabalho e de como aplicá-las ao negócio, incluindo horários, pagamento de férias, licenças médicas e normas de segurança no local, é essencial.

Mas há mais. No que à responsabilidade civil diz respeito, certifique-se de ter uma apólice de seguro adequada para proteger o seu negócio contra reclamações por lesões ou danos causados pelos seus produtos ou serviços.

Quanto às zonas de venda, verifique se existem restrições de comércio em áreas públicas e assegure-se que cumpre as normas de estacionamento e de segurança no local.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Cheiro a carro novo: 10 dicas para valorizar o interior de um usado

O cheiro de carro novo é uma sensação de que praticamente toda a gente gosta. Mas se acha que ela ocorre apenas no momento da…

Aumentar vendas de carros: dicas para impulsionar o seu stand

O mercado está quente, o comprador interessado e os stands estão atentos! É neste contexto que precisa posicionar o seu stand, identificando boas estratégias para…

Como tirar fotos aos carros do seu stand

Se é um vendedor profissional, deverá ter um portfólio completo e detalhado de todos os carros que tem em exposição, por isso sugerimos não só…

A importância do serviço pós-venda na fidelização do seu cliente

Conteúdo patrocinado por Cofidis Afinal de contas, como fazer o pós-venda no meu concessionário? Esta é uma dúvida recorrente no quotidiano de inúmeras empresas, que…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional