bicicleta em carro

5 min

Transportar bicicletas no carro: o que diz a lei

As bicicletas são cada vez mais as companheiras ideais para momentos de lazer, desporto ou mesmo transporte. Fazem parte da nossa vida de tal forma que até as queremos levar connosco nas férias ou para chegar àquele trilho promissor, mas que fica a uma grande distância de onde habitamos. Nessas situações é preciso procurar a melhor forma de transportar bicicletas no carro, tanto pode questões de segurança, mas também para garantir que não é multado pelo caminho.

Transportar bicicletas no carro em segurança e dentro da lei

Dentro do carro

A forma mais simples de transportar uma bicicleta num carro passa por colocá-la no seu interior. Dependendo do tamanho do veículo, é possível rebater os bancos traseiros e colocar a companheira de duas rodas deitada. A corrente deve ficar virada para cima, para evitar danos, nomeadamente no sistema de mudanças, e a roda da frente bem encostada às costas dos bancos dianteiros por motivos de segurança. Convém também tapar a bicicleta com um cobertor para evitar sujar o carro com óleo ou lama/poeira/terra.

Mediante o tamanho do automóvel pode ser necessário retirar a roda da frente ou mesmo as duas, algo relativamente fácil nas bicicletas atuais. Recorrendo a esta última solução, consegue transportar uma bicicleta (pelo menos) na maioria dos automóveis. Tem ainda a vantagem de garantir alguma proteção contra roubos, que acaba por ser menor nas soluções de transporte exterior, até porque estas chamam mais a atenção de olhares mal-intencionados.

Artigo relacionado: Aprenda a transportar corretamente bagagem no carro

Contudo, como é fácil perceber, transportar uma bicicleta dentro do automóvel limita a utilização da bagageira e, se for caso disso, do banco traseiro. Logo, se precisa de transportar bagagens, além de pessoas no banco traseiro, o melhor é pensar numa solução de transporte no exterior do veículo. Seja qual for a sua opção, escolha sempre sistemas com a certificação CE.

Suporte no tejadilho

Pode optar por um suporte de bicicletas para o tejadilho do seu automóvel, desde que a altura total não ultrapasse os quatro metros. Além de ser uma forma estável e segura de transportar uma bicicleta, o interior do automóvel fica totalmente disponível para passageiros e bagagens e pode abrir e fechar o portão da bagageira à vontade. Também não corre o risco de ficar com a sua bicicleta danificada em caso de um toque na traseira do carro.

Mas esta solução também não é isenta de desvantagens. Desde logo por não ser fácil erguer a bicicleta para cima do tejadilho e fixá-la nos suportes. Naturalmente, o condutor não se pode esquecer que, com uma bicicleta em cima, o conjunto fica muito mais alto e o mais provável é nem sequer poder colocá-lo na garagem ou em estacionamentos fechados. Por último, esta solução aumenta a resistência aerodinâmica, prejudicando o consumo do automóvel.

Suporte na bagageira

Passemos então para suportes colocados na traseira do veículo. É conveniente ter presente alguns aspetos legais, como a obrigatoriedade de a matrícula e os farolins traseiros ficarem visíveis. Por outro lado, o Código da Estrada diz que a carga colocada na traseira de um automóvel não pode prejudicar a visibilidade do condutor para a retaguarda.

Uma possibilidade passa por suportes que se encaixam no portão da bagageira. São menos caros do que outros sistemas, adaptam-se a vários modelos de automóveis e, consoante o suporte, permitem levar uma ou mais bicicletas. Neste caso é fácil colocar a(s) bicicleta(s) no suporte e o condutor também pode ir vigiando se está tudo a correr bem com o transporte, nomeadamente em situações de piso degradado.

Artigo relacionado: Dicas para transportar animais nas férias

Os suportes de bagageira também têm algumas desvantagens, como é o caso de possíveis danos na bicicleta ou mesmo na pintura do carro, se o suporte e o objeto transportado não estiverem bem fixos. Estes suportes podem impossibilitar ou dificultar a abertura da bagageira e, em caso de toque de traseira, por mais pequeno que seja, haverá danos na(s) bicicleta(s). Como já referimos, as bicicletas ficam mais expostas aos olhares dos amigos do alheio.

Suporte na bola de reboque

Por último, pode escolher um suporte que encaixa na bola de reboque, o que obriga, desde logo, a dispor de uma bola de reboque. Estes sistemas são os mais caros, mas são fáceis de montar e permitem colocar uma ou mais bicicletas, de forma simples e segura. Consoante o modelo, podem ainda permitir a abertura do portão da bagageira.

Também neste caso, se as bicicletas não estiverem bem protegidas, estão sujeitas a roubo e o risco de um toque na traseira do automóvel, com o consequente dano das bicicletas, continua presente. Alguns sistemas não permitem a abertura da bagageira e podem ainda ser consideravelmente pesados.

Agora que já ficou a conhecer algumas soluções e dicas sobre como transportar a sua bicicleta, escolha a que mais lhe convém e boa pedalada!

 
Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional