Toyota Corolla 10 curiosidades do carro mais vendido da historia

5 min

Toyota Corolla: 10 curiosidades do carro mais vendido da história

A gama Corolla da Toyota detém o recorde do modelo mais vendido da história. Introduzido pela primeira vez em novembro de 1966, as duas primeiras gerações foram as que mais sucesso tiveram. Mas nem por isso o Corolla hoje, e depois de durante uma dúzia de anos ter sido conhecido por Auris em alguns mercados, nomeadamente o português, perdeu fulgor.

O Toyota Corolla continua a encabeçar a lista dos carros mais vendidos do mundo e há factos sobre este modelo que valem a pena conhecer ou recordar.

1. O Corolla é o modelo automóvel mais vendido da história

O Corolla foi lançado, em 1966, com a missão de “ser o carro mais procurado pelo mercado global, apresentando ao mundo a essência da tecnologia da Toyota”. E o tempo provou que a marca nipónica não estava a exagerar. Ao fim de uma década, o Corolla já era o carro mais vendido do mundo. Até hoje, já foram comercializados mais de 50 milhões de Corollas a nível mundial: se se pusessem todos em fila na linha do Equador dariam quase meia-dúzia de voltas completas ao planeta.

2. A segunda geração fazia 500 km com um depósito

Depois de a primeira geração ter sido acolhida com euforia, a Toyota percebeu que precisava de acrescentar a qualidade da poupança à equação. Vai daí abraçou o desafio de percorrer uma nova estrada japonesa, que ligava a capital, Tóquio, ao Sul do país, com um único depósito. Seriam 45 litros para cumprir 500 quilómetros numa altura em que os consumos nos fariam hoje corar. Conclusão: missão cumprida!

Descubra todas as versões do Toyota Corolla

3. Há Corollas para nove gostos

É comum as gamas incluírem carroçarias de cinco portas e carrinhas. Algumas, juntam ainda uma opção de quatro portas. Mas o Corolla foi mais longe e, ao longo de 56 anos, foi servido nas formas de sedan, carrinha, coupé de duas e quatro portas, hatchback de três e cinco portas, nothback (três volumes), desportivo e até furgão.

4. Há versões 4×4 do Toyota Corolla

Até pode ter sido concebido para a estrada, mas a Toyota não queria vedar ao Corolla nenhuma possibilidade e lançou uma versão All Trac durante a sexta geração do modelo, produzida entre 1987 e 1991. Com motor turbodiesel, além de tração integral, incluía bloqueio de diferencial. O sistema foi considerado um avanço revolucionário além de, na altura, ser raro num automóvel de passageiros.

5. Há uma geração abençoada por Brad Pitt

Em 2003, depois de 37 anos no mercado, o Corolla acusava algum cansaço. Ao mesmo tempo, Brad Pitt estava no auge da sua carreira: depois de “Fight Club”, em 1999, Hollywood e o mundo abriram-lhe portas para “A Mexicana”, “Snatch – Porcos e Diamantes” (2000) e “Ocean’s Eleven” (2001), tremendos sucessos de bilheteira. Pitt somava a aura que conquistara a população adolescente dos anos 1990 com o talento que a classe lhe reconhecia. E os japoneses perceberam que era a figura ideal para emprestar ao Corolla uma pitada de charme.

6. Nascido para o “drift”

Menos de uma tonelada, tração traseira e distribuição de peso entre os eixos de 50:50. O Toyota Corolla Levin foi desenvolvido pela divisão desportiva da marca e vinha imbuído com o espírito do “drift”. Não à toa depressa começou a ser aclamado pelos amantes de drifting, que o adotaram para as competições.

7. Em 2015, a Toyota vendeu mais de 1 milhão de Corollas

Em 2015, a Toyota vendeu um total de 1,34 milhões de unidades. Só nesse ano, os automóveis terão percorrido, segundo as médias apuradas, um total de 1,51 mil milhões de quilómetros, o que daria para realizar várias viagens de ida e volta entre a Terra e o Sol, que distam uma média de 150 milhões de quilómetros.

Artigo recomendado: Toyota Mirai: o único carro a hidrogénio à venda em Portugal

8. O Corolla é comercializado em mais de 150 países

O Toyota Corolla está presente em praticamente todos os mercados globais, sendo vendido em mais de 150 países.

9. Há fábricas a produzirem Corollas por toda a parte

O Toyota Corolla é montado em todas as regiões do globo, com fábricas a contruir modelos na África do Sul, Austrália, no Brasil, China, EUA, Japão, Malásia, Reino Unido, Tailândia, Taiwan, Turquia e Zimbabwe.

10. O modelo é japonês, mas a produção internacional é maior

Austrália e Malásia foram os primeiros países a acolherem a produção internacional do Toyota Corolla, em 1968. Hoje, a produção anual do Corolla fora do Japão excede a produção no Japão.

Leia também:

0 min

Toyota Corolla 10 curiosidades do carro mais vendido da historia

Toyota Corolla 10 curiosidades do carro mais vendido da historia

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional