Tesla vende 1 milhao carros eletricos

5 min

Tesla vendeu quase um milhão de carros em 2021

A empresa americana Tesla revelou, num press release partilhado na rede social Twitter a 2 de janeiro, os seus números de entregas do quarto trimestre de 2021, quebrando o recorde de entregas num só trimestre. No quarto trimestre do ano passado, a empresa entregou 308.600 carros elétricos, ultrapassando o recorde anterior de 241.300 estabelecido no terceiro trimestre do mesmo ano.

A nível de produção, nas fábricas em Fremont, Califórnia e Xangai, a empresa também mostrou números altos no último trimestre de 2021, com um total de 305.840 veículos construídos, mesmo durante uma fase onde há inúmeros desafios na cadeia de abastecimento da indústria automóvel.

Artigo relacionado: Escassez de magnésio na China ameaça indústria automóvel

Todo este sucesso no último semestre somado ao restante do ano, equivaleu a um total de quase um milhão de carros vendidos em 2021 (aproximadamente 936.000), o que representa quase o dobro das vendas comparativamente ao ano anterior e um aumento de 87% também relativamente a 2020.

Em janeiro de 2021, a Tesla tinha anunciado que pretendia aumentar as vendas em 50%, pelo que os resultados apresentados no comunicado excederam em muito essa meta.

Relativamente ao sucesso de cada modelo da marca, os veículos Model 3 e Model Y foram responsáveis por 911.208 vendas enquanto o Model S e o Model X foram vendidos 24.964 vezes.

Quanto custa um Tesla em segunda mão?

As vendas de todos os modelos em 2021 excederam a produção anual em 5750 unidades, o que é um sinal bastante positivo para a empresa e um indício de que as vendas poderão continuar a aumentar em 2022.

A empresa não divide as suas vendas por região, mas a China tem sido fundamental para o crescimento acelerado do volume de produção, nas entregas aos clientes locais e como base de exportação para a Europa e outros mercados.

Outro fator que ajudou a impulsionar as vendas este ano foi um pedido da Hertz, uma empresa de aluguer de automóveis, de 100.000 veículos elétricos para serem concluídos até 2022.

Como a Tesla superou os problemas globais que afetam o mercado

A Tesla aumentou as vendas apesar da escassez global de chips de computador, que servem como cérebro para uma variedade de componentes necessários ao fabrico dos automóveis, incluindo controlos de motor e touch screens. A escassez forçou a maioria dos fabricantes de automóveis a parar temporariamente algumas fábricas e impediu-os de produzir tantos veículos como tinham planeado.

No entanto, Elon Musk, disse que a sua empresa estava a superar a escassez de chips, mudando para outros tipos de chips que estavam disponíveis mais rapidamente e com um novo firmware. A Tesla tem a possibilidade de fazer esta troca uma vez que os componentes dos seus carros são projetados para serem controlados em grande parte por software.

Artigo relacionado: Falta de semicondutores ameaça parar o mundo automóvel

Apesar de a empresa ter encontrado uma solução para ultrapassar a escassez de abastecimento da indústria automóvel, encontra-se sob escrutínio do regulador National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) que está a analisar o seu sistema de piloto automático por questões de seguranças. A Tesla concordou em atualizar o seu software para evitar que condutores joguem videojogos no sistema do carro enquanto o automóvel estiver em movimento.

Expectativas para o futuro

Embora em 2021 a empresa ainda não tenha vendido exatamente 1 milhão de automóveis, o CEO Elon Musk afirmou que acha que a Tesla pode vender 20 milhões de veículos elétricos por ano até ao final da década.

Se tal acontecesse, seria totalmente inédito, já que os maiores fabricantes de automóveis no mundo, incluindo a Toyota e Volkswagen, vendem cerca de 10 milhões de automóveis anualmente.

Independentemente de chegar aos 20 milhões de carros vendidos anualmente ou não, a Tesla deverá continuar a ver um crescimento substancial durante 2022. A empresa já se prepara para abrir novas fábricas de produção na Alemanha e no Texas, o que irá aumentar a sua capacidade de produção total, e a tendência e interesse geral do consumidor em carros elétricos também se prevê que continue a crescer.

Ainda no fim do comunicado a empresa menciona que irá divulgar os resultados da receita e do lucro líquido, juntamente com o resto do desempenho financeiro quando anunciarem os lucros do quarto trimestre.

Quanto vale a Tesla?

É de notar que a Tesla vale atualmente 1.2 triliões de dólares, tornando-se a quinta empresa a chegar a uma avaliação de 1 trilião de dólares, juntando-se à Apple, Microsoft, Amazon e Alphabet (empresa-mãe da Google).

Este valor é maior do que a General Motors, Ford Motor, Toyota, Volkswagen, BMW, e muitos outros fabricantes automóveis juntos.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional