Stand automóvel cuidados necessários carros inverno

5 min

Tem um stand? Descubra os cuidados necessários com carros no inverno

Ainda que, de ano para ano, o outono seja cada vez mais ameno, com temperaturas invulgares para a época, fruto das alterações climáticas que se fazem sentir, a verdade é que o inverno está à porta. E, com ele, surgem as preocupações redobradas com os carros.

A fim de garantirem o bom funcionamento dos ativos do negócio, ou seja, os automóveis, os standsdevem prestar-lhes especial atenção. A temperatura ambiente fria tem influência no estado de alguns componentes, logo no funcionamento dos veículos.

Não há nada mais embaraçoso para um stand do que o carro não funcionar ou apresentar uma anomalia no momento de mostrá-lo ao cliente. Se tal acontecer, pode ser o suficiente para o comprador desistir do negócio ou desconfiar até da idoneidade da empresa.

Sobretudo para os automóveis que estão parados durante muito tempo em stock, o inverno é a época mais “temida”. Desde logo, para a bateria (sejam os carros de combustão ou elétricos), mas, também, para outros componentes, como é o caso das escovas limpa para-brisas.

Artigo relacionado: Vender carros elétricos em Portugal: realidade com futuro?

Quem tem um negócio de compra e venda de automóveis, sejam eles novos, seminovos ou usados, precisa de prestar alguns cuidados com os carros no inverno. Manter as manutenções periódicas em dia já resolve grande parte dos problemas que um veículo pode apresentar durante a estação fria.

No entanto, existem componentes específicos que precisam de ser observados nos automóveis que ficam muito tempo parados e que podem apresentar problemas de funcionamento fruto das baixas temperaturas.

Verificar o estado da bateria

Durante longos períodos de baixas temperaturas, a bateria pode ficar sobrecarregada, uma vez que alguns sistemas necessitam de mais energia para funcionar devido à maior dificuldade em aquecer o motor ou à maior exigência da utilização dos faróis, fruto da baixa luminosidade ambiente ou da elevada incidência de nevoeiro.

Um erro comum é colocar todos os equipamentos a funcionar em simultâneo. Acredita-se que, se o carro está parado há algum tempo, dar arranque, ligar o ar condicionado, acender as luzes e ativar o limpa para-brisas é uma forma de testar e de mantê-lo em funcionando. Esse procedimento, contudo, não é eficaz para garantir o bom funcionamento do veículo e acaba por diminuir a vida útil da bateria.

Ligar e desligar o automóvel no inverno ou ainda dar longos arranques não é eficaz e pode desgastar a bateria rapidamente. O ideal para carros que ficam parados durante muito tempo é fazer um teste à bateria, com as ferramentas corretas, para verificar a potência da passagem de energia.

Fazer a manutenção do ar condicionado

No inverno, poucas vezes é necessário utilizar o ar condicionado a bordo. No entanto, é importante colocá-lo em funcionamento uma vez por semana para que seja lubrificado e os tubos não ressequem ou abram fissuras, originando fugas do gás refrigerante que faz parte do sistema de condicionamento.

Além disso, os dispositivos de ar condicionado integrados no sistema de ar quente são muito apreciados pelos condutores durante o inverno. Como não costuma ser utilizado com muita frequência, o sistema de ar quente pode acumular pó e impurezas ao longo do tempo.

Por isso, é essencial realizar sempre a higienização do ar condicionado e trocar o filtro. Esta medida diminui a possibilidade de provocar alergias e doenças respiratórias, já recorrentes durante o inverno, sendo primordial para a saúde do condutor e passageiros.

Com estes procedimentos, o ar condicionado ficará sempre em bom estado, mesmo em carros que permaneçam algum tempo parados antes de serem vendidos ou em regiões de frio mais intenso.

Inspecionar os pneus

A baixas temperaturas, a densidade do ar é maior, o que faz com que a pressão interna dos pneus diminua, exigindo maior frequência de verificação da pressão de insuflação. Por outro lado, os pneus não só perdem pressão a temperaturas inferiores a 7°C, como a sua borracha endurece, o que faz com que a aderência diminua e torne a condução mais perigosa, especialmente em piso molhado.

Artigo relacionado: Como aproveitar a sazonalidade de vendas no setor automóvel?

Ao contrário do que muitos condutores pensam, os pneus de inverno não são apenas vocacionados para locais com neve. A tecnologia que integram permite que se adaptem a diferentes condições de temperatura e pressão causadas pelo frio, melhorando a experiência de condução independentemente do terreno.

Manter os pneus sempre com a pressão correta de insuflação, verificar se o piso apresenta a profundidade mínima exigida por lei (consultar indicador de desgaste no pneu) e escolher pneus de inverno de qualidade durante o período de temperaturas baixas, são as recomendações.

Conservar a pintura

A pintura do carro também é afetada pelo tempo frio. Como tal, são necessárias algumas precauções, até porque não existe uma segunda oportunidade para criar uma primeira boa impressão. E como os olhos também comem…

Eis os principais cuidados a ter com a pintura: evitar deixar o carro parado ao relento; aplicar, regularmente, cera protetora (caso a pintura seja recente, é recomendável realizar esta operação após 30 dias); lavar com água fria para retirar o gelo ou a geada sem esfregar, evitando riscar a carroçaria ou desgastar a tinta; utilizar apenas produtos específicos para lavagem de carros, sem aplicar detergentes ou outros solventes; lavar assim que for verificada sujidade e secar imediatamente após a lavagem, para não manchar a pintura.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Cheiro a carro novo: 10 dicas para valorizar o interior de um usado

O cheiro de carro novo é uma sensação de que praticamente toda a gente gosta. Mas se acha que ela ocorre apenas no momento da…

Aumentar vendas de carros: dicas para impulsionar o seu stand

O mercado está quente, o comprador interessado e os stands estão atentos! É neste contexto que precisa posicionar o seu stand, identificando boas estratégias para…

Como tirar fotos aos carros do seu stand

Se é um vendedor profissional, deverá ter um portfólio completo e detalhado de todos os carros que tem em exposição, por isso sugerimos não só…

A importância do serviço pós-venda na fidelização do seu cliente

Conteúdo patrocinado por Cofidis Afinal de contas, como fazer o pós-venda no meu concessionário? Esta é uma dúvida recorrente no quotidiano de inúmeras empresas, que…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional
+3000 Carros novos para venda. Pesquise e Peça agora uma Proposta!
This is default text for notification bar