Levar crianças carro segurança

5 min

Tem a certeza que leva as crianças em segurança no carro?

Levantar cedo, vestir os miúdos, dar-lhes o pequeno-almoço, enfiá-los no carro. Sempre o mesmo corre-corre. Mas a azáfama do dia a dia não pode servir de desculpa para descurarmos a segurança dos petizes a bordo. Saiba como os proteger.

Todos queremos o melhor para os nossos filhos e a última coisa que desejamos é pô-los em risco. Mas, às vezes, há quem recorde aquela conversa de que crescemos a andar em automóveis sem cintos no banco traseiro e em carros que não tinham airbags. Só que isso não passou de sorte: as estatísticas revelam que, mesmo com carros menos potentes e com menos viaturas em estrada, o número crianças entre as vítimas mortais era muito superior ao de hoje.

No entanto, apesar de termos reduzido o número de mortos por acidente entre os mais novos, estamos longe de um cenário idílico: o relatório da Organização Mundial de Saúde de 2018 sobre segurança rodoviária indicava que, dos 5 aos 29 anos, morre-se mais em acidentes de automóvel do que de sida e tuberculose juntas. Por isso, mesmo com carros apetrechados de ferramentas de segurança, não há nenhum motivo para relaxar.

Artigo recomendado: 15 dispositivos de segurança obrigatórios nos carros novos

No caso dos mais novos, importa sublinhar que as regras estão diretamente relacionadas com a respetiva idade, o peso e a altura. A lei proíbe ainda o transporte de crianças de idade inferior a três anos em automóveis sem cintos de segurança.

Conheça os 7 mandamentos de como transportar uma criança em segurança.

  1. Nunca leve uma criança ao colo no carro

O nosso colo pode parecer o poiso mais seguro, mas não é. No carro, transporte sempre, sem exceção, uma criança no ovo, cadeirinha ou banco elevatório adequado, dependendo da idade, do peso e da altura. Atenção à saída da maternidade: há hospitais que não deixam o bebé sair sem ser no ovo.

  1. Até aos 4 anos, arrume a cadeira de costas

Ou é porque dessa forma não se vê o bebé, ou é porque a criança chora ou porque nos parece que as pernas encolhidas promovem o desconforto – e até nos parece perigoso. Nada mais falso. Até aos 3 ou 4 anos, o transporte de crianças deve ser feito de costas, recomendam várias entidades, incluindo a Direção-Geral da Saúde. Isto porque “só assim a cabeça, o pescoço e a região dorsal estarão devidamente protegidos, em caso de acidente, pois são apoiados uniformemente”.

  1. Não monte a cadeirinha no banco da frente

Há situações em que não há forma de montar a cadeirinha no banco de trás, ou porque simplesmente este não existe ou porque atrás não há cintos. No entanto, estas situações, previstas por lei e que apontam para a melhor forma de transportar uma criança à frente (sempre com o airbag desligado e até aos 3 anos voltados para a retaguarda), devem ser a exceção.

  1. Aperte bem os cintos

Colocar a criança numa cadeirinha para depois ou não apertar os cintos ou deixá-los com demasiada folga é o mesmo que os deixar à solta no banco do carro. Desde o primeiro dia, habitue o pequeno a viajar “apertado” – deve deixar apenas um dedo de folga entre o corpo e os cintos.

Artigo recomendado: 15 tecnologias que podem prevenir acidentes

  1. Escolha bem a cadeirinha

Verifique sempre a etiqueta do produto antes de o adquirir. Na Europa, todas as cadeiras-auto têm uma etiqueta de homologação ECE R44/04 ou R129 (ou i-Size). O último código, mais recente, aplica-se apenas, por enquanto, a cadeiras com cintos internos (sistemas integrais), compatíveis com veículos com lugares com homologação i-Size ou com lugares Isofix compatíveis.

  1. Saiba como prender a cadeirinha

Se é importante que o bebé siga bem amarrado, não é menos vital prender a cadeira ao carro da forma adequada. Perca tempo a ler as instruções antes de começar a empreitada.

  1. Não se esqueça do banco elevatório

O n.º 1 do artigo 55.º do Código da Estrada estabelece que as crianças com menos de 12 anos de idade e menos de 135cm de altura, transportadas em automóveis equipados com cintos de segurança, devem ser seguras por sistema de retenção homologado e adaptado ao seu tamanho e peso. Crianças com menos de 12 anos de idade e menos de 135 cm de altura que excedam 36 kg de peso devem utilizar o cinto de segurança e dispositivo elevatório que permita a utilização do cinto em condições de segurança.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional