Tabela Eurotax carros usados

4 min

O que é a tabela Eurotax para carros usados?

O valor de um carro usado pode ser encontrado de cabeça, mas o mais provável é que, dessa forma, o mesmo não vá ao encontro da real importância que o veículo deve custar. Isto é tão ou mais importante quando, para adquirir uma viatura, se tem de recorrer a um crédito. É aqui que entra a Eurotax.

O que é a tabela Eurotax

A Eurotax, parte do grupo Autovista, é uma entidade reconhecida a nível europeu que avalia, de forma isenta e fiável, automóveis usados de acordo com critérios pré-estabelecidos: marca, modelo, ano e mês da primeira matrícula, número total de quilómetros percorridos e média anual, etc. É essa avaliação que é, por exemplo, tida em conta na altura de um banco ou de uma financeira decidir qual o montante que pode emprestar para a aquisição de um automóvel.

 
Vai vender o seu carro? Anuncie no Standvirtual

 
Mas há mais usos para a Eurotax: quem vende poderá usar os dados deste organismo para, por um lado, não perder dinheiro e, por outro, não deixar de vender o carro por o colocar no mercado por um preço demasiado inflacionado. É, aliás, por causa de um valor demasiado elevado e fora da realidade que muita gente não consegue vender o seu carro, que, com o passar do tempo, vai desvalorizando cada vez mais…

Já para quem compra, mesmo que não tenha que recorrer ao crédito nem a nenhum tipo de financiamento, conhecer o valor atribuído pelo Eurotax permite perceber se não está a ser enganado e até mesmo compreender se o negócio lhe é favorável ou não. Até porque não é preciso ser um especialista no setor para se ter acesso às cotações Eurotax.

A Eurotax para profissionais

Para profissionais, há três ferramentas disponíveis que podem ajudar no negócio da compra e venda automóvel. A EurotaxNet, que permite efetuar pesquisas online, otimizando dessa forma as margens de lucro com avaliações muito precisas, com ajuste à quilometragem e tendo em conta os extras do carro. Com esta solução, consegue-se ainda obter um valor tendo em conta os danos do veículo, seja um risco ou uma batida mais violenta, sendo até calculados os custos administrativos relacionados com a própria venda.

Outra ferramenta é o Radar que perscruta o mercado, revelando os preços das viaturas postas à venda por negociantes concorrentes, tendo em conta uma área geográfica ou um modelo específico.

Artigo relacionado: Dicas para evitar a desvalorização do carro

Por fim, a WebService Avaliação, que está disponível 24 horas por dia, todos os dias do ano, mostra o valor sempre atualizado, disponibilizando todos os equipamentos opcionais individuais e em “packs”, de acordo com as versões em comercialização. Dessa forma, esta ferramenta fornece uma avaliação precisa do veículo e automática, ao fazer com que as ferramentas do cliente interajam de forma automática com os servidores da Eurotax.

Conhecer o presente, adivinhar o futuro

Uma das vantagens do Eurotax é olhar para cada veículo como se de um indivíduo se tratasse, apesar de nunca olvidar o facto de o ter de relacionar com a família alargada de modelos similares.

Assim, a nível de cotação de veículos usados, a análise e o ajustamento do valor de mercado são motivados por fatores como o estado geral do veículo, a quilometragem, a aceitação do modelo pelo mercado, o estado do motor, o estado da pintura… Até a cor pode ser determinante para que o automóvel tenha um maior ou menor valor.

Mas o sistema tem outras mais-valias e uma dessas até passa por adivinhar o futuro, com o EurotaxForecast. Esta é uma ferramenta essencial para as empresas de renting, companhias de leasing, bancos, instituições financeiras, produtores ou importadores de veículos, seguradoras, comércio de veículos e empresas de gestão de frotas.

É que em todos estes casos é necessário determinar os “valores residuais futuros”, ou seja, o valor do veículo no fim da sua vida útil ou de um período estipulado por ambas as partes – num crédito automóvel, como condição de financiamento podemos optar pelo valor residual a pagar no final do contrato, geralmente apresentado em percentagem.

 
Leia também:

 

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional