SUV compacto híbrido a gasolina

5 min

Procura um SUV compacto híbrido a gasolina?

Os SUV apresentam-se hoje sob todas as formas e com qualquer solução mecânica. Para as famílias, os compactos podem ser os mais aliciantes sobretudo quando se apresentam com motorização híbrida gasolina/elétrico, o que promove a poupança nos consumos sem inflacionar demasiado o preço do veículo.

Um SUV, acrónimo de “sport utility vehicle”, é por definição um veículo capaz de reunir a funcionalidade que o quotidiano exige com algumas apetências desportivas, não tanto de desempenho pela velocidade, mas de capacidade para algumas aventuras fora do asfalto. E nem é preciso ter um 4×4 para passear por bons estradões e chegar a sítios que com outro tipo de carroçaria se teria dificuldade em conhecer – basta ter em conta que a altura ao solo é superior à de outras morfologias automóveis. Já para as famílias não numerosas, o estilo compacto é o mais procurado e por isso os fabricantes apostam em soluções que reúnam o melhor de vários mundos.

Opções de SUV compactos híbridos a gasolina

Hyundai Kauai HEV

Hyundai Kauai suv compacto híbrido gasolina

É daqueles casos que, com 4165mm de comprimento, ainda encaixa no segmento B, dos utilitários. Mas, graças a uma distância entre eixos de 2600mm, a sua habitabilidade remete-o para o segmento acima. E, depois de ter avançado com as soluções térmicas e 100% elétrica, a Hyundai reforçou com uma motorização híbrida a gama do Kauai (o tal que tem nome diferente em Portugal, sendo Kona no resto do mundo – ambos os nomes derivam de ilhas do arquipélago do Havai, EUA, no Pacífico Central). Este SUV híbrido, que reclama uma potência de 104 kW (141 cv), inclui um motor 1.6 de quatro cilindros naturalmente aspirado a gasolina, com uma potência de 105 cv, e um motor elétrico de 32 kW (43,5 cv), alimentado por uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de 1,56 kWh. O sistema é gerido por uma caixa de dupla embraiagem DCT de seis velocidades que transmite a potência ao eixo dianteiro. Com consumos médios em circuito misto na ordem dos 5,0 l/100 km, segundo os testes WLTP, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 160 km/h. No resto, a versão híbrida não varia muito das demais, sendo de registar, no entanto, a estreia de um sistema de infoentretenimento melhorado, que pode ser gerido num ecrã de 7 ou de 10,25 polegadas e que inclui o Eco-Driving Assist System com a missão de poupar combustível.

 
Quanto custa um Hyundai Kauai HEV?

 
Toyota C-HR 1.8 Hybrid

Toyota C-HR híbrido gasolina

Quando foi apresentado, em 2016, o C-HR correspondeu à filosofia da marca ao não ser proposto com uma motorização Diesel, combustível que a Toyota pôs de parte para se dedicar às soluções híbridas. E em bom tempo o fez: não só as medidas europeias viriam a tornar-se muito mais rígidas, como o escândalo das emissões, relacionado com o Grupo Volkswagen, acabaria por criar um clima de suspeição sobre os blocos a gasóleo. O C-HR é servido com duas motorizações híbridas, 2.0 de 184 cv e 1.8 de 122 cv, mas, apesar de a primeira ser mais aliciante pelas suas prestações, é na segunda que reside a melhor solução para as famílias: afinal, são menos 10.000€ no preço-base… Assente na plataforma modular TNGA, o conjunto propulsor híbrido gasolina/elétrico é composto por um bloco térmico a gasolina de 1798cm³, a debitar 98 cv às 5200 RPM, que se apoia num engenho elétrico capaz de desenvolver uma potência de 53 kW (72 cv). Juntas, disponibilizam 122 cv, que permitem uma aceleração de 0 a 100 km/h em 11,0 segundos e uma velocidade máxima de 170 km/h. Já de acordo com os parâmetros WLTP, o consumo médio deste SUV híbrido em circuito misto é de 4,8 l/100km.

 
Procura um Toyota C-HR 1.8 Hybrid?

 
Kia Niro HEV

Kia Niro SUV compacto híbrido gasolina

Com 4355mm de comprimento e uma distância entre eixos de 2700mm, o Niro é um SUV híbrido assumidamente amigo das famílias. Mais ainda quando se olha para a mala, de fácil acesso, capaz de acomodar 410 litros. Ainda sobre as suas dimensões, o facto de ter 16 centímetros de altura livre ao solo faz dele um amigo para muitas ocasiões, capaz de levar os miúdos em aventuras pelo campo, por exemplo. Já sob o capot esconde-se um motor a gasolina e um engenho elétrico: o primeiro, de 1,6 litros e quatro cilindros, desenvolve 105 cv; o segundo, síncrono de íman permanente, 44 cv, estando ligado a uma bateria de iões de lítio de 1,56 kWh. Em conjunto, o carro faz-se valer de 141 cv e de um binário máximo de 265 Nm para acelerar de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos. A velocidade máxima é de 164 km/h. A proposta híbrida do Niro destaca-se ainda pelo facto de ser gerida por uma transmissão de dupla embraiagem, com seis velocidades, o que torna a condução aparentemente mais natural. Em termos de consumos, o automóvel declara um gasto de 5,2 l/100km de média em circuito misto, sendo notório o seu bom desempenho em termos de eficiência quando colocado na malha urbana (o consumo fica-se pelos 4,0 l/100km sem grandes malabarismos).

 

Veja todos os Kia Niro HEV à venda no Standvirtual

 
Leia também:

 

Mais artigos da mesma categoria

Há vantagens em comprar um carro elétrico?

Claro que há. Apesar de ainda se poder considerar esta nova tendência da mobilidade elétrica como pouco frequente, o certo é que o volume de…

Onde abastecer o seu carro elétrico?

A mobilidade nas grandes cidades quer-se cada vais mais sustentável e menos poluente e é para lá que se caminha a passos largos, na direção…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…

Carros eléctricos vs híbridos: quais as diferenças?

Antes só havia duas motorizações (gasóleo e gasolina) para equipar o carro. Agora os carros eléctricos vs híbridos estão em voga. Descubra as diferenças. Se…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional