Os SUV estão na moda. São um fenómeno de popularidade em Portugal e na Europa e a tendência está para durar. Por isso selecionámos SUV de 7 lugares com motorizações híbridas ou elétrica. A lista que obtivemos é menos extensa do que imagina porque SUV de 7 lugares e motorização híbrida ou elétrica é uma combinação algo rara. Muitos construtores eliminam os dois lugares extra devido à necessidade de espaço para colocar as baterias.
Veja todos os SUV de 7 lugares usados disponíveis no Standvirtual
SUV híbridos de 7 lugares disponíveis em Portugal
Kia Sorento
A quarta geração do Kia Sorento chega a Portugal até final deste ano (poderá, inclusive, chegar já no mês de setembro). A marca sul-coreana ainda não revelou os preços do novo Sorento, mas esta será a proposta mais em conta da presente seleção. Mais tecnológico, maior em comprimento e em distância entre eixos, o novo SUV combina uma versão híbrida com a lotação de 7 lugares.
O sistema de propulsão híbrida do novo Sorento totaliza 230 cv de potência e 350 Nm de binário, graças à combinação de um motor 1.6, a gasolina, com 180 cv, e de um motor elétrico de 60cv (nos híbridos, a potência combinada costuma sempre ser diferente da simples soma aritmética do débito dos dois motores). O construtor sul-coreano promete para mais tarde informações sobre consumos e emissões da versão híbrida. Mais tarde também, haverá uma variante híbrida plug-in, mas a marca ainda não revelou, para já, quaisquer pormenores sobre esta última.
Veja todos os Kia Sorento de 7 lugares à venda no Standvirtual
Lexus RX 450h L
Na sua versão L, 11 cm mais longa do que o RX normal, o SUV da Lexus oferece uma lotação de 7 Lugares. A Lexus é a marca de luxo da Toyota e, por isso, beneficia do pioneirismo e experiência acumulada desta última em matéria de híbridos.
O motor a gasolina do RX é um 3.5 V6, com 262 cv. A este somam-se dois motores elétricos neste SUV de tração integral, um com 167 cv e outro com 68 cv. A combinação das três unidades motrizes resulta em 313 cv, que permitem ao RX 450h L atingir 180 km/h de velocidade máxima e acelerar de 0 a 100 km/h em 8 segundos. O consumo combinado de gasolina é de 7,9 l/100 km e as emissões de CO2 de 179 gr/km.
Quanto custa um Lexus RX 450h usado?
Seat Tarraco
As informações ainda não são muitas, mas já é certo que a Seat vai lançar uma versão híbrida plug-in do seu SUV Tarraco e o construtor espanhol fala de uma autonomia em modo elétrico “de mais de 50 km”. O sistema híbrido debitará 245 cv, fruto do rendimento combinado de um motor 1.4, a gasolina, com 150 cv, e de um propulsor elétrico com 116 cv, que garantem ao Tarraco PHEV uma aceleração de 0 a 100 km/h em 7,4s.
Uma fotografia oficial da Seat mostra que a montagem deste sistema híbrido permite manter os 7 lugares. A confirmar-se esta informação, serão também de esperar futuras versões híbridas plug-in com 7 lugares do Skoda Kodiaq e do Volkswagen Tiguan Allspace.
Procura um Seat Tarraco em segunda mão?
Volvo XC90 T8 Twin AWD
Também com tração integral, o Volvo XC90 T8 Twin AWD apresenta as vantagens de um híbrido plug-in. O tempo de recarga total da bateria é de 3 ou 4 horas, consoante se utilize, respetivamente, alimentação de 3,7 ou de 2,3 kW. A marca anuncia uma autonomia média de 46 km em modo apenas elétrico.
As prestações deste XC90 são também aliciantes, tendo em conta que este veículo pesa 2,3 toneladas. Velocidade máxima de 230 km/h e aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5,8 segundos. A tal autonomia elétrica permite-lhe reivindicar um consumo médio de 2,5 l/100 km e emissões de CO2 de 57 gr/km.
Tudo graças à soma de um motor 2.0 litros, a gasolina, com 303 cv, e de um motor elétrico, com 88 cv. Ao todo, o condutor tem à disposição 392 cv de potência e 640 Nm de binário.
Procura um Volvo XC90 T8 usado?
SUV elétricos de 7 lugares disponíveis em Portugal
Tesla Model X
O SUV da marca do norte-americano Elon Musk não deixa ninguém indiferente. Desde logo pelo acesso à segunda fila de bancos e (se existir) terceira fila, através de portas “asas de gaivota”. Mas também pela sua performance e autonomia, este Tesla Model X apresenta números de respeito.
O modelo 100% elétrico e com tração integral dispõe de duas versões: Long Range e Performance. A primeira debita 476 cv, que lhe permitem acelerar de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e uma velocidade máxima de 250 km/h. A autonomia é de 507 km.
A versão Performance eleva ainda mais a fasquia (menos na autonomia), graças a uma potência de 613 cv. Velocidade máxima de 261 km/h, 2,8 segundos dos 0 aos 100 km/h e 487 km de autonomia. Toda esta tecnologia tem um preço.
Quanto custa um Tesla Model X em segunda mão?
Agora já sabe, se quer mesmo um SUV de sete lugares híbrido ou elétrico, uma destas opções por certo corresponderá da melhor forma às suas necessidades. Como são viaturas de preço elevado, lembre-se ainda que, se tiver uma família numerosa, pode usufruir de um desconto de 50% no Imposto Sobre Veículos (ISV).
Leia também:
- Comprar carro de 5 ou de 7 lugares?
- Carros de 7 lugares até 30 mil euros
- Diferença entre carros híbridos, plug-in e elétricos