safety car

3 min

Descubra o significado das bandeiras na Fórmula 1

As cores do arco íris não chegariam para pintar todas as cores das bandeiras usadas na Fórmula 1. E cada uma tem o seu próprio significado — descubra qual.

Bandeira em xadrez preto e branco

formula 1

É quando a bandeira de xadrez preta e branca se agita no final da corrida que a festa começa. Este é o sinal de que a corrida acabou e já há um vencedor. A bandeira xadrez também é agitada no fim dos treinos livres ou da qualificação.

Bandeira amarela

Quando a bandeira amarela aparece quer dizer que há algum perigo algures na pista. Os pilotos terão de desacelerar e estarem atentos, estando proibidas ultrapassagens, a não ser que lhes surja pela frente um carro avariado ou acidentado.

Bandeira amarela dupla

Duas bandeiras amarelas representam um grande perigo. Além de desacelerarem, os pilotos poderão ter de parar o carro.

Artigo recomendado: Quanto gasta um carro de Fórmula 1?

Bandeira amarela com SC

yellow flag

Em vez de entrar em pista um carro de segurança, os pilotos recebem informação de que há essa presença virtual. No mesmo momento, os pilotos têm de desacelerar e rolar como se um veículo real estivesse com eles em pista.

Bandeira verde

Quando os pilotos veem o verde, está na altura de pisar o acelerador a fundo: significa que quaisquer perigos que possam ter existido já foram resolvidos.

Bandeira vermelha

Se ver a verde é uma alegria, a vermelha é a indesejada: quando exibida quer dizer que a corrida está neutralizada. Acontece quando há um acidente muito grave ou quando as condições meteorológicas não permitem prosseguir em segurança.

Bandeira azul

Os últimos também têm direito a uma bandeira própria: quando lhes é mostrada significa que estão na iminência de ser ultrapassados. O aviso implica facilitar a passagem aos líderes da corrida, que já levam (pelo menos) uma volta de avanço.

Bandeira preta

É exibida conjuntamente com o número de um carro e implica a desclassificação por uma infração que tenha sido considerada muito grave ou por uma manobra apontada como extremamente perigosa.

Interessado num carro novo? Faça uma pesquisa no Standvirtual novos

Bandeira preta e branca

Serve de aviso para quando se realiza uma infração muito grave ou uma manobra muito perigosa. O piloto fica a saber que se repetir o erro irá ser desclassificado (e ver a bandeira preta).

Bandeira preta e branca com bola laranja

É exibida conjuntamente com o número de um carro e significa que o monolugar apresenta algum problema. Assim que a vê, o piloto deve dirigir-se às boxes.

Bandeira amarela com orlas vermelhas

Há uma zona do circuito, ou mesmo todo, que apresenta problemas de aderência ou que apresenta detritos.

Bandeira branca

Existem carros a circular a baixa velocidade ou estão em pista veículos estranhos à corrida, que podem ser uma ambulância ou um reboque. Os pilotos devem seguir com precaução, já que aqueles automóveis serão certamente mais lentos.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional
+3000 Carros novos para venda. Pesquise e Peça agora uma Proposta!
This is default text for notification bar