Seguro automóvel reembolso venda carro

5 min

Seguro automóvel: como pedir reembolso em caso de venda do carro

Nenhum automóvel pode andar na estrada sem seguro de responsabilidade civil válido. Aliás, a propriedade de um veículo, com matrícula válida e capaz de circular, implica a obrigação de realizar um seguro, independentemente de o mesmo estar estacionado em garagem, num terreno particular ou fechado a sete chaves. E nem o facto de não ter intenção de pôr o motor a trabalhar justifica a ausência de um contrato com uma seguradora – algo que foi corroborado pelo Tribunal de Justiça da União Europeia, em 2018.

Isto porque se considera que mesmo parado um carro pode constituir um risco para terceiros – o caso avaliado no Luxemburgo foi de um automóvel parado sem seguro, que o filho da proprietária decidiu conduzir sem conhecimento da mãe: três pessoas morreram.

No entanto, o contrato com uma companhia de seguros não é vitalício e, diz o artigo 105.º do Decreto-Lei n.º 72/2008, “cessa nos termos gerais, nomeadamente por caducidade, revogação, denúncia e resolução”. Entre estas hipóteses coloca-se o cenário de o carro ser vendido: assim que assina a declaração de compra e venda trate de proceder ao cancelamento da apólice do seguro automóvel, sendo a venda considerada uma “justa causa”.

Além da passagem de propriedade, é possível cancelar o seguro automóvel por justa causa quando o carro segurado é abatido ou a matrícula deixa de existir.

Como proceder ao cancelamento do seguro?

O seguro de responsabilidade civil automóvel caduca às 24 horas do dia de alienação do veículo, recaindo sobre o novo adquirente ou terceiro (no caso de usufruto, venda com reserva de propriedade ou locação financeira) a obrigação de celebrar novo contrato. No entanto, o facto de o carro deixar de estar segurado para efeitos de acidentes não significa que o contrato assinado com a companhia de seguros deixe magicamente de existir para a seguradora.

 
Vai vender o carro? Anuncie-o no Standvirtual

 
Assim, para proceder ao cancelamento, após a venda do automóvel, deve entregar o formulário de anulação preenchido, que pode obter com a seguradora, e a prova de venda do carro (como a declaração de compra e venda).

Também pode simplesmente deixar de pagar o seguro para que o mesmo seja automaticamente suspenso pela seguradora. No entanto, esta opção poderá trazer dissabores. É que o seguro fica certamente cancelado, mas a falta de pagamento poderá implicar sanções (lembra-se daquelas letras miudinhas no contrato que disse a si mesmo que iria ler um dia e nunca o fez?).

Como conseguir o reembolso do seguro?

Além de poder ser feito em qualquer altura, o cancelamento por justa causa implica que o tomador do seguro tem direito a estorno, isto é, a receber de volta o dinheiro que pagou pelo período que vai desde o cancelamento do seguro até à data final inicialmente prevista do contrato ou que tenha adiantado numa parcela de tempo, caso a opção de pagamento não fosse anual.

O pedido de estorno deve ser feito por escrito, tendo cada seguradora um procedimento diferente – o melhor é informar-se antes de enviar o que quer que seja. Já o montante do prémio a estornar será calculado entre a data em que a cessação produz efeitos e o término do contrato que estava acordado previamente. Uma vez invocada esta vontade, o tomador do seguro tem o dever de restituir, à seguradora, o dístico e o certificado que comprovam a existência do seguro (caso a validade destes documentos seja posterior à data de resolução), no prazo de oito dias.

Artigo relacionado: Como escolher o seguro automóvel mais adequado?

Um aviso, porém: há companhias de seguros que colocam algumas restrições nos contratos, como a recusa de estorno em casa de registo de sinistros durante a anuidade.

Por fim, há ainda a possibilidade de manter o seguro e alterar o objeto segurado, assim como algumas características do contrato – uma hipótese para quem, ao vender o seu automóvel, também comprou um carro para substituir o veículo alienado. Mas sobretudo uma oportunidade para o tomador que beneficie de bónus, ou seja, que tenha uma redução do prémio (preço do seguro) como recompensa pelo seu bom comportamento ao volante.

Algumas companhias permitem que, após a venda do carro segurado, o contrato possa ser suspenso, mantendo assim a mesma apólice. Para tal, o segurado deverá comunicar essa vontade à companhia imediatamente a seguir à venda do veículo, enviando o certificado provisório do seguro ou a carta verde (não esquecer o dístico). A partir daí, o tomador do seguro tem um período para apresentar um novo veículo a incluir na apólice, sem perder o tal bónus.


Leia também:

 

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional