Rimac Nevera o carro eletrico mais caro do mundo

5 min

Rimac Nevera: o carro elétrico mais caro do mundo

Um hiperdesportivo elétrico, com produção limitada e fabricado na Croácia, que, pelas suas performances estonteantes, faz jus ao nome: Nevera, uma tempestade violenta e inesperada, de curta duração, acompanhada de trovões e relâmpagos, que se forma ao largo da costa do Adriático.

O Rimac Nevera é um supercarro 100% elétrico, construído na Croácia por Mate Rimac. Adriano Mudri, outro croata, é o autor do design exterior, que, embora com semelhanças com outros superdesportivos, não deixa de ser original e marcante. Os quatro motores independentes nas rodas debitam em conjunto 1912 cv e apresentam um binário de 2360 Nm. O Nevera acelera dos 0 aos 100 km/h em 1,97s e atinge os 412 km/h. O preço também é estratosférico – dois milhões de euros! – e a produção está limitada a 150 unidades.

Um bólide muito exclusivo

O hiperdesportivo Rimac Nevera deriva do protótipo C-Two, apresentado no Salão de Genebra de 2018. Com uma produção muito limitada, o preço do Nevera inclui vários requintes, como a viagem de avião do comprador até à fábrica perto de Zagreb, onde poderá projetar pessoalmente o visual exato do seu carro. Cada unidade é construída individualmente. Mate Rimac revela: “Tivemos de confecionar todas as peças, inclusive comandos, bancos, telas e até a chave do carro, porque teria sido difícil encontrar fornecedor que as fizesse para apenas 150 veículos.”

A sua silhueta e o grande aileron traseiro proporcionam um coeficiente aerodinâmico de apenas CD 0.3. As portas-tesoura sobem para facilitar a entrada e saída da cabine de dois lugares. Fibra de carbono, kevlar e materiais leves são usados na construção, porém os 700 kg da bateria fazem com que pese 2150 kg. A rigidez torsional da carroceria, 70.000 Nm/grau, é a maior de qualquer veículo comercializado, sendo o dobro da do Lamborghini Aventador.

Vai comprar um carro elétrico novo? Faça uma pesquisa no Standvirtual

O estilo do interior é da autoria do designer sérvio Goran Popovic. Bem encaixado num dos bancos-concha, o condutor dispõe de boa visibilidade dianteira e de uma combinação de três ecrãs TFT de alta resolução, com instrumentos e central multimédia para o passageiro. Todos os ecrãs têm software e gráficos próprios.

Engane-se quem considerar este veículo um meio de transporte. À semelhança dos seus “irmãos” dotados de motor de combustão, aos 4750mm de comprimento e 1986mm de comprimento correspondem apenas os dois lugares espaçosos e confortáveis no interior e uma “mala” residual de cem litros. Isto é, o Nevera é um brinquedo para exibir e não uma viatura apropriada para efetuar longas viagens.

Prestações estonteantes

A velocidade de ponta deste hiperdesportivo elétrico é muito superior à necessária para que um grande avião, como o A 380, levante voo – 270 km/h face aos 420 km/h atingidos pelo Nevera. Aliás, a velocidade máxima do Rimac Nevera é superior à dos monolugares da F1, que atingem “apenas” os cerca de 370 km/h! Este avião que voa baixinho está homologado para a condução em estrada, mas muito dificilmente encontrará um palco para exibir todas as suas virtudes – só naqueles troços de autoestradas alemãs em que, com boas condições de tempo e de tráfego, não há limite de velocidade.

A direção é by-wire, ou seja, sem ligação mecânica, em que os movimentos dos braços do condutor são monitorados por sensores e transmitidos eletronicamente para o mecanismo da direção. Há ainda um sistema de vectorização de binário por meio dos motores elétricos que ficam em cada uma das quatro rodas.

Artigo relacionado: Os carros elétricos mais potentes do mercado

São sete os modos de condução: Comfort, Range, Sport, Track, Drift e mais dois configuráveis, além do Driver Coach com Inteligência Artificial que será incorporado nos Nevera ainda este ano. 

O sistema, que será atualizado pela tecnologia “over-the-air” no caso das unidades que já tenham sido entregues aos proprietários, serve para avaliar o desempenho do carro e do condutor em pista e dar sugestões para melhorar o tempo de volta (pontos de travagem e aceleração, trajetórias, etc.), fornecendo dados de telemetria ao vivo. Para isso são usados 12 sensores ultrassónicos, 13 câmaras, seis radares e o mais recente sistema operacional da Nvidia.

A bateria tem 500 kW de potência e, num carregador de parede da Rimac, consegue atingir os 80% da capacidade em 19 minutos; num posto público normal, mesmo os de carga rápida, o tempo de carregamento é bastante superior. De acordo com o ciclo WLTP, a autonomia anunciada para o Nevera é de 550 quilómetros.

Leia também:

0 min

Rimac Nevera o carro eletrico mais caro do mundo

Rimac Nevera o carro eletrico mais caro do mundo

Mais artigos da mesma categoria

Há vantagens em comprar um carro elétrico?

Claro que há. Apesar de ainda se poder considerar esta nova tendência da mobilidade elétrica como pouco frequente, o certo é que o volume de…

Onde abastecer o seu carro elétrico?

A mobilidade nas grandes cidades quer-se cada vais mais sustentável e menos poluente e é para lá que se caminha a passos largos, na direção…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…

Carros eléctricos vs híbridos: quais as diferenças?

Antes só havia duas motorizações (gasóleo e gasolina) para equipar o carro. Agora os carros eléctricos vs híbridos estão em voga. Descubra as diferenças. Se…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional