Tesla Model 3

4 min

Review Tesla Model 3 (2019)

Tratando-se de um elétrico, está isento do pagamento de IUC anual, bem como do pagamento de estacionamento em vários concelhos do país! Nos supercarregadores TESLA, ‘atestar’ com 75kw, pode tardar menos de 1h, sendo que num PCR (Carregamento rápido)a 22kwh, deverá contar com aproximadamente 4h. Em uso doméstico… bom… estamos a falar de mais de 20. Portanto o melhor é mesmo montar um carregador de 32A específico para o efeito!

Beneficiando dos mesmos argumentos de baixa complexidade mecânica e reduzidas necessidades de manutenção, a fiabilidade continua a ser um dos pontos fortes dos veículos elétricos. O habitáculo é diferente, para dizer no mínimo! Com um design que leva a palavra ‘minimalista’ a todo um outro nível, este acaba por ser o melhor dos TESLA em termos de qualidade de construção. A marca deu ouvidos às queixas sobre a qualidade interior dos Model S e X e este ‘3’, justifica o seu nome, sendo o melhor… dos 3!

Motorização

A primeira ideia que se associa a quase todos os modelos da TESLA é a sua forte capacidade de aceleração! E no caso deste Model 3 Long Range isso não é exceção. Pois apesar de ostentar quase 1.900kg na balança, os 351cv debitados pela combinação de dois motores elétricos, um sobre cada eixo, permitem-lhe acelerar de 0-100km/h em apenas 4,6s! E como se isso não bastasse, atinge mais de 230km/h de velocidade máxima! A capacidade de andamento deste Model 3 é desconcertante e o elevado binário instantâneo dos motores elétricos, permitem-lhe ’reprisar’ com um vigor capaz de envergonhar desportivos de renome!

O facto de contar com um motor elétrico em cada eixo, dota-o de tração integral, exibindo um nível de aderência em curva muito significativo, independentemente das condições do piso. A avançada eletrónica encarrega-se de gerir o binário entre ambos os motores, visando dotar este Model 3 da melhor tração possível a cada instante, em função da carga de acelerador e ângulo de volante. O pisar é confortável q.b. sendo que a afinação do amortecimento cumpre a difícil tarefa de, por um lado, não molestar os passageiros, mas por outro conferir um comportamento estável e são a um automóvel de elevadas prestações!

Este Model 3 ‘Long Range’, equipa com uma bateria de 75Kwh, sendo que a marca anuncia uma autonomia máxima de 560km para esta versão (norma WLTP). Assim sendo, este modelo deveria fazer consumos de 13.4kwh aos 100km, o que na nossa opinião acaba por se revelar um pouco irrealista. Sobretudo quando contamos com 351cv ao nosso dispor e a tentação para acelerar é constante! Portanto, é bom contar com consumos ‘verdadeiros’ de 18 a 20kwh por cada 100kms percorridos, o que acaba por nos dar um alcance ‘real’ de 380/400kms, algo de respeito, tendo em conta a elevada capacidade prestacional.

Encontre todos os Tesla Model 3 à venda no Standvirtual

Exterior e Interior

A estética geral é muito cativante e todas as atenções recaem no ecrã de 15 polegadas montado ao centro e em posição horizontal. Com ele, podemos comandar literalmente todas as funções do carros e funcionalidades ‘indispensáveis’ à condução como acesso à internet! A posição de condução é muito boa e com todo o desimpedimento visual decorrente da ausência de instrumentação por trás do volante, beneficiamos ainda mais a visibilidade para todos os cantos do carro.

Nos lugares traseiros, beneficiamos de espaço suficiente para 3 adultos e de ampla luminosidade graças à presença de um teto integral em vidro. A mala conta com 425 litros de capacidade apesar de uma embocadura estreita mas, contamos com mais 117 litros numa segunda bagageira na frente, graças ao espaço libertado pela ausência de um motor normalmente colocado nesse lugar. É sem dúvida um daqueles casos de ou se ama ou se detesta, mas apesar da tendência corrente pender mais para o ‘se detesta’, somos da opinião que este é o TESLA mais elegante e com o ar menos pesadão de todo de modelos da marca. Um verdadeiro computador com rodas, que conduz sozinho graças a um avançado sistema de Autipilot ou vem até nós de forma completamente autónoma quando chamado.

Tesla Model 3 no Standvirtual

Tesla Model 3 de 2019

Tesla Model 3 de 2020

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Novo Nissan Leaf. Saiba tudo sobre o renovado eléctrico da Nissan

Lançado pela primeira vez em 2010, a primeira versão do Leaf dominou durante largos anos o mercado dos carros elétricos. Agora renovado, o novo Nissan…

Lexus LC500h: conheça este GT de luxo!

Um Grand Tourer com quase 400cv capaz de fazer consumos mais baixos do que um diesel compacto. Não acredita?! Olhe que existe e é o…

Review Renault Clio (2017)

O Renault Clio é, desde 2012, o carro mais vendido em Portugal. Mas porquê? Qual será o segredo para tamanho sucesso? Tentamos explicar o porquê…

Review BWW Série 3 (2019)

Em 2019 foi apresentada a 7ª geração do BMW Série 3, um modelo com mais de 40 anos de história e um dos mais bem…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional