Audi A3

5 min

Review Audi A3 Sportback (2020): o mais luxuoso dos compactos?

Em equipa que ganha, não se mexe, mas pode-se sempre melhorar. Esse foi o mote da Audi para renovar o A3, adicionando aqui e ali pormenores absolutamente deliciosos. Será este agora o mais luxuoso dos compactos premium alemães?

Audi A3: as novidades

Em relação à geração anterior, as mudanças visuais são discretas. As dimensões mantêm-se praticamente inalteradas, mas foram adicionados aqui e ali detalhes que o tornam mais atlético, dinâmico e desportivo, enaltecidos sobretudo se optar por uma versão com o pack S-Line.Audi A3

No exterior do Novo Audi A3 encontramos pormenores que deliciam qualquer “petrolhead”, com os arcos das rodas traseiros inspirados no mítico Audi Quattro e as superfícies das portas, salientes e com vários relevos, a serem inspiradas no Lamborghini Countach. 

No entanto, e como com qualquer Audi, também o A3 pode variar bastante dependendo da versão escolhida, e sobretudo, de alguns opcionais, e apesar de nem todos parecerem tão imponentes como esta versão neste exclusivo S-Line Cinzento Daytona, todos eles terão sempre os traços gerais do design elegante e intemporal que pautam os Audi A3.

Análise Interior

Audi A3

E, se no exterior os opcionais podem definir ter um automóvel mais vistoso, ou mais simples, no interior, existem, de série e em qualquer versão, pormenores dignos de um carro topo de gama, como é o exemplo das saídas de ar na porta lateral, que ajudam a desembaciar os vidros, ou da existência de uma pequena aba de borracha na porta, que impede que a água do pára-brisas frontal escorra para os vidros laterais.

E a inspiração noutros modelos icónicos continua também no interior do novo Audi A3, nomeadamente, no Lamborghini Urus, com as saídas de climatização do habitáculo em forma de hexágono, com 6 arestas (pois 6 é o número atómico do Carbono), e também com os puxadores das portas numa espécie de fórmula invertida, que pelo seu design podem requerer algum tempo a habituar, mas foram desenhados para permitir abrir a porta com apenas uma mão, fazendo uso do antebraço. Ideal para podermos sair com os nossos pertences na outra mão. 

Afinal de contas, são estes detalhes que apaixonam qualquer potencial comprador e o fazem optar por carro premium, não é?

O resto do interior é tipicamente Audi, com tudo de bom a que isso está associado. Materiais de qualidade em todos os sítios onde tocamos, em particular nas versões S-Line com um misto de pele de Alcantara, e espaço para toda a família.

Quanto ao espaço para a bagageira, contamos com 380L de capacidade, exatamente o mesmo que no novo BMW Série 1, e ligeiramente mais do que no Mercedes Classe A Compacto.

ConduçãoAudi A3

O novo Audi A3 Sportback conta com suspensão independente às 4 rodas nas motorizações mais potentes (diesel ou 1.5 a gasolina). Optando pela suspensão desportiva, este carro torna-se mais sensível às irregularidades da estrada, mas longe de desconfortável.

O que perdemos em conforto, ganhamos em comportamento dinâmico e não há dúvida que o novo Audi A3 se “agarra à estrada”, não importa a força com que o “atiramos” para as curvas. Sentimos em todos os momentos que estamos a viajar a bordo de um carro premium.

Quanto a motorizações disponíveis, existem motores para praticamente todos os “gostos e feitios”. Duas a gasolina, duas diesel, e futuramente existirá também uma versão híbrida.

No caso das motorizações a gasolina encontramos o 1.0, tricilindrico de 110 cavalos e o 1.5 de 4 cilindros e 150 cavalos, este já disponível com caixa manual ou automática de dupla embraiagem.

Nos diesel, encontramos apenas o bloco 2.0 TDI com 115 ou 150 cavalos, também eles disponíveis com caixa manual ou DSG.

Quanto a consumos, a unidade ensaiada estava equipada com o motor 1.5 a gasolina de 150 cavalos e caixa manual. Um motor sempre disponível graças a uma generosa dose de binário disponível a baixas rotações, e que registou durante o nosso ensaio um consumo na ordem dos 6,5L/100km.

O novo A3 revela-se assim num automóvel extremamente fácil de conduzir. A posição bastante ergonómica do condutor, a ótima visibilidade e a suavidade dos pedais e o volante com direção progressiva permitem-nos desfrutar de uma condução relaxada e segura, sobretudo em regime citadino, ambiente onde o Audi A3 passará grande parte do seu tempo.

Preços

Quanto a preços, já é possível encontrar a nova geração do Audi A3 Sportback por valores a começarem ligeiramente abaixo dos 30.000€, estendendo-se até aos 40.000€ para as versões diesel mais potentes.

Novo Audi A3 no Standvirtual

Audi A3 2020

Leia também:

 

Mais artigos da mesma categoria

Novo Nissan Leaf. Saiba tudo sobre o renovado eléctrico da Nissan

Lançado pela primeira vez em 2010, a primeira versão do Leaf dominou durante largos anos o mercado dos carros elétricos. Agora renovado, o novo Nissan…

Lexus LC500h: conheça este GT de luxo!

Um Grand Tourer com quase 400cv capaz de fazer consumos mais baixos do que um diesel compacto. Não acredita?! Olhe que existe e é o…

Review Renault Clio (2017)

O Renault Clio é, desde 2012, o carro mais vendido em Portugal. Mas porquê? Qual será o segredo para tamanho sucesso? Tentamos explicar o porquê…

Review BWW Série 3 (2019)

Em 2019 foi apresentada a 7ª geração do BMW Série 3, um modelo com mais de 40 anos de história e um dos mais bem…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional