Renault Scenic E-Tech electric Carro Internacional do ano 2024

3 min

Renault Scénic é o Carro Internacional do Ano 2024

Depois da revelação em Munique, em setembro, o Renault Scénic foi a Genebra para receber o prémio de Carro Internacional do Ano (Car Of The Year, COTY), depois de se ter destacado entre um grupo de sete automóveis que integrava o BMW Série 5/i5, o BYD Seal, o Kia EV9, o Peugeot 3008/e-3008, o Toyota C-HR e o Volvo EX30.

Scénic convenceu 22 dos 58 jurados

Renault Scenic E-Tech

O Scénic recebeu 329 pontos, tendo sido a primeira escolha de 22 dos 58 jurados. Em segunda posição, com 308 pontos, fixou-se o BMW Série 5/i5, eleito como o melhor por 19 jurados. Já as restantes ofertas ficaram a mais de cem pontos dos dois primeiros classificados:

Classificação Carro Internacional do Ano 2024:

O Carro Internacional do Ano reúne 58 jornalistas de 22 países da Europa que realizam testes de condução em estrada de todos os modelos novos apresentados até Novembro de cada ano.

Para os jurados portugueses, os jornalistas Francisco Mota e Joaquim Oliveira, o Scénic não foi o mais votado (o primeiro preferiu o Toyota C-HR; o segundo optou pelo BMW Série 5/i5). Para Mota, o Renault “parece um concept-car visto de fora, dando um novo aspeto a este C-SUV elétrico dentro do portfólio da empresa”, destacando o “muito espaço”, mas penalizando a falta de “qualidade percecionada”. Sobre o funcionamento, o jurado português considera ser o “adequado a um automóvel familiar”.

Renault Scenic carro do ano 2024

Já Oliveira avaliou o design exterior de “polarizador” e considerou o interior demasiado parecido com o do Mégane, torcendo o nariz ainda à sensação de direção e travagem. Os seus pontos positivos foram para “o sistema operativo baseado no Google, bem como o generoso espaço para as pernas no segundo compartimento e a enorme bagageira”.

Curiosidade: este é o segundo troféu do Scénic, que já tinha conquistado o título de Carro Internacional do Ano em 1997, com a sua primeira geração.

Renault Scénic: um familiar de gema

Renault Scenic interior

O Scénic, como já se vira com o Mégane, é exclusivamente alimentado por mecânicas 100% eléctricas (de 170 e 220 cv), mas a sua preocupação ambiental vai mais longe, apresentando-se, por exemplo, na versão de equipamento Iconic, com quase 90% de tecidos reciclados nos bancos.

Também na mecânica é um autêntico familiar, com baterias que podem atingir os 400 ou 620 km, capazes de admitirem longas viagens sem preocupações.

Renault Scenic espaço lugares traseiros

Visualmente, destaque para a inclusão dos códigos estéticos dos SUV e para a manutenção de uma grelha dianteira, que, avalia a marca, confere identidade ao automóvel, mesmo sendo um elétrico, sem precisar de entradas de ar para arrefecer o motor.

O habitáculo, sempre com apenas duas filas de bancos, destaca-se por ser bem iluminado, beneficiando de um teto panorâmico em cristal líquido, cuja transparência pode ser regulada de forma independente, à frente e atrás.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional