4 min

Recebi uma lead. E agora?

Conteúdo patrocinado por: Cofidis

A entrada de novas leads é um dos objetivos mais importantes para o seu negócio. Por isso, é essencial obedecer a um manual de boas práticas quando tiver uma para tratar e dar seguimento.

Entenda então o que é uma lead e por que é tão importante para o sucesso do seu concessionário, e como transformar uma lead num novo cliente.

 

O que é uma lead?

Uma lead é um potencial cliente, ou seja, alguém que demonstrou vontade de fazer algum tipo de negócio com o seu concessionário ou que, mesmo não tendo revelado intenção de adquirir qualquer bem ou serviço, no futuro poderá vir a fazê-lo.

Uma lead pode chegar através de um pedido de informação por correio eletrónico ou mesmo através de alguma ação de marketing digital, na qual alguém lhe deixou alguns dados, como nome e um contacto.

Qual a importância de uma lead?

Pense numa lead como uma pequena semente. Ainda não é uma planta vistosa, florida ou com fruto, mas sem ela nada de interessante acontecerá, certo? O mesmo acontece com a lead: ainda não é um contacto qualificado, como acontece com alguém que já visitou o seu concessionário, mas é uma pessoa que demonstrou interesse.

A importância do primeiro contacto

Não é só nas relações românticas que o amor à primeira vista pode dar frutos. Nas relações comerciais, o mesmo tipo de química pode vir a ser benéfica para ambas as partes. E para que tal aconteça não pode descurar nenhum detalhe. A começar pelo tempo de resposta: se não entrar em contacto com este lead de uma forma célere, é possível que esta venha a perder o interesse.

Venda, sem vender

Para transformar uma lead num contacto qualificado, que poderá vir a visitar o seu concessionário e até tornar-se cliente, não vai poder assustá-la. Por isso, mantenha a conversa aberta e franca, sem iniciar uma tentativa de venda. Em vez de vender, tente descobrir quais são as suas necessidades e o que procura. E depois, sim, ofereça a sua ajuda.

Construa uma relação de confiança

Não deve haver maior segredo nas vendas do que a confiança que se transmite a uma lead. Por isso, faça o que fizer, nunca minta ou esconda nada: responda a todas as perguntas com franqueza. Só assim a sua lead poderá transformar-se, mais tarde, num cliente.

Seja presente

Depois de um primeiro contacto, não desista da sua lead nem se torne distante. Sem ser intrometido, seja presente de forma a poder compreender os interesses do seu potencial cliente. A sua lead disse que faria anos daí a dias? Guarde a data no seu calendário e envie-lhe desejos de um feliz aniversário. Comentou que tinha um gato doente? Pergunte-lhe pelo animal de estimação. E quando combinar algum contacto, não se atrase nem falhe.

Seja a pessoa de que a sua lead precisa

Imagine que a sua lead está a pensar em trocar de carro. No seu site, pode criar uma secção onde esta mesma lead poderá encontrar todo o tipo de informação de que precisa: desde apontamentos sobre as diferentes soluções de crédito até dicas de como comprar um carro usado em segurança. Para isso, pode procurar ajuda nos sites da Cofidis, para os conselhos que dizem respeito a créditos, e do Standvirtual, recheado de artigos sobre o mundo das quatro rodas.

Por fim, não se esqueça de que uma lead pode ser um cliente para a vida.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Cheiro a carro novo: 10 dicas para valorizar o interior de um usado

O cheiro de carro novo é uma sensação de que praticamente toda a gente gosta. Mas se acha que ela ocorre apenas no momento da…

Aumentar vendas de carros: dicas para impulsionar o seu stand

O mercado está quente, o comprador interessado e os stands estão atentos! É neste contexto que precisa posicionar o seu stand, identificando boas estratégias para…

Como tirar fotos aos carros do seu stand

Se é um vendedor profissional, deverá ter um portfólio completo e detalhado de todos os carros que tem em exposição, por isso sugerimos não só…

A importância do serviço pós-venda na fidelização do seu cliente

Conteúdo patrocinado por Cofidis Afinal de contas, como fazer o pós-venda no meu concessionário? Esta é uma dúvida recorrente no quotidiano de inúmeras empresas, que…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional