Proteger animais estimação calor carro

5 min

Como proteger os animais de estimação do calor no carro

O outono está a instalar-se, como comprovam os bandos de andorinhas e de cegonhas de partida. Mas nem por isso os dias de calor terminaram e, como de resto é hábito, podemos estar preparados para algumas jornadas muito quentes antes da chegada do inverno. Para quem tem animais de estimação, os cuidados, claro, são a dobrar – é que os bichos não se sabem queixar e quando, por fim, se dá conta de que estão a sofrer às vezes a única solução é “voar” até ao veterinário.

Como proteger os animais de estimação dentro do carro

Escove os animais

Ainda antes de começar a viagem, trate de escovar o seu animal. Isso fará com que o bicho liberte o pelo a mais, aumentando dessa forma a sua capacidade para se refrescar de forma natural. Mas, cuidado: não opte pela tosquia sem falar primeiro com o veterinário.

Mantenha os animais hidratados

Há a ideia de que um animal com sede irá estar de língua de fora. No entanto, isso nem sempre acontece. Numa viagem, independentemente da temperatura, mantenha os animais hidratados, oferecendo-lhe com regularidade água limpa e fresca.

Não viaje nas horas de maior calor

Fazer viagens pelo fresco da madrugada ou ao fim do dia será o ideal. No pico do calor, entre as 12h e as 16h, é de evitar sair com os bichos à rua e muito menos levá-los a passear de carro – mesmo que o automóvel tenha ar condicionado! É que os animais continuarão a estar expostos aos raios ultravioleta.

Artigo relacionado: Dicas para transportar animais nas férias

Use um protetor solar

Os protetores solares não servem apenas para os seres humanos. Tanto cães como gatos podem necessitar de um, sobretudo se o pelo for do tipo muito curto. Se existirem zonas sem pelo, é obrigatório colocar algum creme sobre essas peladas. Mas mesmo que o pelo seja comprido e farto, verifique se não há zonas mais expostas, como as orelhas. Há protetor solar específico para animais, no entanto pode-se usar um para crianças ou para peles sensíveis.

Com cão, faça paragens de hora a hora

Programe uma viagem com tempo e inclua paragens a cada hora de forma a que o animal possa esticar as pernas. Além disso, garanta que ele tem tempo para fazer as suas necessidades – se aumentou o consumo de água, é natural que precise de urinar mais vezes. No entanto, não use estas pausas para grandes brincadeiras – a ideia não é cansar o bicho, mas dar-lhe a oportunidade de retemperar forças. Uma viagem de carro é extremamente cansativa para um animal.

Nunca deixe o animal no carro

“É só por um bocadinho” ou “se deixar um bocadinho da janela aberta, não há mal”. São várias as desculpas para deixar o animal fechado no carro, e nenhuma serve. Regra de ouro: nunca deixar nenhum animal sozinho dentro de uma viatura, no interior da qual a temperatura pode subir até cinco graus em apenas 15 minutos.

 

Veja os carros mais espaçosos à venda no Standvirtual

 
O que fazer em caso de desidratação

Seja por não ter seguido as dicas anteriores ou por um qualquer azar, caso o seu animal de estimação revele sinais de cansaço ou de desconforto pare o carro e tente perceber o que se passa.

O bicho pode estar ofegante, mas também pode simplesmente estar prostrado, não manifestando vontade para fazer nada – nem para beber água. Se isso acontecer, mantenha-o num local fresco e continue a oferecer-lhe água, forçando até a ingestão da mesma.

Situações mais graves podem incluir aumento da frequência cardíaca, vómitos, convulsões e perda de consciência. Com qualquer um destes sintomas, corra para o veterinário – pelo caminho, coloque sacos de gelo nas axilas do animal e na área da barriga.

Situações especiais

Como também acontece com os humanos, há situações que obrigam a que os animais tenham cuidados especiais. Um bom exemplo disso, no caso dos cães ou dos gatos, são as raças de focinho curto, como os Pug, Bulldog e Shih-Tzu (cães) ou Persas (gatos), que são mais sensíveis. Estes animais precisam de beber mais água e de intervalos maiores nas viagens.

Também a idade exige uma atenção mais cuidada – o mesmo para animais com excesso de peso ou com problemas de saúde: em qualquer dos casos deve-se manter os bichos em locais frescos, o que num carro significa ter o ar condicionado sempre ligado. Também a água deve ser oferecida constantemente.

No fim da viagem, premeie o seu animal com uma surpresa: um banho com muitas brincadeiras ou um gelado (sim! Um gelado: num copo de plástico, coloque água com os petiscos preferidos partidos aos bocadinhos e leve ao congelador – vai deixar o seu amigo muito feliz).

 
Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional