Proposta Orçamento Estado 2022 aumentos ISV IUC

3 min

Proposta de Orçamento do Estado para 2022 com aumentos no ISV e IUC

O Imposto sobre Veículos (ISV) e o Imposto Único de Circulação (IUC) poderão sofrer um aumento de 0,9%, uma atualização que reflete a taxa de inflação, mas que põe o setor, já deprimido com a queda das vendas durante a pandemia e a escassez de semicondutores que está a ameaçar a produção, sobre maior pressão.

Aumento do Imposto sobre Veículos em 2022

A medida faz parte da proposta de Orçamento do Estado apresentada: “As taxas gerais do ISV serão atualizadas à taxa de inflação em 2022”, que é de 0,9%, lê-se no documento entregue no parlamento. Desta forma, o Governo prevê um aumento na receita de ISV na ordem dos 29 milhões de euros, totalizando os cerca de 481 milhões de euros anuais. Em 2021, a receita de ISV registou uma quebra de 276 milhões quando se comparam os dados com os de 2019, o ano pré-pandemia.

Atualização das taxas do Impostos Único de Circulação para 2022

Também as taxas de IUC sofrem a mesma atualização, com um aumento esperado de 13 milhões de euros, o que permitirá um encaixe de 409,9 milhões de euros. No IUC, o Executivo mantém o adicional sobre o IUC que penaliza os carros com motor Diesel, assim como os critérios de cálculo de imposto que os ambientalistas acusam de obsoleto. Afinal, apontam, este “é redundante com o critério emissões de CO2”, uma vez que é natural que motores maiores exijam mais combustível e produzam, dessa forma, mais gases com efeito de estufa. Depois, explicam, faz falta equacionar o peso da viatura, já que veículos mais pesados poluem mais e provocam mais desgaste nas estradas.

Artigo relacionado: Como calcular o IUC em 2021

As medidas anunciadas, segundo o Automóvel Club de Portugal, são a prova de que “o Governo vê o transporte particular como um privilégio”, virando a cara “ao [deficiente] mapa nacional do transporte público”. Além disso, diz o organismo, o Executivo não está a levar em conta o aumento dos combustíveis, sendo que 60% do preço daqueles são impostos.

Já as taxas de tributação autónoma, alteradas em 2021 e que agravaram os custos das empresas com automóveis mais poluentes, mantêm-se inalteradas.

A faltar, consideram as várias instituições ligadas à mobilidade, da ACAP ao ACP, fica o incentivo ao abate de viaturas em fim de vida, tendo em conta que Portugal apresenta um dos parques automóveis mais envelhecidos da Europa, o que, avisam as várias entidades, tem impactos negativos no ambiente, mas também na segurança rodoviária e nos custos com os sinistros que poderiam ser evitados caso os carros dispusessem dos mais recentes dispositivos de segurança.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional