circuito do sol

4 min

Circuito do Sol: a primeira pista para carros elétricos do mundo vai ser no Alentejo

O concelho de Serpa vai receber o circuito mais sustentável do mundo. Chama-se Circuito do Sol – Race Resort, tem planos para ser a primeira pista para carros elétricos do mundo e vai ser 100% sustentável.

Com um investimento de 16 milhões de euros, o Circuito do Sol promete impulsionar o turismo e a economia da região alentejana, prevendo a criação de 40 postos de trabalho na região até 2024.

Além de uma pista de corridas, o empreendimento irá contar também com um centro de desenvolvimento e produção de componentes para carros elétricos (em parceria com o Instituto Politécnico de Setúbal) e um hotel rural.

Veja todos os elétricos usados à venda no StandVirtual

Com todas estas vertentes, o Circuito do Sol pretende estabelecer-se como uma atração nacional, atraindo não só pilotos, mas também marcas automóveis que procuram espaços para desenvolver e apresentar os seus novos modelos, permitindo também a realização de eventos como track days, testes de equipas de competição e um espaço de prática para os gentleman drivers. Além disso, o espaço é também um resort para os entusiastas da condução, criando no Alentejo o primeiro resort dedicado ao desporto automóvel da Europa.

Segundo as palavras de um dos sócios “Queremos que o Circuito do Sol seja um verdadeiro resort para quem gosta de automóveis durante todo o ano. Venho do norte da Europa, onde durante muitos meses do ano é impossível pilotar um automóvel em pista ou, até mesmo, no caso das marcas e das equipas de competição, testarem os seus automóveis e, aqui, estamos a criar todas as condições para que isso aconteça”.

Quanto à energia que irá abastecer este espaço, esta será proveniente de painéis fotovoltaicos e, posteriormente, armazenada em várias baterias.

O Circuito do Sol encontra-se aberto todos os dias do ano durante 24 horas por dia.

Quem está por trás do Circuito do Sol?

O investimento vem de dois sócios, o espanhol Raul Isern e o sueco Lars Lindberg que são sócios da SPV Racing, uma empresa ligada ao desporto motorizado em Espanha.

Porquê Serpa?

Os principais clientes que a SPV Racing tem atualmente em Espanha são nórdicos e alemães que procuram o sul da Europa para a prática do desporto motorizado, uma vez que nos seus países está a nevar durante quase metade do ano, impossibilitando a prática deste desporto.

A ideia nasceu em 2014 e a escolha do local não foi aleatória. Numa entrevista um dos responsáveis pelo empreendimento justificou a escolha de criar este projeto em Serpa: “Decidimos desenvolver este projeto em Serpa devido à sua localização, boa gastronomia e excelentes condições climatéricas durante todo o ano. E o facto de estarmos a desenvolver este projeto numa localização onde já existia uma infraestrutura com um fim similar (antigo Kartódromo de Serpa), também facilitou todo o processo em termos de licenciamento.”

Artigo relacionado: Portugal entre os países com mais carros eletrificados

Fases do projeto

O Circuito do Sol vai ser desenvolvido em quatro fases que vão estender-se até 2024. Atualmente, o circuito já conta com 1,6 km e 11 curvas. De junho até ao final de 2022 será realizada a fase 2, que passa por aumentar o traçado para um total de 3,8 km e 26 curvas. Nas duas últimas fases, o circuito irá alongar-se para 5,9 km e 32 curvas.

100% sustentável, mas não para já

Embora o plano seja que o Circuito do Sol seja um circuito para veículos elétricos 100% sustentável, os promotores do espaço admitem que podem vir a ser utilizados veículos a gasóleo ou gasolina, principalmente nos primeiros anos do lançamento do projeto.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Há vantagens em comprar um carro elétrico?

Claro que há. Apesar de ainda se poder considerar esta nova tendência da mobilidade elétrica como pouco frequente, o certo é que o volume de…

Onde abastecer o seu carro elétrico?

A mobilidade nas grandes cidades quer-se cada vais mais sustentável e menos poluente e é para lá que se caminha a passos largos, na direção…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…

Carros eléctricos vs híbridos: quais as diferenças?

Antes só havia duas motorizações (gasóleo e gasolina) para equipar o carro. Agora os carros eléctricos vs híbridos estão em voga. Descubra as diferenças. Se…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional