Tipo de carregador carro elétrico

5 min

Posso usar qualquer tipo de carregador no meu carro elétrico?

Não existe uma, mas duas respostas para a pergunta “Posso usar qualquer tipo de carregador no meu carro elétrico?”. Uma é simples de responder, a outra é mais complexa. Comecemos pela primeira. A resposta é sim. O fabricante do veículo elétrico fornece um cabo de carregamento portátil que pode ser ligado a uma tomada doméstica comum, a mesma que se utiliza para carregar, por exemplo, um smartphone ou para ligar um secador.

A resposta mais complexa tem a ver com a compatibilidade do veículo em relação às estações de carregamento públicas e quais as opções de carregamento doméstico. Os veículos elétricos e híbridos plug-in de produção em larga escala contam já com um histórico de carregamento de uma década. E os sistemas continuam a evoluir.

Neste artigo, explicamos quais os carregadores que se podem utilizar, fazemos uma descrição dos níveis de velocidade de carregamento e revelamos vários detalhes para ajudá-lo a identificar os tipos de carregadores.

Opções de (re)carga

Comecemos por desvendar as complexidades e uma breve explicação das suas opções de carregamento. Lembre-se que cada veículo elétrico e híbrido plug-in é diferente. O manual do proprietário do veículo informará se o carro dispõe de alguma limitação quanto ao tipo de carregamento mais seguro e económico. Agora, enumeremos os tipos de carregamento.

Carga intermédia

É uma forma mais rápida de carregamento e faz-se através de uma tomada de 220 Volt, como as que temos em casa. Uma estação pública de carregamento fornece este nível de carregamento. Uma carga de Nível 2 pode demorar entre quatro a sete horas, dependendo do carro.

Procura um elétrico? Descubra-o no StandVirtual

Carga rápida

A carga rápida também é conhecida como corrente contínua ou carregador rápido DC. É o mais rápido que existe para carregar um veículo elétrico e está disponível apenas em estações públicas de carregamento.

Esta carga, de 400, 600 ou 800 Volt, fornece energia rápida à bateria e pode injetar 80% de carga em cerca de 30 minutos. Estes carregadores estão disponíveis apenas para veículos elétricos compatíveis e não para híbridos plug-in.

Algumas baterias de veículos elétricos não suportam cargas com uma potência tão elevada. Por exemplo, algumas podem aceitar 350 kW, enquanto outras só recebem 50 kW. Atenção: o uso frequente de carregamento rápido DC pode afetar, negativamente, o desempenho e a durabilidade da bateria, pelo que se recomenda recorrer poucas vezes a este método. Alguns fabricantes de veículos alertam para este facto no manual do proprietário.

Carregadores e carregamentos

Os dois principais carregadores utilizados na maioria dos carros elétricos na Europa são o Combined Charging System Type (ou CCS1) e o da Tesla, exclusivamente para estes modelos. Alguns veículos que suportam carregamento rápido vêm equipados, também, com um cabo CHAdeMo.

Quando um veículo elétrico ou híbrido plug-in entra na vida do condutor, carregar o veículo em casa enquanto se pernoita é um ritual frequente. Muitos proprietários de veículos elétricos preferem o carregamento noturno devido à segurança, à conveniência e ao preço mais baixo das tarifas de eletricidade.

Mas a situação não funciona da mesma forma para todos os utilizadores de veículos elétricos e híbridos plug-in. Eis as duas situações que os condutores destas duas formas de mobilidade escolhem com base nas suas necessidades de carregamento doméstico.

Wallbox

Opção muito comum é instalar uma unidade de parede de 220 Volt mais potente em casa para um carregamento rápido conveniente de Nível 2. Na maioria dos casos, os proprietários de veículos elétricos adquirem uma wallbox para carregamento em casa. Estas unidades podem enviar notificações e agendar o carregamento quando tal for programado. Muitos proprietários de veículos elétricos preferem este tipo de carregador.

Artigo recomendado: Carregar carros elétricos: o que é uma Wallbox?

Tomada doméstica de 220 Volt com conector móvel

Uma tomada de 220 Volt atualizada fornece a mesma carga de Nível 2 do que uma wallbox, ainda que sem a conectividade. A maioria dos cabos de carregamento móvel inclui um conector ou adaptador de 220 Volt. Muitos proprietários de híbridos plug-in escolhem esta solução de carregamento porque necessitam de ligar o veículo à corrente apenas por curtos períodos de tempo.

A duração do carregamento varia em função de vários fatores, como a fonte de energia, a quantidade de potência que a bateria pode receber e o tipo de cabo utilizado.

Dependendo da fonte de carregamento de um veículo elétrico e da capacidade da bateria que o equipa, alguns condutores podem carregar os seus modelos até 80% em cerca de 30 minutos usando um carregador rápido.

Mas, infelizmente, este não é o método mais frequente. A maioria dos condutores necessita de seis a oito horas para carregar a bateria do seu carro elétrico numa tomada doméstica ou wallbox caso esteja totalmente descarregada.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

É possível reprogramar carros elétricos?

Não há volta a dar: o carro elétrico será mesmo uma realidade, sobretudo depois de 2035, ano em que Bruxelas passará a permitir apenas a…

Carregar carros elétricos: usar aplicação ou cartão?

Ao carregar um carro elétrico nos postos públicos devo pagar com cartão ou através de uma aplicação móvel? É a pergunta que se impõe à…

Carros híbridos e Plug-in sofrem cortes nos incentivos

A proposta para o corte nos incentivos para carros híbridos e plug-in foi apresentada pelo PAN (Pessoas Animais e Natureza) e passou com o aval…

Carros elétricos e híbridos plug-in: benefícios fiscais para 2020

Afinal, já não é só o ambiente que clama por soluções alternativas aos combustíveis fósseis (gasolina, gasóleo, gás). As próprias marcas, numa posição de entre…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional