Venda carros eletrificados Portugal

4 min

Portugal entre os países com mais carros eletrificados

As vendas de carros eletrificados continuam a crescer em Portugal, com o país a ocupar o 5.º lugar entre as nações europeias onde há mais procura por este tipo de automóveis, segundo um estudo da Federação Europeia de Transporte e Ambiente.

O organismo europeu conclui que, no primeiro semestre de 2020, de todos os carros vendidos em Portugal, uma fatia de 11% eram soluções eletrificadas, com os veículos híbridos “plug-in” e 100% elétricos a ocuparem um espaço semelhante no mercado automóvel (cerca de 6% cada um no total de vendas).

 

Procura um carro elétrico em segunda mão?

 
Os dados fazem parte do relatório Mission (almost) accomplished que traça o retrato da indústria num ano em que todas as marcas automóveis a operar na Europa tiveram de fazer um esforço acrescido para cumprirem as metas de emissões (sob pena de terem de pagar pesadas coimas).

No top-5 dos países em que os eletrificados mais ordenam, a Noruega é rainha, com 68% das vendas a serem referentes a automóveis 100% elétricos ou híbridos. Seguem-se Suécia (26%), Finlândia (15%) e Países Baixos (13%).

O aumento das vendas só foi possível graças a um aumento de oferta, mas também, como explicou a Zero (Associação Sistema Terrestre Sustentável), decorre sobretudo em países com “tributação favorável e boa implantação de infraestrutura de carregamento”. “O melhor exemplo é a Noruega, que é líder mundial em penetração de mercado de veículos elétricos, onde estas vendas alcançaram dois terços do total de carros vendidos durante a primeira metade do ano (48% totalmente elétricos e 20% de elétricos plug-in)”, exemplifica a associação.

Sobre o caso português, apesar de um bom quinto lugar, a Zero considera haver margem para crescer, uma vez que “a oferta limitada de postos de carregamento tem condicionado negativamente a compra de veículos totalmente elétricos por parte dos condutores, sendo de momento um obstáculo importante ao aumento desejado de vendas destes automóveis”.

Portugal com mais carros eletrificados

O mesmo estudo da Federação Europeia de Transporte e Ambiente analisa as vendas de automóveis segundo as emissões de dióxido homologadas. E também aqui Portugal mereceu um lugar de destaque: no ranking europeu, o país está em 3.º lugar com emissões de 99 g/km. O primeiro lugar volta a ir para a Noruega (47 g/km), enquanto a segunda posição foi reclamada pela França (98 g/km).

 
Veja todos os carros híbridos a gasolina à venda no Standvirtual

 
Na maioria dos países avaliados, durante o primeiro semestre de 2020, a maior parte dos carros vendidos apresentavam emissões entre os 100 e 120 g/km. Face ao período homólogo, a média europeia passou de 122 g/km para 111 g/km – a maior descida, noticiou a agência Lusa, desde que os primeiros regulamentos foram criados em 2008.

Considerando as estratégias das marcas para cumprir a meta estabelecida dos 95 g/km, a Federação Europeia de Transporte e Ambiente prevê que cerca de metade da redução venha a ser cumprida ainda em 2020, através dos mecanismos de flexibilização. Já a quota de carros eletrificados nas vendas totais deverá atingir os 10% em toda a Europa no final do ano, o que se traduz em cerca de um milhão de automóveis, o dobro do registado em 2019. Para 2021, o mesmo organismo estima que sejam vendidos cerca de 1,8 milhões de veículos 100% elétricos ou híbridos “plug-in”.

 
Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Há vantagens em comprar um carro elétrico?

Claro que há. Apesar de ainda se poder considerar esta nova tendência da mobilidade elétrica como pouco frequente, o certo é que o volume de…

Onde abastecer o seu carro elétrico?

A mobilidade nas grandes cidades quer-se cada vais mais sustentável e menos poluente e é para lá que se caminha a passos largos, na direção…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…

Carros eléctricos vs híbridos: quais as diferenças?

Antes só havia duas motorizações (gasóleo e gasolina) para equipar o carro. Agora os carros eléctricos vs híbridos estão em voga. Descubra as diferenças. Se…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional