Os carros mais seguros de 2020

6 min

Os carros mais seguros de 2020

A segurança dos automóveis é uma preocupação cada vez maior dos fabricantes, sobretudo a operarem em mercados mais exigentes com esses aspetos, como é o caso do europeu. Afinal, as estatísticas da Organização Mundial da Saúde mostram que todos os anos morrem mais de 1,35 milhões de pessoas nas estradas de todo o mundo: o equivalente a caírem uns seis Boeing 777 (o maior avião comercial do mundo, cuja lotação máxima é de 550 passageiros) todos os dias!

Na Europa, a segurança dos vários automóveis é avaliada pelo Euro NCAP, organismo independente, fundado em 1997, e atualmente financiado pela União Europeia, sendo que, de forma regular, as regras são apertadas, tendo 2020 sido um desses anos, com a introdução de um novo teste que avalia a forma como um carro interage com o meio que o envolve numa colisão, bem como a forma como protege os seus ocupantes. Além disso, o impacto da barreira lateral foi tornado mais severo, passando a ser feita uma avaliação da proteção dos ocupantes do lado oposto e da interação entre os ocupantes do veículo em tais impactos, influenciando também a avaliação da Proteção de Ocupantes Infantis.

Os testes de impacto para a avaliação da proteção dos peões e ciclistas permanecem inalterados, mas são acrescentados cenários, idealizados para avaliar os sistemas autónomos de travagem de emergência. Na Assistência de Segurança, o lembrete do cinto de segurança é incorporado na “monitorização do estado dos ocupantes”, que também inclui sistemas para determinar se um condutor está cansado ou se a sua atenção está diminuída por qualquer outra razão.

Artigo relacionado: Carrinhas com melhor classificação EuroNCAP em 2020

Com todas estas alterações, e num ano atípico, em que foram testados apenas 11 automóveis, nove conseguiram as ambicionadas cinco estrelas (por ordem alfabética: Audi A3, Honda Jazz, Isuzu D-MAX, Kia Sorento, Land Rover Defender, Mazda MX-30, SEAT Leon, Toyota Yaris, Volkswagen ID.3), ainda que uns tenham obtido melhor avaliação do que outros. Os dois que sobram tiveram quatro (Honda e) e três (Hyundai i10).

Destacamos aqui os cinco carros mais seguros de 2020

Volkswagen ID.3

Volkswagen ID3 elétrico usado Standvirtual

A investida da Volkswagen no mundo da eletricidade assenta, para já, num modelo familiar com o qual pretende ser a referência entre os seus pares, à semelhança do que acontece com o Golf. Para tal não poupou no equipamento de segurança, que recebeu uma pontuação de 88%, incluindo sistemas de prevenção de acidentes como a travagem de emergência autónoma avançada e multicolisão, que chegam de série, além de um sistema avançado de e-Call que, ao detetar um sinistro, aciona os meios de emergência de forma automática. A robustez da sua construção também foi premiada: recebeu uma avaliação de 87% na proteção de adultos, 89% na proteção das crianças e 71% na proteção dos peões.

 

Veja todos os Volkswagen ID.3 à venda no Standvirtual

 
SEAT Leon

Novo Seat Leon

O familiar da marca de Martorell chegou à sua quarta geração melhor do que nunca, mostrando que a idade (soma 23 anos em 2021) é um posto também de saber fazer. Desenhado a partir de uma folha em branco, sem que se perdesse a identidade do veículo, apresenta-se de design mais sofisticado, com linhas fluidas e iluminação a condizer, sendo em LED de série em toda a gama (nos opcionais, há faróis dinâmicos Full LED). Em termos de segurança, obteve uma das melhores pontuações nos revistos testes Euro NCAP, obtendo 92% na proteção de adultos, 88% na proteção das crianças, 71% na proteção dos peões e 80% nos dispositivos auxiliares.

 

Quanto custa um SEAT Leon em segunda mão?

 
Toyota Yaris

Toyota Yaris standvirtual

É um feito para um citadino/utilitário, segmentos entre os quais o Yaris se posiciona, conseguir as cinco estrelas, ainda mais classificar-se entre os três melhores do ano, se se tiver em conta a avaliação total. Com 86% na proteção de adultos, 81% na proteção das crianças, 78% na proteção dos peões e 85% nos dispositivos auxiliares, o Toyota Yaris beneficiou do facto de assentar na plataforma GA-B, a mais recente variante da Toyota New Global Architecture (TNGA). E a marca revelou-se ambiciosa ao declarar que pretendia o projetar o compacto mais seguro do mundo. Para tal, foram instalados, de série, sistemas avançados de assistência ao condutor, além de terem sido incluídos airbags centrais, que evitam que o condutor e o passageiro choquem um contra o outro em caso de impacto lateral.

 
Procura um Toyota Yaris usado?

 
Honda Jazz

Honda Jazz carros mais seguros

Caso de sucesso da casa de Tóquio, a história do Jazz na Europa já remonta a 2001 (ainda que antes fosse conhecido por Honda City) e nesta nova geração conseguiu a proeza de obter as cinco estrelas, com 87% na proteção de adultos, 83% na proteção das crianças, 80% na proteção dos peões e 76% nos dispositivos auxiliares. Para tal, conta de série em todas as versões com travagem ativa em cidade, ainda que nos níveis mais avançados cresça a oferta: sistema avançado de assistência à condução, alerta de colisão à frente, reconhecimento de sinais de trânsito, limitador inteligente da velocidade, assistente de saída de faixa e máximos automáticos.

 
Veja todos os Honda Jazz disponíveis no Standvirtual

 
Isuzu D-MAX

Isuzu D-MAX carros mais seguros 2020

A fechar os cinco carros mais seguros, uma pick-up que obteve uma avaliação de 84% na proteção de adultos, 86% na proteção das crianças, 69% na proteção dos peões e 83% nos dispositivos auxiliares. Com linhas mais musculadas, surge com chassis reforçado, além de sistemas de assistência a travagem e um sistema computorizado que distribui a força de travagem pelas rodas, independentemente do número de passageiros ou da carga transportada. Digno de nota é ainda um sistema de seis airbags, inclusive laterais e de tejadilho.

 
Quanto custa uma Isuzu D-MAX usada?

 
Leia também:

As 5 estradas mais perigosas em Portugal

Covid-19: regras de segurança para automobilistas

ANSR lança alerta para emails com multas fraudulentos

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional