3 min

O que devo saber antes de pedir financiamento automóvel

É uma realidade: no momento de trocar ou adquirir um automóvel, são poucas as pessoas que conseguem pagá-lo a pronto. Por impossibilidade financeira ou gestão de recursos, a procura por soluções de financiamento automóvel tem crescido e não apresenta sinais de contenção.

Este crédito pode ser solicitado junto de bancos ou concessionários, e a taxa de juro a pagar varia sempre, de acordo com o montante pedido, o prazo definido e o automóvel em questão.

Se está numa fase de ponderação e precisa urgentemente de trocar de carro, descubra abaixo os 4 pontos-chave que deve ter em mente antes de proceder ao pedido de financiamento automóvel.

Qual o meu valor de entrada?

Este ponto é crítico. Um pedido de financiamento é uma relação a médio-longo prazo e, como tal, antes de nos comprometermos é necessário garantir que estamos preparados para lidar com ela. É importante definir quanto pode realmente pagar por mês, tendo em conta a entrada que está disposto a dar pelo carro e as mensalidades associadas ao financiamento automóvel.

Qual a duração que pretendo?

Quando falamos em médio-longo prazo, falamos de 5 a 6 anos de mensalidades. Esta é a duração média dos contratos de financiamento automóvel em Portugal (apesar de alguns créditos automóvel se prolongarem por mais uns anos).

Aqui a gestão é sua, uma maior duração equivale a mensalidades mais suaves, mas a um custo em taxas de juro muito superior.

Qual será o custo real da operação?

Antes de fazer o pedido de financiamento automóvel, é crucial ter noção do custo real que o novo automóvel trará à sua vida. Para além do valor do carro, há que adicionar seguro, manutenções, reparações, consumo de combustível e impostos.

Este valor de custo geral poderá influenciar o valor do pedido de financiamento, já que é importante garantir que esta nova aquisição não irá por em causa a sua saúde económica mensal.

Qual a melhor opção de financiamento?

A grande fórmula para conseguir poupar no pedido de crédito automóvel é ter noção da oferta e filtrar as melhores opções antes de gerar contacto.

É essencial procurar o máximo de informação possível sobre as várias formas de financiamento automóvel disponíveis, junto dos bancos e concessionários. Há que ter especial atenção a possível promoções das marcas, como, por exemplo, as campanhas frequentes de pagamento a “x meses sem juros”.

Faça simulações! Não faltam online ferramentas de simulação de financiamento automóvel, que nos dão um valor simulado do que poderemos gastar com o nosso pedido de crédito automóvel. Esta informação está disponível sem quaisquer custos e, para além de elucidativa, pode ser um ponto chave na nossa negociação das condições do financiamento.

É certo, quanto mais opções desbravadas tivermos, maior será a nossa capacidade de negociação e probabilidade de conseguirmos as melhores condições possíveis no nosso contrato de financiamento automóvel.

Mais artigos da mesma categoria

Como saber se um carro não está penhorado

Interessado num automóvel usado que à primeira-vista está impecável e a bom preço? Não tenha medo de avançar. O essencial é estar informado sobre o…

O que deve analisar num test-drive?

Primeiro que tudo não se sinta acanhado na hora de experimentar o carro. Se há a possibilidade de o adquirir, então experimenta e teste tudo.…

Quais são os custos da legalização de um carro importado?

Muitas vezes, importar um carro de um país europeu surge como uma opção a ponderar quando procuramos o nosso novo automóvel. Em alguns tipos de…

Como escolher o Seguro automóvel mais adequado?

Por mais aborrecido que seja pagar o seguro automóvel dos nossos veículos, este é essencial para garantir a segurança do automóvel e das pessoas que…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional