3 min

O que deve analisar num test-drive?

Primeiro que tudo não se sinta acanhado na hora de experimentar o carro. Se há a possibilidade de o adquirir, então experimenta e teste tudo. Além disso, não fique com dúvidas. Para mais, se o seu instinto lhe disser que alguma coisa não está bem, dê-lhe ouvidos.

Pode não ser uma dica objetiva, mas por norma, se o sente é porque captou alguma coisa que o fez desconfiar. Não deixe nenhuma questão por esclarecer.

Para evitar arrependimentos futuros, não descure no test-drive e dedique-lhe mais do que uns meros minutos. Assim sendo, para o que deve olhar? Se possível leve consigo um mecânico de confiança.

  1. A quilometragem

O grande dilema de comprar um carro usado é o de conferir os verdadeiros quilómetros do carro, por isso, se fizer o teste sozinho confira se o desgaste da alavanca da caixa de velocidades, volante e pedais se adequam ao contador.

  1. Aspeto exterior

Analise o exterior de todos os ângulos possíveis para que nenhuma marca ou imperfeição o surpreenda mais tarde. Tanto no exterior como no interior deve estar atento a qualquer mancha de ferrugem, que pode denotar problemas maiores.

  1. Travões

Teste o sistema de travagem com paragens de diferentes intensidades para ver se o carro corresponde, sem desvios. Os desvios podem ser sinal de que não estão a funcionar como é suposto e devem ter algum problema/desgaste num dos seus elementos.

  1. Motor

Quando puser o carro a trabalhar esteja atento aos barulhos do motor. Mesmo que não conheça as especificidades do modelo do carro, há certos ruídos que vão soar estranhos em qualquer veículo. Se tiver direcção assistida teste-a, girando o volante e estando atento ao movimento das rodas. Teste, ainda, todas as mudanças e a resposta do carro, para ver se as consegue engatar em todas sem segundas tentativas.

  1. Luzes e espelhos

Não se esqueça de testar as luzes e os faróis do carro: uma a uma e todas ao mesmo tempo. Em relação às luzes do tablier, se alguma continuar acesa depois de ligar o carro é sinal de que há algum problema, por isso garanta que possam ser resolvidos. E ainda os espelhos: confirme que tem boa visibilidade em todos.

No fim, se acabar o test-drive sem problemas ou dúvidas, então avance com o negócio e compre o carro. Se, pelo contrário, não estiver satisfeito, durma sobre o assunto e dê uma resposta definitiva depois. O tempo para ponderar é essencial e é direito seu, enquanto comprador.

Se procura um carro usado, então o Standvirtual é a sua melhor opção. Ali vai encontrar centenas de anúncios de vários modelos de carros, com diferentes características.

Mais artigos da mesma categoria

Como saber se um carro não está penhorado

Interessado num automóvel usado que à primeira-vista está impecável e a bom preço? Não tenha medo de avançar. O essencial é estar informado sobre o…

Quais são os custos da legalização de um carro importado?

Muitas vezes, importar um carro de um país europeu surge como uma opção a ponderar quando procuramos o nosso novo automóvel. Em alguns tipos de…

O que devo saber antes de pedir financiamento automóvel

É uma realidade: no momento de trocar ou adquirir um automóvel, são poucas as pessoas que conseguem pagá-lo a pronto. Por impossibilidade financeira ou gestão…

Como escolher o Seguro automóvel mais adequado?

Por mais aborrecido que seja pagar o seguro automóvel dos nossos veículos, este é essencial para garantir a segurança do automóvel e das pessoas que…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional