7 min

Novo Volvo EX30: Pequeno em tamanho e no preço. Grande em ambição e performance

Chama-se EX30, personifica os princípios do design responsável e chega ao mercado português com três grupos propulsores e duas baterias de distintas capacidades. O mais pequeno da gama da Volvo foi pensado para ostentar a mais baixa pegada de CO2 de sempre entre os modelos da marca, ao mesmo tempo que não deixa de evidenciar a preocupação com a funcionalidade, o conforto e, claro, com a segurança, como é apanágio da marca.

Personalidade e caráter

O EX30 foi apresentado ao mercado nacional num evento com pompa e circunstância, na Casa da Música do Porto, onde a nova coqueluche da Volvo ficará em exibição durante a próxima semana.

A paleta de cores do Volvo EX30 contará com cinco tonalidades exteriores vibrantes, que lhe conferem caráter e personalidade, desde o elegante Cloud Blue ao brilhante e expressivo Moss Yellow, inspirado nos líquenes que crescem nas rochas ao longo da costa oeste sueca.

Por fora, destacam-se as jantes de grandes dimensões e o típico design dos elétricos do emblema sueco, com uma frente fechada e faróis em formato do martelo de Thor.

Já no interior, destacam-se os detalhes a cores e texturas personalizáveis, feitos a partir de materiais reciclados e renováveis, como a ganga, o linho e a lã.

A ideia da Volvo é oferecer uma experiência de utilizador simplificada, com a adoção de um único ecrã, de 12,3 polegadas. Para além disso, uma barra de som surge a toda a largura do painel de instrumentos (é possível acrescentar ainda o sistema de som Harman Kardon), o que permitiu criar mais espaço de arrumação nas portas, que não precisam de acomodar as colunas. Outro detalhe que foi eliminado das portas, passando para a consola central, foram os controlos de abertura e fecho das janelas.

Para os ocupantes do banco traseiro, há compartimentos nos encostos dos bancos dianteiros para guardar pequenos objetos, como o telemóvel, enquanto uma caixa de arrumação desliza para fora da consola central.

Veja todos os Volvo elétricos disponíveis no Standvirtual

Segurança Volvo

O EX30 foi desenvolvido para ser tão seguro como seria de esperar da Volvo e tem como objetivo proteger não só o condutor e ocupantes, como também outros condutores, peões ou ciclistas em ambientes urbanos agitados.

Para tal, inclui de série um alerta de abertura de porta, que consegue avisar, através de sinais visuais e sonoros, sempre que um ocupante esteja prestes a abrir a porta em frente a um ciclista, motociclista ou outro utente da via que esteja a passar.

O alerta de abertura de porta é uma das várias funcionalidades da Tecnologia Safe Space, que inclui ainda a recente tecnologia de retenção ou um sensor especial capaz de detetar os movimentos dos olhos e do rosto cerca de 13 vezes por segundo, identificando sinais de distração ou sonolência.

Volvo EX30 interior

Mas a Volvo não se fica pelos assistentes para garantir a segurança de quem segue a bordo: em termos estruturais, o carro foi produzido tendo como base os rigorosos requisitos de segurança criados para preparar os automóveis da Volvo para vários cenários do mundo real, com o reforço do safety cage, dos pilares A, B e C, bem como do tejadilho. E, tendo em conta que é um carro elétrico, o chassis e a safety cage são construídos com aço de alta resistência de forma a proteger a bateria em caso de colisão.

Artigo relacionado: Novo Volvo EX90: o carro mais seguro do mundo?

Três mecânicas, duas baterias

O EX30 será disponibilizado com três grupos propulsores e duas baterias de diferentes capacidades. Na base da gama, o Single Motor com bateria LFP promete ser um bom aliado para quem pouco sai da malha urbana ou faz habitualmente distâncias curtas. Com um motor elétrico traseiro de 200 kW (272 cv) e um binário máximo de 343 Nm, acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos, com uma velocidade máxima de 180 km/h, reclamando uma autonomia 344 quilómetros, garantida por uma bateria de fosfato de ferro-lítio com capacidade útil de 49 kWh e um consumo de 16,7 kWh/100 km.

A mesma mecânica pode ser associada a uma bateria NMC (lítio, níquel, manganésio e cobalto), de 64 kWh, capaz de percorrer até 480 quilómetros, também graças a um menor consumo (15,7 kWh/100 km). A variante Single Motor Extended Range reclama uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos.

Volvo EX30 som Harmon Kardon

Há, porém, uma variante mais apimentada. A Twin Motor Performance, como indica a sua designação, tira proveito de dois motores elétricos, um por eixo, para exibir uma potência de 315 kW (428 cv) e binário máximo de 543 Nm. A aceleração de 0-100 km/h faz-se em rapidíssimos 3,6 segundos (a velocidade máxima não sofre alterações), sendo esta opção anunciada com uma autonomia de 460 km quilómetros (ou seja, a mesma bateria de 64 kWh apenas perde 20 quilómetros face ao modelo com um só motor).

Estacionamento automático

O EX30 será o primeiro Volvo com Park Pilot Assist, que estaciona o carro sem ajuda do condutor, seja o lugar em paralelo, curvo, perpendicular, em diagonal ou em espinha. O sistema identifica lugares de estacionamento e, depois de o condutor escolher o espaço onde pretende deixar o carro, orientará acelerador, travão e direção até o automóvel ficar no sítio desejado.

Orientado para a sustentabilidade

A Volvo garante que conseguiu reduzir a pegada de CO2 em 25% face aos seus atuais modelos elétricos, utilizando, por um lado, menos alumínio e menos aço e, por outro, recorrendo a alumínio reciclado (25%) e aço utilizado (17%).

Também 17% dos plásticos usados são reciclados e, garante a Volvo, no fim da vida útil do EX30, 95% do automóvel é reciclável.

Preços do Volvo EX30 em Portugal

O preço é um dos grandes trunfos do novo Volvo EX30. O EX30 já está disponível para encomenda no mercado nacional, e as primeiras unidades começarão a ser entregues aos clientes no início de 2024. A versão base (Single Motor) é proposta a partir de 37.900 euros, ou 30.800€ se retirarmos o IVA. 

Apesar do posicionamento premium da Volvo, o EX30 chega ao mercado nacional com um preço mais competitivo do que alguns modelos concorrentes de marcas de volume, pretendendo ser um dos arautos da democratização dos elétricos entre as massas.

Em termos de equipamento, há três versões: Core, com tecnologia Safe Space, cruise control adaptativo, além de Google Assistant, Google Maps e Google Play Store (incluídos por 4 anos); Plus, que acresce sistema áudio da Harman Kardon e Pilot Assist; e Ultra, com teto panorâmico, Park Pilot Assist, câmara 360° e vista 3D.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Há vantagens em comprar um carro elétrico?

Claro que há. Apesar de ainda se poder considerar esta nova tendência da mobilidade elétrica como pouco frequente, o certo é que o volume de…

Onde abastecer o seu carro elétrico?

A mobilidade nas grandes cidades quer-se cada vais mais sustentável e menos poluente e é para lá que se caminha a passos largos, na direção…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…

Carros eléctricos vs híbridos: quais as diferenças?

Antes só havia duas motorizações (gasóleo e gasolina) para equipar o carro. Agora os carros eléctricos vs híbridos estão em voga. Descubra as diferenças. Se…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional