Novo Nissan Leaf

7 min

Novo Nissan Leaf. Saiba tudo sobre o renovado eléctrico da Nissan

Lançado pela primeira vez em 2010, a primeira versão do Leaf dominou durante largos anos o mercado dos carros elétricos. Agora renovado, o novo Nissan Leaf enquadra-se totalmente com a restante gama da Nissan e não só oferece mais autonomia, mas também mais potência, mais espaço e um vasto leque de tecnologias de ajuda à condução.

Mas será que o novo Nissan Leaf tem argumentos suficientes para “roubar” ao Renault Zoe o título de carro eléctrico mais vendido da Europa? Conheça-o ao pormenor.

Raio X do novo Nissan Leaf


Exterior

Exterior traseiro do novo nissan leaf
Fonte: Nissan

É no exterior do novo Nissan Leaf que residem as maiores diferenças desta para a anterior geração. Se o modelo lançado em 2010 não convencia pela sua aparência, para este modelo de 2018 a Nissan apostou num design mais convencional, e se não for um aficionado do mundo automóvel, dificilmente saberá pelo olhar que este automóvel da Nissan na verdade se trata de um elétrico.

Comparativamente à versão anterior, o novo Nissan Leaf cresceu 35mm em comprimento, 20mm em largura e está mais baixo 9mm, o que em conjunto com linhas mais aerodinâmicas inspiradas nas asas de um avião dão uma aparência mais dinâmica e contemporânea a este modelo.

No exterior destacam-se ainda a grelha frontal V-Motion que “esconde” os radares e sensores para todas as ajudas à condução, e ainda os novos faróis LED que causam bastante impacto quando vemos a dianteira deste carro.

Para choques do novo nissan leaf

Fonte: Nissan

Na traseira realça à vista um difusor na parte inferior do veículo digno de um carro de competição, que não só ajuda a melhorar a performance aerodinâmica deste automóvel como também lhe confere um aspecto bastante desportivo.

As jantes de 17 polegadas (de série) inspiradas no super desportivo Nissan GT-R e o tejadilho flutuante inspirado num avião de combate completam o design elegante e desportivo do Novo Nissan Leaf.

Interior

Interior do novo nissan leaf

Fonte: Nissan

No interior também foram feitas várias alterações para versão em relação à versão anterior do Leaf.

O habitáculo está agora mais centrado no condutor e numa experiência de condução mais prazerosa, como é o caso do ecrã digital no painel de controlo que pode ser totalmente personalizado, ou ainda o volante com o fundo plano, que transmitem todas as informações à pessoa que estiver a conduzir este carro, assim como incentiva a uma condução mais “picante”.

Também no interior deste carro é possível ver vários pormenores azuis que nos fazem sempre relembrar que tudo no novo Nissan Leaf se resume à eficiência. Desde costuras nos bancos, painéis das portas ou indicadores tecnológicos, todos estes detalhes estão pontuados com pormenores azuis.

Manípulo do novo nissan leaf

Fonte: Nissan

O seletor de velocidades com um design futurista é também um elemento de destaque no habitáculo do novo Leaf e que seguramente cativará a atenção de qualquer pessoa.

Os bancos têm agora mais suporte lateral que beneficiam uma condução mais desportiva, mas no entanto não é esse o principal elemento de destaque deste componente. A verdade é que existe uma possibilidade de equipar o seu novo Nissan Leaf com bancos forrados a partir de tecido reciclado. Mais uma prova que a sustentabilidade do ambiente é uma máxima da Nissan.

No que toca ao espaço interior, e embora as dimensões exteriores não tenham mudado significativamente em relação à geração anterior, a verdade é que existe bastante mais espaço no interior do novo Nissan Leaf, e o melhor exemplo disso é o espaço disponível para a bagageira. Cresceu 65L, oferecendo agora 435L de capacidade.

Motorização e tecnologia

Computador de bordo do novo nissan leaf

Fonte: Nissan

As baterias do novo Nissan Leaf produzem o equivalente a 150 cavalos de potência e 320NM de binário. Existe 38% mais energia do que aquela utilizada pela anterior geração do Nissan Leaf, fazendo com que a nova versão do elétrico da Nissan consiga cumprir dos 0 aos 100km/h em praticamente 9 segundos, quase 3 segundos mais rápido que o seu antecessor.

A autonomia anunciada pela Nissan é de 380km (120km mais do que a geração anterior), mas sabemos que no mundo real estes números dificilmente conseguirão ser cumpridos. Mas ainda assim, e sem grandes poupanças, as baterias do Nissan Leaf deverão ser capazes de percorrer cerca de 250km, o que, na maior parte dos casos, será mais do que suficiente para suprimir todas as suas necessidades de deslocação diárias.

Carregar totalmente o Nissan Leaf numa tomada convencional demorará cerca de 20h. Mas numa estação de carregamento rápido, carregar as baterias até 80% da sua carga demorará apenas 45min.

O novo Nissan Leaf está equipado com vários sistemas de ajuda à condução de série, incluindo um sistema de travagem de emergência automático, assistente de manutenção na faixa de rodagem, monitorização de ângulos mortos, ou até mesmo um sistema de estacionamento automático que não só o ajudará a estacionar o carro, mas também a sair do lugar de estacionamento.

Também de série constam sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e câmaras de visão 360º, ou ainda Apple CarPlay ou Android Auto, garantido total conectividade com o seu smartphone, seja ele iOS ou Android.

Na versão “Tekna”, a versão mais equipada do Novo Leaf, está incluída a tecnologia “Pro Pilot”, que é um sistema de condução semi-autónoma bastante avançado e que garantirá total segurança de todos os passageiros. E no que toca a segurança, é importante referir que o novo Nissan Leaf obteve 5 estrelas nos testes de segurança da Euro NCAP.

Todas as versões do novo Leaf estão equipadas com a tecnologia e-Pedal, um sistema de regeneração inteligente que faz com que praticamente nem tenha que tocar no pedal do travão enquanto conduz. Sempre que levanta o pé do acelerador, o Novo Nissan Leaf aplica ligeiramente os travões por si, regenerando assim mais energia e permitindo ter controlo total do carro utilizando apenas 1 pedal.

Com o novo Nissan Leaf é possível fazer download de uma aplicação que permite saber exatamente onde estacionou o seu veículo, saber quanta percentagem de bateria ainda lhe resta ou até mesmo ajustar a temperatura do interior do veículo remotamente para que este esteja à temperatura ideal quando entrar para o seu interior.

Preços

Os preços do novo Nissan Leaf começam nos 34 900€. Embora o valor possa ser relativamente elevado para um carro familiar compacto, a Nissan faz com alguma frequência campanhas e incentivos para a trocar do seu automóvel com motor a combustão por um automóvel elétrico, e se estiver atento a uma destas campanhas poderá conseguir poupar vários milhares de euros.

O Leaf tem uma garantia total de 3 anos ou 100 000km, como qualquer outro carro da Nissan, mas no caso concreto das baterias, estas têm uma garantia de 8 anos ou 160 000km, consoante o que acontecer primeiro.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Lexus LC500h: conheça este GT de luxo!

Um Grand Tourer com quase 400cv capaz de fazer consumos mais baixos do que um diesel compacto. Não acredita?! Olhe que existe e é o…

Review Renault Clio (2017)

O Renault Clio é, desde 2012, o carro mais vendido em Portugal. Mas porquê? Qual será o segredo para tamanho sucesso? Tentamos explicar o porquê…

Review BWW Série 3 (2019)

Em 2019 foi apresentada a 7ª geração do BMW Série 3, um modelo com mais de 40 anos de história e um dos mais bem…

Review Mercedes Classe A 180 (2017)

O Mercedes Benz Classe A está agora na sua 4ª geração, e apesar das duas primeiras gerações terem criado o paradigma de que eram carros…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional