Novo Hyundai Ioniq 6 autonomia 600 kms

4 min

Novo Hyundai Ioniq 6 tem mais de 600 km de autonomia

Os dados impressionam e a imagem é suficientemente sedutora para ameaçar modelos bem estabelecidos no mercado. O Ioniq 6 foi apresentado há um mês e a curiosidade foi tão bem aguçada que as reservas na Coreia do Sul, ao fim de 24 horas, já iam em mais de 37 mil.

No primeiro dia de pré-venda na Coreia do Sul, a Hyundai recebeu 37.446 pré-encomendas para o próximo Ioniq 6, batendo o recorde anterior de 23.760 para o Hyundai Ioniq 5, em fevereiro de 2021.

Mas, o que aparentemente é uma boa notícia para a Hyundai pode vir a pô-la em maus lençóis noutros mercados, já que, com a falta de componentes, nomeadamente de semicondutores, a produção tem sido afetada. Um problema transversal a toda a indústria automóvel, e a elevada procura coreana pelo Ioniq 6 poderá adiar o seu lançamento noutras regiões, nomeadamente na Europa, onde pretende destronar o Tesla Model 3 (ainda que os seus dados apontem para que rivalize com modelos como o Mercedes EQE ou o Porsche Taycan). Seja como for, a previsão é para que o carro chegue ao mercado português antes do fim do ano de 2023.

Novo Hyundai Ioniq 6 2023

Mas, não obstante este pequeno detalhe, o Ioniq 6 tem tudo para ser um vencedor: apresenta autonomia a rodos (algo essencial num elétrico), é possível recarregar a bateria de 10 a 80% em escassos 18 minutos graças à capacidade de acolher carregamentos ultrarrápidos e apresenta-se com um design apelativo. Mas vamos aos detalhes.

Interessado num Hyundai Ioniq? Faça uma pesquisa no Standvirtual

Design simples, mas distinto

Hyundai Ioniq 6

A Hyundai explicou que o Ioniq 6 tem “um design distinto e simplificado”, conseguido graças à “estreita cooperação entre engenheiros e designers”. O resultado é um automóvel visualmente apelativo com o impressionante coeficiente de arrasto de 0,21 (o carro de produção mais aerodinâmico do mundo é o Mercedes EQS com um coeficiente de resistência 0,20).

Interior como um casulo

Novo Hyundai Ioniq 6 interior

Construído sobre a plataforma E-GMP, a mesma que está na base do premiado Ioniq 5, o habitáculo distingue-se por ser extremamente espaçoso. O piso é plano e todos os detalhes foram pensados para criar uma atmosfera que lembrasse uma espécie de casulo.

Com 4,86 metros de comprimento, os eixos distam uns pouco comuns 2,95 metros, sendo que os passageiros traseiros beneficiam ainda do facto de os bancos à frente surgirem mais magros do que é costume ver. Já o conforto é garantido, mais ainda quando se optar por equipar o carro com bancos específicos idealizados para promover o relaxamento.

Há ainda um sistema de iluminação ambiente que inclui uma função que altera a intensidade da iluminação nos bancos da frente à medida que o carro ganha velocidade (Speed Sync Lighting). Quatro pontos iluminados no volante indicam o estado de carga da bateria.

Novo Hyundai Ioniq 6 luz interior

Autonomia de mais de 600km

O Ioniq 6 será disponibilizado com duas baterias (53 e 77,4 kWh) e dois sistemas de tração (traseira ou integral). Ambas as baterias serão propostas com tração traseira, mas apenas a maior será conjugada com os dois motores que fornecem tração às quatro rodas.

O consumo de energia mais eficiente é alcançado com o carro de tração traseira, com bateria de menor capacidade e jantes de 18 polegadas: menos de 14 kWh/100 km em ciclo WLTP. No entanto, a versão capaz de reclamar a maior autonomia, de mais de 600 quilómetros, será a mesma com bateria de 77,4 kWh.

Já o Ioniq 6 mais potente de tração integral terá ao dispor 325 cv e promete acelerar de 0-100 km/h em 5,1 segundos. A velocidade máxima é de 185 km/h.

Artigo recomendado: E os 5 carros elétricos que carregam mais rapidamente são…

Conectividade e tecnologia

Novo Hyundai Ioniq 6 Standvirtual

A instrumentação e o sistema multimédia é o mesmo do que foi apresentado com o Ioniq 5: dois ecrãs de 12,3 polegadas lado a lado.

Na assistência à condução, o Ioniq 6 chegará equipado com o sistema SmartSense da Hyundai, com funcionalidades que admitem a condução semi-autónoma de nível 2, em que a intervenção regular do condutor, sempre que, por exemplo, há obstáculos, ainda é obrigatória.

O Ioniq 6 será o primeiro modelo da Hyundai a oferecer atualizações over-the-air, que evita as idas à oficina sempre que há uma qualquer atualização de software.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional
+3000 Carros novos para venda. Pesquise e Peça agora uma Proposta!
This is default text for notification bar