Nissan Ariya o novo crossover 100 elétrico da marca nipónica

5 min

Nissan Ariya: o novo crossover 100% elétrico da marca nipónica

Depois do racional Leaf, a Nissan arrisca na fórmula 100% elétrica com um Ariya a esbanjar potência: o mais “fraquinho” debita 218 cv, mas mais para a frente haverá uma variante Performance com 394 cv.

O Nissan Ariya une vários atributos, dos cobiçados SUV, ao requinte e estilo dos coupés, ao mesmo tempo que se apresenta 100% elétrico para uma mobilidade mais ajustada ao meio ambiente (e às exigências europeias).

O Ariya, que já pode ser reservado mediante o depósito de 300€ (reembolsáveis no caso de a reserva ser cancelada), começa a chegar a Portugal ainda este ano, inicialmente na versão de duas rodas motrizes e bateria com 63 kWh de capacidade útil.

Neste caso, o automóvel garante uma autonomia para até 403 quilómetros, com um consumo WLTP para circuito misto de 17,6 kWh/100 km, o que poderá significar que, em cidade, com a regeneração de energia proveniente das desacelerações e das travagens, se conseguirá percorrer uma maior distância com um único carregamento.

Os 160 kW (218 cv) disponibilizados pelo motor elétrico são apoiados por um binário máximo de 300 Nm, que se sentem no instante em que se pisa o acelerador.

Novo Nissan Ariya eletrico

Quanto custa um Nissan Ariya?

Mais para a frente chegarão as versões com bateria de 87 kWh de capacidade útil: uma de tração dianteira, com 242 cv, e autonomia para 520 quilómetros; e outra, e-4ORCE, com dois motores elétricos (um por eixo), para uma potência de 306 cv com binário de 600 Nm, e tração integral, capaz de percorrer 493 quilómetros com uma só carga.

Nas prestações, a versão de entrada vai de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 160 km/h; a de 87 kWh 4×2, leva mais uma décima de segundo. O 87 kWh e-4ORCE “voa” até aos 100 km/h em 5,7 segundos, atingindo os 200 km/h. Já a vindoura versão Performance acelera de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos (autonomia de 400 quilómetros).

Há três modos de condução, selecionáveis na consola central: Standard, Eco e Sport. Paralelamente, há três níveis de regeneração: em Drive (D), a energia da inércia é aproveitada sempre que se tira o pé do acelerador; em Brake (B), a par da energia da inércia, a ausência de pressão no acelerador faz com que o carro vá travando ligeiramente; e, quando acionado, o e-Pedal transforma o pedal do acelerador também em travão (mas não estanca o carro, obrigando sempre à utilização do travão quando se pretende parar).

Conforto e tecnologia

Novo SUV eletrico Crossover Nissan Ariya Standvirtual

O novo Nissan Ariya utiliza a plataforma modular da Aliança CMF-EV, que lhe confere um habitáculo espaçoso para todos os cinco ocupantes. No interior, evidencia-se o cuidado com a construção e a utilização de materiais de boa qualidade, o que lhe dá uma aura de carro premium.

Também a tecnologia dá uma ajuda a esta sensação: os controlos da climatização, por exemplo, são hápticos e encontram-se num painel de madeira.

Com instrumentação digital de 12,3 polegadas e um ecrã tátil, de também de 12,3 polegadas, a Nissan resolveu apostar na integração das aplicações e métodos da Google. E, no sentido de evitar distrações, um head-up display permite não tirar os olhos da estrada para praticamente nada.

Novo SUV Crossover Nissan Ariya interior

Procura um Nissan elétrico em segunda mão

Bancos, volante e consola central são ajustáveis e pelo habitáculo há diversos espaços de arrumação de distintas dimensões (há até um segundo porta-luvas!). Já a mala oferece 468 litros nas versões de tração dianteira e 415 litros nas variantes e-4ORCE, o que não faz do Ariya uma referência do segmento. A seu favor, porém, o facto de ter sido encontrado um espaço alternativo para os cabos de carregamento.

Novo SUV Crossover Nissan Ariya eletrico volante

E, por falar em carregamentos, a bateria admite carregamentos de até 130 kW em postos de corrente contínua, indo de 10 a 80% em 35 minutos (bateria de) ou em 40 minutos (87 kWh). Em wallbox, de 7,4 kW ou 22 kW, a bateria de 63 kWh leva 3h30 a ficar pronta para mais uma viagem, enquanto a de 87 kWh precisa de mais quase duas horas.

Novo SUV eletrico Crossover Nissan Ariya espaço interior

Para maior comodidade de quem segue a bordo, o Ariya pode ser equipado com um assistente pessoal, com reconhecimento de voz com compreensão avançada da linguagem natural, além de um programador inteligente de rotas. Já na segurança, o automóvel chega equipado com o Nissan Safety Shield 360º, que inclui monitor de visão inteligente, aviso anticolisão frontal, manutenção na faixa, travagem de emergência e tecnologia de travagem traseira automática de emergência.

Leia também:

0 min

Nissan Ariya o novo crossover 100 elétrico da marca nipónica

Nissan Ariya o novo crossover 100 elétrico da marca nipónica

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional