Mercedes-Benz e BMW desistem do CES 2022

5 min

Mercedes-Benz e BMW desistem do CES 2022

A Mercedes-Benz e a BMW anunciaram que este ano não comparecerão presencialmente no CES 2022 em Las Vegas. Os gigantes alemães citaram os efeitos da pandemia e a disseminação da nova variante ómicron como a razão por trás da sua decisão de cancelar.

O que é o CES?

O Consumer Electronics Show (CES) é o evento de tecnologia mais influente do mundo, assumindo-se como um “palco global para a inovação” onde as principais marcas fazem negócios e encontram novos parceiros.

O CES é uma montra para as empresas da área da tecnologia, desde fabricantes de hardware, a fornecedores de conteúdos. O evento ainda inclui um programa de conferências onde líderes empresariais mundiais abordam as questões mais relevantes da indústria.

Artigo relacionado: Será este o novo carro da Apple?

O evento acontece todos os anos em janeiro em Las Vegas, atraindo mais de 100.000 participantes de todos os cantos do mundo. Na edição deste ano, serão apresentadas algumas inovações inéditas em torno de NFTs (Non-Fungible Tokens), baseados em blockchain, soluções remotas de saúde, carros autónomos, jogos, comida e tecnologia espacial.

Resposta da Mercedes-Benz e BMW

“Visto que a saúde e a segurança dos nossos clientes, parceiros, funcionários e convidados são a nossa maior prioridade, e tendo em conta a situação atual em relação ao vírus COVID-19, decidimos cancelar a participação da Mercedes-Benz AG no CES 2022, após várias consultas”.

“Devido ao grande grupo de participantes e às diferentes regulamentações específicas de cada país, um planeamento sólido, seguro e inofensivo para todos os participantes infelizmente não é viável na situação atual. Lamentamos profundamente esta decisão, mas consideramos necessária”, disse um porta-voz do fabricante automóvel alemão.

Por sua vez, a BMW afirmou que “Durante muitos anos, o grupo BMW tem apresentado inovações no CES em Las Vegas. Devido à situação de pandemia, a BMW irá mover todas as atividades de media planeadas no CES para um programa totalmente digital transmitido ao vivo a partir da Alemanha”.

A notícia de que estas duas grandes empresas mudaram de ideias quanto à exibição será um grande golpe para os organizadores do evento.

Ao verem cada vez mais empresas a desistirem do evento presencial, a organização do CES 2022 afirmou que todos os esforços estão a ser feitos para garantir a segurança dos participantes. Apenas pessoas totalmente vacinadas e que usem máscara adequadamente terão permissão para entrar. Para além disso irá haver um posto de testagem à Covid-19 disponível no evento.

O que vai ser apresentado pela BMW e Mercedes-Benz

Por parte da Mercedes-Benz espera-se que revele o novo conceito Vision EQXX, um carro 100% elétrico com uma autonomia de 1000 km.

Já a BMW planeia apresentar um carro com painéis que mudam de cor e um sistema de cinema de última geração.

Outras grandes empresas que desistiram do evento presencial

Para além da BMW e Mercedes-Benz, também houve mais empresas a desistirem do evento presencial. Entre essas organizações encontram-se a Google, a General Motors, a Microsoft, a AMD, a OnePlus, a MSI, a Lenovo, a Intel, a T-Mobile, a AT&T, a Meta, o Twitter, a Amazon, a Proctor and Gamble, o TikTok, o Pinterest e várias fontes jornalísticas significativas para a cobertura do evento. 

Artigo relacionado: Escassez de magnésio na China ameaça indústria automóvel

Esta situação, embora com o objetivo de proteger a saúde dos funcionários das respetivas empresas do vírus ómicron, é particularmente problemática para novos negócios, que dependem de iniciativas de programas como o CES para ganharem notoriedade. Ainda assim, um número crescente de organizações com menor dimensão já informaram a difícil escolha de permanecer em casa e fazer as suas apresentações online.

A resposta da organização à saída de empresas do CES

A Consumer Technology Association (CTA), empresa criadora e produtora do evento CES, manteve-se inflexível na alteração dos planos e datas do evento que arrancou a 5 de janeiro.

“O CES 2022 será presencial de 5 a 8 de janeiro em Las Vegas com fortes medidas de segurança em vigor, e o nosso acesso digital também está disponível para as pessoas que não desejam ou não podem viajar para Las Vegas… A nossa missão continua a ser convocar a indústria e dar àqueles que não podem comparecer pessoalmente a capacidade de experimentar a magia do CES digitalmente”, disse a empresa num comunicado divulgado a 22 de Dezembro.

Gary J. Shapiro, CEO da CTA, acrescentou que o “CES vai e deve continuar em Las Vegas” e ainda acusou os media de “contar a história através das suas lentes de drama e grandes empresas”.

O CEO, considera que é altura de “voltarmos ao normal” e que “vivemos com a gripe a vida toda e sabíamos que havia riscos, vivemos com carros, vivemos com outras coisas, vamos ao supermercado e sinto-me mais confortável a ir ao CES, na bolha do CES apenas com pessoas vacinadas e com máscaras, do que a ir a um supermercado local.”

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional