melhores concept cars

6 min

Serão estes os 7 melhores concept cars da história?

Fique a conhecer como alguns dos melhores concept cars mudaram e definiram novos padrões no percurso da indústria automóvel.

Os concept cars foram surgindo logo com o início da invenção do automóvel. Embora o termo “concept” tivesse sido criado mais tarde, todos os protótipos e modelos de estudo apresentados até hoje pelas construtoras tiveram por base a irreverência e em alguns casos, a extravagância.

A essência principal de um concept car é deixar as marcas guiarem-se pela criatividade e pela utopia. Nenhum concept car exige a realização de testes e ensaios. Nenhum deve cumprir com todos os parâmetros de segurança geralmente requeridos nos modelos de série, pois a ideia não é produzi-lo em massa ou lançá-lo para o mercado.

Estes modelos servem também como base sobre o estilo e os novos padrões de design que determinada marca pretende anunciar para o futuro dos seus veículos.

Na verdade, o termo concept cars pode ser ambíguo. Por um lado, as marcas podem apresentar um protótipo que será convertido para um modelo de produção. Por outro, e na maioria das vezes, estes carros estão automaticamente associados ao fato de estes nunca verem a luz do dia.

Conheça alguns dos melhores Concept Cars que marcaram a história

1. Volvo Venus Bilo (1933)

Muito à frente da sua era, o Volvo Venus Bilo foi construído em 1933 para testar a reação dos consumidores sobre a marca dirigir-se para um visual mais aerodinâmico.

O seu design exterior diferenciava-se dos demais pela sua largura e pela integração dos faróis no para-lamas dianteiro.

Este concept car foi apenas isso, um conceito. A sua produção nunca avançou, mas acredita-se que tenha influenciado o desenvolvimento do PV36 Carioca, que foi lançado mais tarde, em 1935.

2. Chevrolet AeroVette (1976)

Chevrolet AeroVette

A marca Chevrolet testou várias vezes a construção de um Corvette com motor central. Em 1973 existia já o Corvette 4-Rotor, que era apenas um coupé experimental movido por um motor Wankel de rotação intermédia.

Contudo, esta tecnologia traduzia-se em altos consumos de combustível, que em nada o rotulavam como fiável. Em 1976, o mesmo modelo foi equipado com um motor V8 e renomeado AeroVette.

Resta concluir que a marca desistiu da ideia sobre equipar um Corvette com motor central. acabando assim,  por optar pelo tradicional posicionamento dianteiro até aos nossos dias.

3. Volvo Tundra (1979)

Volvo Tundra

Na década de 1970, a Volvo era conhecida por construir carros fiáveis, sólidos e seguros. Por sua vez, o design dos seus modelos não era descrito como muito aventureiro.

Para fazer frente a essa sua reputação, em 1979, a marca tentou mudar esta visão pública dos seus modelos. Nesse ano, a Volvo pediu a uma casa italiana de design para desenhar um carro familiar bem executado e voltado para o seu target maior.

Os esboços da casa de design italiana deram origem ao Tundra, um sedan  elegante de duas portas.

Embora a marca tenha optado por não avançar com o fabrico deste carro, foi através dele que a Citroën se inspirou para construir o Citroën BX, introduzido em 1982.

4. Chrysler Atlantic (1995)

Chrysler Atlantic

Em 1995 surge outro cativante concept car, o Chrysler Atlantic, que na altura, acabara por dividir opiniões sobre o seu estilo.

O Atlantic era um coupé elegante com inspiração retro, que serviu de homenagem ao Bugatti Atlantique Type 57 SC de 1938.

Equipado com um motor V8 com 360 cv de potência, o Chrysler Atlantic nunca passou da sua fase conceptual. Por outro lado, houve quem o apelidasse de “Hot Wheels” devido ao seu aspeto pouco promissor e caricaturado.

5. Bentley Hunaudières (1999)

Com a compra da Bentley em 1998, pelo Grupo Volkswagen, os executivos nunca esconderam a sua vontade de implementar mudanças marcantes na indústria automóvel.

O Bentley Hunaudières era a ilustração da direção que a marca pretendia seguir. Este era um coupé algo dramático, baixo, equipado com um motor de 8 litros com 8 cilindros, concebido para entregar 623 cv de potência.

Embora não tenha também deixado de ser apenas um conceito, o seu design foi considerado demasiado expressivo e cativante, servindo de inspiração para a primeira geração do Continental GT, lançado em 2003.

6. Peugeot 907 (2003)

Peugeot 907

O Peugeot 907 é outro fantástico concept car que nunca foi sequer comercializado. Mas não serve de motivação para não pertencer à nossa lista de melhores concept cars.

Apresentado no Salão Automóvel de Paris em 2004, este modelo nunca foi projetado para entrar em produção e sim para servir como protótipo da marca, que mostrava novas técnicas de design da Peugeot.

A Peugeot sempre foi perita em lançar concept cars. Mesmo sendo uma marca generalista, esta sempre acreditou nas suas ideias originais de forte inspiração pela arte e pelo estilo de vida francês.

Das escassas informações reveladas, sabe-se que foi equipado com uma caixa automatizada de 6 velocidades, acopladas a um motor V12 que, no fundo, era a junção de dois motores V6, existente no modelo 406 Coupé Pininfarina.

7. BMW Gina (2008)

BMW Gina

O GINA Light Visionary Model Concept é um concept car que foi apresentado pela BMW em 2008. A característica mais marcante é a carroçaria flexível feita em tecido, e desta forma, o nome “GINA” acabara por ser um acrónimo para “Geometry and Functions in “N” Adaptations”.

Este modelo serviu de estudo para soluções técnicas ao nível da aerodinâmica da carroçaria, e ao invés de metal, esta era coberta por um tecido flexível com memória de forma, que se moldava consoante a sua utilização.

Por exemplo, o BMW Gina dispunha de 4 painéis, sendo que um era ligado ao capot, dois às laterais e um à bagageira. Desta forma, o tecido sobressaía-se pela sua flexibilidade, resistência e durabilidade, mesmo nas situações de maior esforço de utilização.

Da mesma forma que o capot, também os faróis alteravam o formato, quase como se de pálpebras de um olho humano se tratasse.

Este protótipo foi desenvolvido pelo designer americano Chris Bangle, um conceituado projetista do ramo automóvel e responsável por muitos dos modelos do grupo BMW entre a década de 90 e meados dos anos 2000.

Veja também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional