MC20 novo supercarro da Maserati

4 min

MC20: o novo supercarro da Maserati

Com o nome de Stellantis, o resultado da fusão do conglomerado industrial Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e grupo PSA, que reúne os emblemas Peugeot, Citroën, DS e Opel (Vauxhall, em alguns mercados), deverá ser uma realidade no fim do primeiro trimestre de 2021. E, com isto, a PSA almeja chegar aos EUA. Mas do lado da FCA também há elevadas ambições, como ser a parte que oferece ao todo a “joia da coroa” sob a forma da italiana Maserati, a insígnia de luxo que nesta rentrée acaba de apresentar o seu primeiro supercarro em 15 anos.

Descrito como elegante e peso-pluma, o novo MC20 chega com características técnicas capazes de lhe granjear um lugar entre os mais velozes: acelera de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos, sendo capaz de atingir uma velocidade máxima de 325 km/h. Para tal vale-se do facto de ser capaz de extrair do motor de 3,0 litros uns valentes 630 cv de potência e um binário máximo de 730 Nm, geridos por uma transmissão automática de dupla embraiagem de oito velocidades. Claro que o desempenho também se deve a outros grandes detalhes, como a posição do motor, montado no centro, o que permite equilibrar pesos e massas. Já a diversão é garantida pela tração traseira.

O MC20 será comercializado na Europa a partir de 216 mil euros (aos EUA deverá chegar desde 230 mil dólares), sendo este um valor ainda sem impostos que se tornam pesados dadas as emissões e a cilindrada do motor – uma breve simulação coloca o valor do carro em Portugal mais próximo dos 300 mil do que da centena abaixo. Menos penalizada deverá ser a versão 100% elétrica prevista para o próximo ano – mas, claro, o preço base também não deverá ser o mesmo.

 
Veja todos os Maserati usados à venda no Standvirtual

 
Certo é que a FCA tem elevadas expectativas para o MC20, com o CEO da FCA Mike Manley a perspetivar o regresso da Maserati aos lucros já a partir do próximo ano, depois de em 2019 ter registado um prejuízo operacional de 199 milhões de euros. E até 2023 prevê-se mais novidades, como um novo SUV e modelos GranTurismo e GranCabrio.

“A Maserati está no início de uma viagem muito excitante”, analisou o responsável, citado pela Reuters, dizendo mesmo que a marca de Bolonha está destinada a ser a “joia da coroa” do futuro Stellantis. Isto porque, explica o empresário, a carteira da futura Stellantis não tem outra marca de luxo global.

O poder do tridente

Diz-se pelas redes que falta a este MC20 o porte agressivo de qualquer supercarro. Mas o tridente não engana e deixa adivinhar todo o poder que se esconde sob as linhas fortes e ao mesmo tempo extremamente simples, capazes de oferecer ao automóvel o que ele mais precisava: uma excelente aerodinâmica.

Maserati MC20 lateral
Maserati MC20 frente
Maserati MC20 traseira
Novo Maserati MC20 interior
Maserati MC20 interior
Interior novo Maserati MC20

Maserati MC20 lateral
Maserati MC20 frente
Maserati MC20 traseira
Novo Maserati MC20 interior
Maserati MC20 interior
Interior novo Maserati MC20

previous arrow
next arrow

A baixa resistência ao ar é conseguida ainda pela inclusão de saias laterais, pelas portas em forma de borboleta, com os puxadores que recolhem, ou pela linha descendente do tejadilho.

Além disso, o tridente surge na dianteira mesmo no meio de uma grelha encaixada entre duas entradas de ar que têm como objetivo gerar força descendente. Atrás, as formas do tridente exibem-se no vidro, mas é a parte inferior que arranca suspiros, com o escape duplo.

Por dentro também há notas dignas de registo, com acabamentos em carbono e alumínio, o que ajuda a manter o peso do carro baixo. A fibra de carbono é encontrada, por exemplo, no volante ou na consola central, enquanto o painel de instrumentação é digital, de dez polegadas. Ao centro do tablier, outro ecrã, também de 10’’, trata de tudo o que está relacionado com o sistema de infoentretenimento.

Já para quem está preocupado com os desaires do dia a dia, a Maserati decidiu mostrar que um supercarro pode continuar a primar pela funcionalidade, ao dotar o MC20 de um sistema que lhe permite passar incólume por qualquer lomba, ao elevar o veículo cinco centímetros. O extra só funciona até uma velocidade de 40 km/h.

 
Leia também:

 

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional