maior viagem de carro- mulher a viajar de carro

6 min

Saiba qual é a maior viagem de carro do mundo

Sabia que a maior rede de estradas do mundo começa em Portugal? Sabe qual é a maior distância entre dois pontos diferentes possível de percorrer apenas de carro? Nós explicamos tudo.

A questão pode não ser muito recorrente, mas é sem dúvida uma daquelas que gera bastante curiosidade e que pode ser um óptimo desbloqueador de conversa, sobretudo agora que nos aproximamos da época das roadtrips.

Antes de dizermos que a maior distância possível de percorrer de carro é qualquer uma, desde que andemos para a frente e para trás, importa realçar que neste estudo apenas consideramos distâncias entre 2 pontos diferentes, e será sempre a rota mais curta entre estes 2 pontos.

Ditas que estão as “regras”, vamos lá então começar a dissertar e saber qual é a maior viagem de carro possível de conduzir. Spoiler alert: não é do Alasca à Argentina, nem da África do Sul à Rússia. Começa em Portugal, e vamos explicar porquê.

Qual é a maior viagem possível de fazer num carro?


casal a viajar de carro

Essencialmente, no mundo, existem 4 principais redes de estradas: América do Norte, América do Sul, Austrália e o Euro..África…Asiático… essencialmente, aquele que “liga” a Europa, África e Ásia. Sendo que estes 3 continentes têm ligação por “terra”, seria de prever que a maior viagem do mundo começaria algures em África e terminaria algures na Ásia, certo?

Errado. É impossível irmos da África do Sul para a Ásia de carro. Mesmo que os 3 continentes estejam ligados por “terra” (e por terra entenda-se 3 pontes construídas pelo Homem que ligam as duas margens do canal do Suez, no Egipto (aquele que permite aos barcos chegarem da Europa à China em menos de 15 dias ao invés de durarem quase 3 meses).

Mas mesmo não havendo uma ligação física “natural” entre África e Ásia, existindo 3 pontes, seria possível conduzir entre os dois continentes. No entanto, o problema não está em passar do Egipto para Israel (mesmo ignorando todas as questões diplomáticas). O problema reside mais a Sul.

Qualquer rota que comece na África do Sul e tenha como destino um país do Norte de África terá obrigatoriamente que passar pela República Democrática do Congo, mais concretamente a Kinshasa, e aqui encontrará o primeiro grande entrave.

Esta é a última cidade até onde podemos chegar partindo da África do Sul, de carro, uma vez que do outro lado de Kinshasa, apenas atravessando um rio, está Brazzaville, capital do Congo. Mas as péssimas relações diplomáticas e o índice de pobreza tão baixo destes dois países e o facto de poucos habitantes terem carro fazem com que não haja nenhuma necessidade de ligação física entre as duas cidades, por isso teríamos que usar obrigatoriamente um ferry boat, e isso vai contra a “leis” deste “jogo” (nós, petrolheads, só queremos saber de carros!).

Mesmo que começássemos a nossa viagem em Brazzaville, a distância entre o Congo e o Israel é inferior à distância entre Portugal e Moscovo, por isso, a maior viagem de carro do mundo não pode começar em África.

Mas, viajemos agora até a América, o que nos impede de ir do Alasca até à Argentina de carro?

Porque razão a maior viagem de carro do mundo não liga as duas Américas?

casal a ver um mapa

Apesar da América do Norte, a América Central e a América do Sul estarem ligadas por terra, nestes 3 continentes apenas existem 2 grandes “redes de estradas”, que não se ligam entre si. E porquê? Porque existe uma zona na América Central, mais concretamente no Panamá, chamada “Região de Darien”.

Esta zona estende-se sensivelmente por 160km de comprimento e 50km de largura e é famosa por não ter uma única estrada que a atravesse, sendo uma zona de floresta densa e ocupada por narcotraficantes e guerrilheiros das forças colombianas e panamenhas que combatem o tráfico de droga entre os dois continentes.

Assim sendo, se começássemos uma viagem na região a Norte do Alasca, partiríamos de Prudhoe Bay e, de carro, apenas conseguiríamos chegar até Yaviza, no Panamá. Esta viagem teria um total de 12 070km, e apesar de precisarmos de mais de 6 dias a conduzir sem parar para conseguir unir estas duas cidades, está longe ainda de ser a maior viagem de carro possível de realizar.

Mas então, qual será a maior viagem de carro que podemos fazer, e porque é que esta começa em Portugal?

De Portugal à Rússia: a maior viagem de carro do mundo

A maior distância entre 2 cidades possível de percorrer apenas utilizando automóveis liga Portugal à Rússia, mais concretamente a Ponta de Sagres, no Algarve, à cidade russa que faz fronteira com a Coreia do Norte: Khasan.

Se começarmos a nossa viagem em Sagres, podemos conduzir 13578km até às cordilheiras região do Rio Aldan, na ponta mais a leste da Rússia. É ali que termina a rede principal de estradas que liga a Europa à Ásia.

Apesar destas duas cidades distarem mais de 13 500km, a maior viagem de carro do mundo não termina aqui. Para continuarmos neste périplo até sabermos o lugar mais distante até onde podemos chegar de carro, basta apenas apanhar algumas ligações entre estradas secundárias e chegamos até Khasan, a única cidade russa que faz fronteira com a Coreia do Norte e a cidade mais distante da Europa que integra a rede de estradas russa.

Por motivos que todos conhecemos, é impossível entrar com uma viatura própria dentro da Coreia de Norte, e como tal, nunca conseguiríamos chegar até à Coreia do Sul, por isso, neste momento, de Sagres até Khasan é a maior viagem que podemos fazer de carro, sem termos que apanhar nenhum avião nem tampouco um ferry boat.

Para fazermos os 14116km desta rota, apenas temos que atravessar dois postos de controlo de fronteiras: primeiro para entrar na Bielorussia, e depois para entrar na Rússia e passar a fronteira do Continente Europeu para o Continente Asiático.

Por isso, se ainda não tiver planos para este Verão e estiver com vontade de atravessar 8 países durante 6 dias e 19h a conduzir sem parar, aqui está uma ótima roadtrip que jamais irá esquecer!

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional