Lexus RX o luxo está nos detalhes

4 min

Lexus RX: o luxo está nos detalhes

O Lexus RX foi, em 1998, uma pedrada no charco, com o braço luxuoso da Toyota, que permitiu à marca nipónica vingar em mercados como os EUA (Lexus, dizem algumas teorias, desmentidas, seria nome de código para Luxury Export To The United States), a pôr nas estradas aquele que ficou conhecido com o primeiro SUV de luxo.

À quinta geração, o luxo continua a ser o seu cartão-de-visita, mas traz outros atributos importantes, como o facto de propor uma variante plug-in híbrida, capaz de percorrer até 65 quilómetros apenas com eletricidade.

Lexus RX frente

Com pompa, por dentro e por fora

O luxo começa logo na forma como o RX se apresenta, expressando-se nas linhas dinâmicas e abraçando a nova linguagem de design fusiforme, estreada com o NX, que vive da integração da grelha e de faróis mais compactos e angulosos, além de entradas de ar, vias mais largas e jantes de 21 polegadas.

Depois, dentro do habitáculo, a Lexus tratou de incorporar materiais de elevada qualidade, como a pele e camurça artesanal Takumi, não descurando a cada vez mais preciosa tecnologia. O conceito de cockpit Tazuna, que também tinha sido inaugurado no NX, baseia-se na ideia de que tudo deve estar voltado para o condutor, de forma a que este não tenha de se distrair da condução.

Lexus RX interior

Quanto custa um Lexus RX novo?

Assim, o ecrã da instrumentação, o painel de infoentretenimento e o head-up display estão posicionados para que o condutor não tenha quase que tirar os olhos da estrada e a atenção da condução.

No capítulo do conforto, a Lexus chama a atenção para o cuidado que dedicou à construção dos bancos, idealizados como assentos de primeira classe (e nem o frio nem o calor serão problemas: chegam com sistema de aquecimento e de ventilação).

Lexus RX standvirtual

Novo Lexus RX com segurança 5 estrelas

O Euro NCAP, programa de avaliação da segurança automóvel em solo europeu, atribuiu, em Dezembro, cinco estrelas ao Lexus RX.

Para tal, não foi alheio o facto de o SUV incluir de série o Lexus Safety System+, com assistência proactiva à condução, para manter sempre uma distância segura dos carros da frente (o cruise control adaptativo não precisa de ser acionado) e melhorias na deteção de obstáculos e de outros utilizadores da estrada, como peões e ciclistas.

novo Lexus RX standvirtual

Há ainda a possibilidade de incluir, como opção, um conjunto de sistemas de segurança, como assistência à mudança de faixa ou alerta de tráfego cruzado frontal, que usa monitorização de radar para alertar o condutor sobre o tráfego que se aproxima de ambos os lados.

Também pela primeira vez no RX, o sistema pré-colisão com assistência ativa da direção, que determina quando há uma grande possibilidade de colisão com um peão ou um objeto à frente e decide automaticamente se a intervenção do volante pode evitar danos maiores.

novo Lexus RX bancos

Artigo recomendado: Setor automóvel investe na economia circular

Híbrido e híbrido plug-in

O Lexus RX chega com duas mecânicas híbridas, o 350h com 250 cv e o 500h F Sport com 371 cv e tração integral, e uma plug-in, com o RX 450h+, a grande aposta em Portugal.

O PHEV associa um motor a gasolina de 2,5 litros a um motor elétrico, reclamando uma potência de 227 kW (309 cv), para prestações impressionantes, tendo em conta os seus 2.240 kg: acelera de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 200 km/h.

bagageira Lexus RX

A bateria, de 18,1 kWh, montada na parte inferior da carroçaria, o que baixa o centro de gravidade e não belisca a capacidade de carga, admite distâncias de até 65 quilómetros exclusivamente em modo elétrico. A Lexus realça ainda o consumo e as emissões homologados nos testes WLTP: 1,1 l/100km e 25 g/km, respetivamente.

Leia também:

0 min

Lexus RX o luxo está nos detalhes

Lexus RX o luxo está nos detalhes

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional