Kia E-Niro

5 min

KIA EV6, e-Niro e Sportage: Um legado de excelência

Conteúdo patrocinado por Kia

Ano após ano, a Kia tem-se afirmado cada vez mais como uma construtora vanguardista e que sabe criar produtos que vão ao encontro das reais necessidades de quem procura um automóvel.

Foi a marca pioneira na oferta de 7 anos de garantia do fabricante em tua a sua gama, é a marca com maior índice de satisfação junto dos seus clientes, e tudo isso culminou em 2021, quando o Kia EV6 foi considerado o carro do ano, o maior e mais prestigiado prémio que qualquer automóvel pode receber.

Estivemos ao volante do Kia e-Niro, do Kia Sportage e do Kia EV6, para mostrar de que forma o Kia EV6 inspirou os novos modelos da marca.

E começamos por falar do desing. Tanto o e-Niro como o Sportage claramente foram beber inspiração ao seu irmão “mais velho”.

No caso do Kia e-Niro, a marca sul corena modernizou profundamente as linhas, Sem perder por completo a silhueta do anterior, o exterior tem mais arrojo e mostra mais classe, principalmente nas carroçarias com tonalidades bi-partidas.

No interior, a cabine espaçosa e os bancos “emprestados” pelo Kia EV6 revelam-se excelentes companheiros de viagem, sendo um dos mais confortáveis e ergonômicos de toda a indústria automóvel.

O Kia Sportage, um dos modelos da Kia com maior sucesso em Portugal, foi também totalmente renovado, revolucionado, e podemos afirmar que é mais um Kia com um visual “não conformista”.
Herda do EV6 alguns detalhes visuais como as óticas traseiras em posição elevada, assim como a faixa luminosa a toda a largura do portão traseiro.

No capítulo da fiabilidade, a Kia é a única marca do mercado europeu a oferecer 7 anos de garantia sem limite de quilómetros nos primeiros 3 anos, ou 150.000km nos restantes em todos os modelos.

Aliás, como prova de resistência e durabilidade dos carros Kia, por exemplo, o novo Kia Sorento foi conduzido em situações extremas por mais de 1.1 milhões de quilómetros – o equivalente a dar 27 voltas ao mundo.

Quanto à tecnologia, tanto o e-Niro como o Sportage pediram “emprestado” o layout interior ao Kia EV6, e encontramos 2 ecrãs colocados lado a lado, sendo que o da esquerda cumpre as funções de instrumentação e o da direita acolhe todo o infoentretenimento. Ambos medem 12,3’’ e a ligeira curvatura orientada para o condutor permite uma excelente legibilidade.

Como é habitual em qualquer Kia, a marca nunca esquece a componente prática, e em ambos os carros encontramos atalhos na consola central para controlar multimédia, ou a climatização. Os atalhos são comutáveis, fazendo duplo uso de todos os botões, o que garante que encontramos aqui dentro um interior prático, mas minimalista.

E porque quando compramos um automóvel novo, a segurança deve ser um dos tópicos mais importantes a considerar, o Kia Sportage e o Kia Niro, tal como o Kia EV6, são automóveis considerados 5 estrelas pelo EuroNCAP, com pontuações próximas dos 90% no que toca a segurança de adultos e criança, uma das mais altas de toda a indústria automóvel.

Kia Sportage

E falemos agora de… performance. Um tópico que qualquer apaixonado por motores gosta de conhecer ao pormenor sobre qualquer automóvel. E deixem-me que vos diga que a performance de qualquer um destes Kia… impressiona. Esta marca já nos havia mostrado do que era realmente capaz de fazer quando lançou o Kia Stinger GT há alguns anos, equipado com um potente V6 de 3.3L e que debitava 370cv. E aquilo que a Kia fez foi transportar essa aprendizagem e esse prazer de condução para todos estes novos modelos. Sobretudo… o Kia Sportage na versão HEV. Ficamos impressionado com os 230cv sempre prontos a disparar quando o nosso pé direito assim o solicita, e sem que nada o fizesse prever. É um carro que nos dá tudo, sem prometer nada…

O Kia e-Niro e o Kia EV6, na sua versão standard, têm na verdade performances muito semelhantes, com ambos a cumprirem a aceleração dos 0 aos 100 em praticamente 7 segundos. Mas nos carros elétricos, o que realmente impressiona são as recuperações, graças ao binário máximo disponível instantaneamente, e estes dois, não são excepção. Garantem máxima diversão sem comprometer as características familiares.

Kia EV6

E por último, mas não menos importante, uma palavra para a sustentabilidade. A Kia tem traçado o seu caminho na mobilidade elétrica. A partir de 2023, a Kia tem como objectivo lançar dois modelos eléctricos por ano, numa ofensiva de produto que permitirá à marca perseguir o objectivo de aumentar o peso dos veículos eléctricos nas suas vendas globais dos atuais 17% para 52%, até 2030, e atingir a neutralidade carbónica até 2045. Ao longo dos próximos cinco anos, a Kia vai investir perto de 20,5 mil milhões de euros nesta área.
Tanto o EV6, como o e-Niro e o Sportage já reforçam parte desta filosofia, ou oferecem nas suas motorizações apenas versões eletrificadas ou 100% elétricas, contribuindo assim para um parque automóvel nacional mais verde.

A Kia tem crescido enquanto marca na europa a olhos vistos, e é também impressionante ver que apesar de se posicionar como uma marca generalista, são poucas as diferenças entre qualquer um destes modelos para os respetivos concorrentes de uma marca premium.

Encontra aqui todos os Kia disponíveis no Standvirtual

Mais artigos da mesma categoria

Novo Nissan Leaf. Saiba tudo sobre o renovado eléctrico da Nissan

Lançado pela primeira vez em 2010, a primeira versão do Leaf dominou durante largos anos o mercado dos carros elétricos. Agora renovado, o novo Nissan…

Lexus LC500h: conheça este GT de luxo!

Um Grand Tourer com quase 400cv capaz de fazer consumos mais baixos do que um diesel compacto. Não acredita?! Olhe que existe e é o…

Review Renault Clio (2017)

O Renault Clio é, desde 2012, o carro mais vendido em Portugal. Mas porquê? Qual será o segredo para tamanho sucesso? Tentamos explicar o porquê…

Review BWW Série 3 (2019)

Em 2019 foi apresentada a 7ª geração do BMW Série 3, um modelo com mais de 40 anos de história e um dos mais bem…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional