Inspec?a?o para carros ele?tricos e hi?bridos como funciona

5 min

Inspeção para carros elétricos e híbridos: o que muda

A inspeção obrigatória aos automóveis não distinguiu durante muitos anos veículos de mecânicas térmicas de carros movidos a energia elétrica ou com esta como apoio, como é o caso dos híbridos. No entanto, no fim do ano passado, isso mudou, com a introdução de um anexo (o Anexo X) com disposições específicas para carros elétricos e híbridos.

A necessidade de encontrar pontos específicos de inspeção está relacionada com o facto de haver cada vez mais carros elétricos ou eletrificados em circulação, cujas características são muito díspares dos seus congéneres apoiados em motores de combustão. E, se o sistema é distinto, também as falhas que colocam em causa a segurança do veículo são diferentes.

O que muda na inspeção de carros elétricos e híbridos?

Com o aumento do número de carros elétricos e híbridos em Portugal, o Instituto da Mobilidade e dos Transportes definiu vários pontos que devem ser analisados nestes veículos na hora da inspeção. A nova regulamentação para veículos elétricos e híbridos entrou em vigor no dia 1 de novembro de 2020 e trouxe vários pontos a analisar.

O Anexo X identifica precisamente esses pontos, incluindo o estado das baterias. Para que este seja analisado, o inspetor deverá verificar se as mesmas estão deterioradas ou com deficiência de estanquicidade.

 

Procura um carro elétrico em segunda mão?

 
Além das baterias, a caixa onde estas se encontram também é alvo de uma observação, sendo verificado se a mesma está danificada, se a sua fixação foi comprometida ou se o sistema de arejamento tem algum tipo de obstrução.

No caso dos circuitos elétricos de alta tensão, o documento obriga a uma verificação da cablagem e das ligações para perceber se estas estão deterioradas ou se revelam uma deficiente fixação. Paralelamente, devem ser verificados todos os cabos de massa e todos os equipamentos elétricos/eletrónicos presentes no circuito de alta tensão.

Por fim, passam também a ser analisados os dispositivos de segurança como o anti-arranque. Já no caso do sistema de carregamento, deve ser revista a proteção da tomada, a tomada e os cabos de carregamento – qualquer fissura ou rasgo poderá implicar o registo de uma anomalia.

Anomalias de diferentes gravidades

O documento que passou a integrar as regras da Inspeção não só refere o que deve ser analisado neste género de automóveis, como clarifica o que se trata de uma deficiência de gravidade baixa, média ou elevada, dividindo-as por Tipo 1, Tipo 2 e Tipo 3, respetivamente.

Por exemplo, nas baterias, enquanto uma caixa danificada representa uma deficiência do Tipo 1, todas as restantes anomalias relacionadas são do Tipo 2.

Artigo relacionado: Diferença entre carros híbridos, plug-in e elétricos

De referir que nas restantes secções, relacionadas com os circuitos elétricos de alta tensão, com os equipamentos elétricos e eletrónicos de alta tensão, com os dispositivos de segurança, com o sistema de carregamento ou com os cabos de carregamento, há anomalias dos tipos 1 e 2, não existindo nenhuma do Tipo 3. Ou seja, seja qual for a anomalia num carro híbrido ou elétrico relacionada com o seu sistema de alimentação será sempre de baixa ou de média gravidade, não existindo nenhuma que seja considerada muito grave.

O meu carro tem anomalias. O que fazer?

As tipologias das deficiências vão determinar os passos a seguir. Por exemplo, quando o veículo é reprovado com deficiências do Tipo 1, é possível circular com o automóvel sem quaisquer condicionalismos. No entanto, há um prazo de 30 dias para fazer todas as reparações antes de voltar ao centro de inspeção.

Aliás, mesmo que o número de anomalias do Tipo 1 não justifique o chumbo (menos de cinco), convém sempre tratar da sua reparação, já que a repetição da mesma anomalia numa inspeção futura transformar-se-á numa deficiência de Tipo 2.

Se o veículo for reprovado com deficiências Tipo 2, deixa de poder transportar passageiros ou carga até que seja aprovado numa nova inspeção. Esta deverá realizar-se até 30 dias depois, apresentando reparadas todas as anomalias identificadas.

Artigo relacionado: Inspeção automóvel: o que pode levar o seu carro a chumbar

No caso dos itens analisados nos automóveis elétricos e híbridos, não há nenhum que possa constituir uma deficiência do Tipo 3. No entanto, caso exista alguma destas noutro sistema do automóvel, como na travagem, apenas é permitida a circulação do veículo até ao local de reparação e posterior regresso ao centro de inspeção (que deve também ser feito no prazo máximo de 30 dias).

Seja qual for o tipo de combustível que alimenta o carro, há ainda a ter em conta dois novos tipos de deficiências. O primeiro está relacionado com o número de quilómetros, que passarão a ser verificados no sentido de prevenir fraudes com os conta-quilómetros nos atos de transações de veículos usados. O segundo prende-se com as operações de “recall” das marcas quando estão envolvidas questões de segurança e aspetos relativos à proteção do ambiente.

 
Leia também:

5 carros elétricos usados até 30.000€

Como manter as baterias dos carros elétricos

SUV híbridos a gasóleo disponíveis no mercado

Mais artigos da mesma categoria

Há vantagens em comprar um carro elétrico?

Claro que há. Apesar de ainda se poder considerar esta nova tendência da mobilidade elétrica como pouco frequente, o certo é que o volume de…

Onde abastecer o seu carro elétrico?

A mobilidade nas grandes cidades quer-se cada vais mais sustentável e menos poluente e é para lá que se caminha a passos largos, na direção…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…

Carros eléctricos vs híbridos: quais as diferenças?

Antes só havia duas motorizações (gasóleo e gasolina) para equipar o carro. Agora os carros eléctricos vs híbridos estão em voga. Descubra as diferenças. Se…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional