Inspeção automóvel pode levar carro chumbar

4 min

Inspeção automóvel: o que pode levar o seu carro a chumbar

Conduzir até um centro de inspeção automóvel pode não ser o momento mais prazenteiro para um automobilista, mas não há como lhe escapar. Porém, para não sair de lá com um chumbo (e consequentes gastos extra), saiba o que pode fazer para garantir que o seu carro passa à primeira e reveja previamente todos os pontos mais críticos.

Inspeção automóvel: 3 graus de gravidade

Na avaliação feita aos veículos pelos inspetores, nem todos os defeitos têm a mesma gravidade. Há as que não põem em causa a revalidação do título e as que mandam o carro encostar às boxes.

Para se perceber o que pode levar um carro a chumbar é preciso compreender que existem anomalias de três distintas gravidades.

Defeitos de tipo 1:

Os defeitos registados com “grau 1” são leves, ou seja, são assinalados e convém que na inspeção seguinte tenham sido corrigidos, mas não impedem o automóvel de circular. Isto porque são anomalias que não afetam nem as condições de utilização do veículo nem as suas obrigações de segurança para com os ocupantes e para os outros. Podem ser uma lâmpada fundida, uma das luzes dos piscas avariada ou um limpa para-brisas que não funciona.

Mas, apesar de os defeitos de “grau 1” não serem preocupantes, convém prestar atenção: se forem detetados muitos (mais do que cinco), o inspetor poderá decidir uma reinspeção e, até à data desta, todas as minudências deverão ser corrigidas.

Defeitos de tipo 2:

Depois, há os defeitos de “grau 2”, tidos como graves. Nestes casos, as anomalias identificadas afetam as condições de utilização ou de segurança, mas não impedem o carro de circular, ainda que muitas vezes só o possa fazer sujeito a algumas condições. Um problema com a suspensão, por exemplo, pode determinar que o veículo só possa rolar sem carga e sem ocupantes até que seja cumprida uma reinspeção.

Artigo recomendado: Quando é que tenho de levar o meu carro à inspeção?

No âmbito dos defeitos graves, também podem ser consideradas alterações ao veículo que não foram devidamente homologadas – neste caso, é necessário proceder à homologação antes de regressar ao centro de inspeções. Caso a mudança não seja homologada, será necessário revertê-la para voltar a ser um “bom aluno”. Por isso, o ideal é não avançar com nenhuma alteração (de pneus, jantes, cores, etc.) antes de verificar a sua possível homologação.

Defeitos de tipo 3:

Por fim, há o muito grave “grau 3”. E se for o caso muito provavelmente terá de voltar para casa a pé. É que uma anomalia catalogada com o “grau 3” põe em causa de tal forma a utilização ou a segurança que o veículo é imediatamente mandado parar. Um caso que pode justificar é o mau funcionamento dos travões.

A reinspeção

Um chumbo pode ocorrer por terem sido observadas mais do que cinco deficiências do tipo 1 em códigos de deficiência diferentes; uma ou mais deficiências do tipo 2 ou 3; e sempre que não seja efetuada a correção da deficiência ou deficiências anteriormente anotadas (1 passa a 2), exceto as relacionadas com livrete.

 
Procura peças específicas para o seu carro? Consulte a nossa seção de peças.

 
Sempre que tal ocorre, o facto obriga a uma reinspecção, agendada para os 30 dias que se seguem. Durante este tempo, o proprietário do carro poderá tratar de todos os detalhes mencionados pela reprovação do inspetor. Mas, caso este tenha comentado qualquer falha que não achou ser motivo de sinalização, aproveite para a corrigir – é que há detalhes que são de avaliação dúbia e outro inspetor poderá considerar a mesma anomalia de forma diferente.

E não tente voltar exatamente com os mesmos defeitos. É que isso apenas obrigará a uma nova marcação, desta vez nos 15 dias seguintes, e a um somar de gastos.

Quanto custa a inspeção e reinspeção automóvel

No caso de um automóvel ligeiro, a inspeção regular tem um custo de 31,51€ e uma reinspecção de 7,89€, a que se soma, claro, as deslocações e o tempo gasto – é que o processo em si não demora mais do que 15 minutos, mas não é invulgar encontrar longas filas de espera.


Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Portagens: qual é a classe do meu veículo?

Os critérios para estabelecer cada uma das quatro classes estão definidas na lei (Decreto-Lei n.º 39/2005) e baseiam-se na altura do veículo. Classe 1 Motociclos e…

Saiba qual o valor de IUC do seu veículo

O IUC é um imposto que precisa de pagar todos os anos no mês da matrícula do seu veículo e, neste ano de 2024, as…

Quando devo mudar os pneus do meu carro?

Manter os pneus do seu carro em bom estado de circulação é uma das maiores garantias de segurança e eficiência do seu automóvel. O desgaste…

Como mudar o pneu do meu carro?

Está enrascado e precisa urgentemente de mudar o pneu do seu carro? Descubra neste artigo a forma mais fácil e prática de mudar os pneus…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional