Inspeção automóvel novas regras

5 min

Inspeção automóvel: conheça as novas regras

Desde o dia 1 de novembro de 2020 que as inspeções automóveis têm novas regras nascidas para dar resposta às inovações tecnológicas desenvolvidas pela indústria do setor. Conheça quais e prepare o seu veículo para não ter surpresas.

Nos últimos anos, os automóveis deixaram de ser meros meios de transporte para se afirmarem como centrais tecnológicas, a ponto de até haver uns que praticamente conduzem sem intervenção humana. Aliás, em determinadas circunstâncias, já o fazem; apenas ainda não dispensam a presença de alguém ao volante. Mas, para tal, foram adotadas tecnologias que, até aqui, não eram alvo de inspeção – isso mudou no dia 1 de novembro, com a aplicação do diploma de Deliberação n.º 723/2020, publicado em Diário da República a 3 de julho deste ano.

Artigo relacionado: Carros autónomos: como será o futuro da mobilidade?

Assim, “as observações e verificações”, lê-se no diploma, “visam confirmar a manutenção das boas condições de funcionamento de todo o equipamento do veículo”, sendo que o documento prevê que, para verificar pontos importantes a controlar, “podem ser removidos elementos desmontáveis como tapetes, tampas, coberturas, painéis ou outros”, desde que a sua remoção não careça do uso de ferramentas.

Nas várias regras, também ficam esclarecidos pontos que causavam dúvidas, como a limpeza: se o carro estiver sujo a ponto de não ser possível a verificação, chumba.

Identificação do veículo

No início da inspeção técnica, a identificação é crucial para que o resto do processo se desenrole, sendo que, quaisquer impossibilidades de efetuar a ligação dos elementos do carro aos dados da sua documentação, irá comprometer a realização da inspeção. Por isso, a primeira coisa que o inspetor deve fazer é verificar “se a marca, modelo, número de quadro e matrícula correspondem aos especificados nos documentos de identificação do veículo”. Além destes, deverá também verificar se “a utilização do veículo é coerente com a sua categoria e classificação e, se for caso disso, com eventual licenciamento para a atividade”.

 

Vai trocar de carro? Faça uma pesquisa no Standvirtual

 
No caso de não ser possível continuar a inspeção por impossibilidade de identificação, além de interromper de imediato o ato inspetivo, na ficha respetiva deverá ser anotado o facto, escrevendo “É necessário regularizar a identificação do veículo num serviço desconcentrado do IMT”. Caso chegue à inspeção um veículo que reprovou por esse motivo, as verificações ficam condicionadas à apresentação de documento emitido pelo IMT que permita a sua circulação.

Por outro lado, se a verificação da identificação do veículo for validada, passar-se-á à fase de verificações.

Verificações e ensaios

Ao longo do processo de inspeção, são verificados: equipamento de travagem; direção; visibilidade; luzes, refletores e equipamento elétrico; eixos, rodas, pneus e suspensão; quadro e acessórios de quadro; emissões; e outros equipamentos, como cintos de segurança e airbags. Nestes, destaque para a nova indicação para verificar os sistemas eletrónicos de Direção Assistida (EPS), de travagem (EBS) e de controlo de estabilidade (ESC).

Híbridos e elétricos com novas regras

Há ainda novas disposições específicas para veículos híbridos e elétricos, nomeadamente a verificação das condições das baterias de tração e respetivas caixas, do sistema de carregamento ou dos equipamentos elétricos e eletrónicos diversos do circuito de alta tensão.

Artigo relacionado: Quando é que tenho de levar o meu carro à inspeção?

Outros veículos que passaram a dispor de um quadro inspetivo próprio foram os de transporte de crianças e de transporte de deficientes.

Limpeza passa a ser fator importante na inspeção automóvel

Importante é o facto de a limpeza passar também a ser avaliada, não por uma questão estética, mas porque a experiência dos centros de inspeção dita que a sujidade é muitas vezes usada para ocultar ou disfarçar defeitos. Assim, refere o diploma, “quando as condições de limpeza prejudiquem as observações durante a inspeção, o veículo deve ser reprovado e o inspetor deve descrever na ficha de inspeção a não realização dos ensaios e verificações correspondentes à inspeção” o ocorrido.

Anotação especial para carros com quilómetros alterados

Outra novidade está relacionada com o número de quilómetros: “sempre que numa inspeção é observada a alteração do número de quilómetros constante do odómetro (conta-quilómetros), traduzida na sua diminuição relativamente a uma inspeção anterior, tal facto deve ser anotado na ficha de inspeção através da menção “Quilometragem com alteração”, mantendo-se a referida anotação em todas as inspeções subsequentes”. No caso de existir um documento emitido por entidade com competência para o efeito, tal facto deve ser anotado na ficha de inspeção através da menção “Alteração da quilometragem justificada”.

Também foram definidos novos valores máximos de opacidade dos gases de escape e fica decidido que “várias deficiências do mesmo tipo, nos mesmos pontos inspecionados, devem ser classificadas no tipo de deficiências imediatamente superior”. Isto, caso seja “possível demonstrar que o efeito combinado dessas deficiências representa um risco acrescido para a segurança rodoviária”.

 
Leia também:

O que é a inspeção tipo B?

5 carros usados a gasolina por menos de 20.000€

4 citadinos usados até 10.000€

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional