Livro de revisões de carro

4 min

A importância do livro de revisões de carro

Se vai vender ou comprar um carro usado, o livro de revisões atualizado é o primeiro indício de que o veículo teve uma manutenção cuidada. Mas há mais motivos para não perder de vista este documento do carro: na hora de acionar a garantia, é o livro de revisões que comprova que cumpriu as exigências do fabricante.

É que prevenir é o melhor remédio. A máxima serve para quase tudo na vida, e também para os automóveis. O mesmo será dizer que a melhor forma de garantir o correto funcionamento da mecânica, contribuindo ativamente para a longevidade de cada componente do veículo, é antecipando eventuais problemas. Os especialistas defendem que uma manutenção preventiva faz maravilhas pela “saúde” do seu carro, mas fundamental é mesmo o cumprimento rigoroso do plano de revisões programadas, que não é mais do que uma bateria de exames para despistar ou diagnosticar o risco de maleitas.

Nas inspeções periódicas, são observados o estado de conservação e funcionamento de todos os componentes e sistemas do veículo, sejam mecânicos ou elétricos. Existindo falhas, problemas ou lugar à substituição preventiva de alguma peça, estes devem ser registados no livro de revisões do carro.

Livro de revisões atesta o histórico do carro

Manter o manual do automóvel atualizado com os carimbos das visitas periódicas à oficina é, então, uma das melhores formas de conquistar um comprador ou garantir que está a adquirir um veículo bem assistido. A partir daquele documento é mais fácil conseguir obter todo o historial do automóvel, pois fornece os registos detalhados das operações efetuadas, bem como a localização das oficinas onde foram realizados os serviços, no caso de ser necessária alguma informação adicional.

 

Vai trocar de carro? Faça uma pesquisa no Standvirtual

 
Para além de servir para comprovar que todas as revisões e manutenções foram efetuadas nos prazos estipulados. Um ótimo “cartão de visita”, portanto.

Garantia intacta

Na hora de acionar a garantia do seu automóvel, é importante que consiga comprovar que fez uma boa utilização do seu veículo e que cumpriu o plano de revisões indicado pelo fabricante. Legalmente não está obrigado a fazer as revisões numa oficina da marca do seu veículo, mas para não perder o direito à sua garantia, os serviços realizados devem cumprir os parâmetros estabelecidos pelo fabricante do veículo.

O livro de revisões permite comprovar que, mesmo fora das instalações oficiais da marca, os procedimentos foram seguidos à risca — o construtor só pode negar uma reclamação na garantia se for demonstrado que o problema está relacionado com um erro da oficina ou com a utilização de peças de fraca qualidade, tal como especificado na alínea nº 69 do novo Regulamento.

Despistar quilómetros adulterados

Um dos maiores receios de quem pretende comprar automóvel usado é a adulteração dos quilómetros. O livro de revisões não garante que a quilometragem anunciada seja real, mas ajuda. Se o proprietário do carro em que está interessado apresenta toda a documentação impecável, incluindo o livro de revisões completo, a probabilidade e o risco de fraude são menores.

Artigo relacionado: Como verificar se os quilómetros são verdadeiros?

Se as revisões e as respetivas manutenções tiverem sido feitas nos tempos recomendados e previstos pelo fabricante, torna-se mais fácil perceber se a quilometragem é real ou não. Basta confirmar as datas que aparecem inscritas no caderno de manutenção do veículo e comparar os quilómetros associados a cada uma das intervenções para perceber se existe coerência com o estado atual da mecânica.

Livro de Manutenção Digital

Na era digital, os documentos em papel têm os dias contados. Vários fabricantes já disponibilizam o relatório do serviço digital, um sistema on-line para proprietários de veículos, que permite o registo dos trabalhos realizados tais como serviços de manutenção.

Em caso de extravio do livro de manutenções, todas as entradas documentadas podem ser recuperadas imediatamente através do Livro de Manutenção Digital. Os serviços de manutenção e quilometragem respetiva permanecem ali documentados.

 
Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Saiba como funciona a isenção de IPO para carros clássicos

Um Veículo de Interesse Histórico é aquele que tenha pelo menos trinta anos de matrícula e um estado de conservação de acordo com o original,…

Cinto de segurança de 3 pontos faz 61 anos

É provavelmente um dos equipamentos que mais vidas salva todos os dias na estrada. O cinto de segurança de três pontos, que, além de agarrar…

O Mercedes-AMG One está finalmente pronto para entrega

Desde o nascimento da Fórmula 1 que os engenheiros sonham em trazer a tecnologia das corridas para a estrada. Agora, com o Mercedes-AMG One, o…

Green NCAP atribui pontuação máxima a apenas 2 modelos

A avaliação nas categorias ar limpo, eficiência energética, produção de gases com efeitos de estufa e motor incidiu sobre 24 automóveis que, alega o organismo…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional