Paulo de Vilhena

3 min

Como potencializar o seu negócio: A importância das vendas digitais

A pandemia veio sem dúvida acelerar a transição para o digital, mas não tomou, nem tomará o lugar das vendas físicas. No entanto, estar presente no mundo online é imperativo para alavancar as suas vendas, seja ele qual for o negócio, mas particularmente, no mundo automóvel.

Em todas as áreas paira no ar o medo de que a transformação para o mundo digital venha aniquilar totalmente as vendas analógicas, mas o mais certo é que, e sobretudo em negócios de valores mais elevados, como é o caso de um automóvel, enquanto do lado do comprador estiver um ser humano, necessitará de haver um outro humano do lado do vendedor.

Os clientes terão sempre a necessidades de que existe uma “alma” do outro lado, seja na resposta a um SMS, na resposta a um telefonema, ou apenas saber que fisicamente está um ser humano do outro lado, do lado da venda.

O lado humano continua e continuará portanto a ser extremamente importante no processo comercial. Mas não podemos negar o facto que as vendas digitais têm vindo a ganhar um peso enorme. Todas as pessoas procuram online o próximo produto que vão comprar, seja uma peça de roupa, um eletrodoméstico, uma casa, ou claro, um carro. E tendo em conta que as próximas gerações estarão ainda mais envolvidas no mundo digital, esta tendência terá potencial para se multiplicar nos próximos anos.

A “futurologia” não é uma ciência exata, e no que toca a tentar adivinhar o futuro das vendas digitais, ninguém poderá dizer com certeza o que vai acontecer no dia de amanhã. Mas continuará a haver um nicho de pessoas que apenas continuará a fazer compras pessoalmente, e haverá outro nicho que quererá comprar tudo digitalmente. As percentagens destes nichos é uma das grandes incógnitas do mundo das vendas.

Como tal, e porque cada cliente, para si, é símbolo de lucro e fluxo de caixa, deverá estar preparado para as duas situações. Não deverá descorar as vendas “do século XX”, as vendas cara a cara, mas deverá estar preparado para poder vender um carro de forma 100% digital.

A velha máxima “o cliente é que sabe” aplica-se na perfeição neste caso, e no futuro, os clientes é que vão decidir de que forma querem comprar o seu próximo carro. Se quiser aumentar as suas vendas, deverá estar preparado para vender um carro seja de que modo for.

Leia também:

 

 

Mais artigos da mesma categoria

Conheça 5 passos para ter um concessionário digital

Se tem um concessionário e não possui nenhum ponto de contacto com o cliente na internet, já deve ter sentido uma queda significativa nas vendas.…

Como potencializar o seu negócio: Os segredos da negociação

No mercado automóvel, o maior segredo de uma boa venda está sempre numa excelente compra, e só através de um bom poder de negociação conseguirá…

Market Report 2021 – Standvirtual

Se o ano de 2020 foi desafiante, o ano de 2021 trouxe-nos desafios acrescidos. O retorno à normalidade proporcionado pelas medidas sanitárias e de vacinação,…

Como potencializar o seu negócio: Como gerar credibilidade e confiança

Não há dúvida que a credibilidade e a confiança que os clientes têm nos seus fornecedores são um dos melhores indicadores na hora da conversão…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional