Carro elétrico Huawei

4 min

Huawei apresenta o seu novo… carro elétrico

O mercado automóvel é o novo alvo da Huawei. A marca chinesa, que é uma das três maiores fabricantes de dispositivos móveis a nível mundial (ultrapassou a Apple em 2019, tornando-se na segunda maior empresa do ramo, só atrás da Samsung, com 295 milhões de unidades vendidas), quer ganhar protagonismo como fabricante de automóveis, sem ter de construí-los. Algo que há muito pode ser feito na indústria. E a entrada em cena dos carros autónomos abriu novas oportunidades para as gigantes tecnológicas explorarem.

É pouco provável que, ao contrário da Apple, a Huawei pretenda vir a assumir-se no futuro como uma marca de automóveis. Mas uma empresa desta dimensão não vai, certamente, perder a “boleia” do carro elétrico e conectado, com tecnologia de ponta que permite guiar um carro sozinho e de modo seguro.

Dos 5000 funcionários que a empresa tem a trabalhar exclusivamente na produção de sistemas para automóveis, quase metade está dedicada ao desenvolvimento de módulos de condução autónoma, que a companhia pretende vender a outros fabricantes.

Carro autónomo que carrega por indução

A marca chinesa de tecnologia acaba de apresentar, em parceria com a compatriota BAIC, o seu primeiro automóvel elétrico. O Arcfox Alpha S é uma berlina premium, de estilo moderno, concorrente direto do Tesla Model 3, e que estará à venda nas lojas da Huawei, na China, ainda este ano.

O modelo foi apresentado com uma única opção de bateria de iões de lítio, com 93,6 kWh de capacidade, para uma autonomia com uma única carga que varia entre os 525 e os 708 quilómetros, dependendo da versão. O sistema dispõe de um programa especial de cargas ultrarrápidas, permitindo obter 50% da carga em apenas 15 minutos. Já numa wallbox convencional, a operação de recarga ficará completa num máximo de 7 horas, sendo que o Alpha S também permite o carregamento por indução.

 

Veja todos os carros elétricos à venda no Standvirtual

 
No entanto, será, sem dúvida, na tecnologia de bordo que vamos encontrar os mais fortes trunfos competitivos do HuaweiCAR. Começando na conexão 5G e seguindo com as valências do sistema operativo HarmonyOS (alternativa ao Android), com o fabricante a garantir a total compatibilidade entre o smartphone e o cockpit inteligente. A visualização de conteúdos do primeiro pode ser feita no para-brisas do carro, que se transformará, para o efeito, numa tela de alta definição com 70 polegadas.

Em posição destacada no painel de instrumentos, sobressai a presença de um enorme ecrã 4K de 20,3 polegadas, a partir do qual se comandam todas as funções do carro, desde o sistema de infoentretenimento até às funções de condução autónoma.

Na versão mais evoluída, com nível 3 de condução autónoma, o veículo chega equipado com LiDAR, com diversas câmaras e mapas de alta definição, que controla os outros utilizadores da via e a sinalização vertical e horizontal, sendo mesmo capaz de realizar uma ultrapassagem de forma 100% automática.

A dotação tecnológica incorpora reconhecimento por voz e funcionalidades de comunicação por gestos para que não seja necessário tocar em nenhum tipo de comando físico.

Os preços da versão de acesso, no mercado chinês, começam nos 251.900 yuan, qualquer coisa como 32.045€ ao câmbio atual.

 
Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Há vantagens em comprar um carro elétrico?

Claro que há. Apesar de ainda se poder considerar esta nova tendência da mobilidade elétrica como pouco frequente, o certo é que o volume de…

Onde abastecer o seu carro elétrico?

A mobilidade nas grandes cidades quer-se cada vais mais sustentável e menos poluente e é para lá que se caminha a passos largos, na direção…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…

Carros eléctricos vs híbridos: quais as diferenças?

Antes só havia duas motorizações (gasóleo e gasolina) para equipar o carro. Agora os carros eléctricos vs híbridos estão em voga. Descubra as diferenças. Se…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional
+3000 Carros novos para venda. Pesquise e Peça agora uma Proposta!
This is default text for notification bar