Guia completo para conduzir no inverno

5 min

Guia completo para conduzir no inverno

Dias cinzentos, má visibilidade, piso molhado, gelo… No inverno, a estrada está cheia de ratoeiras. Mas há formas de minimizar os riscos, começando desde logo por perceber que conduzir nesta estação do ano requer cuidados especiais.

Saiba como conduzir de uma forma segura no inverno

Informe-se

Nada pior do que ser apanhado desprevenido por um temporal ou por uma nevasca a meio de uma viagem. Por isso, as aplicações com informação meteorológica podem ser uma mais-valia. Não comece a preparar uma saída sem antes consultar as previsões do tempo que vai fazer. Em condições extremas, se puder adiar a expedição, não arrisque. Caso contrário, avance para o resto das nossas dicas.

Saia com tempo

A probabilidade de, no inverno, chegar junto do automóvel e encontrá-lo coberto de gelo é uma realidade. Raspar está fora de questão já que o ato irá danificar vidros e chapa. Também não use água quente: a diferença de temperatura pode provocar um vidro estalado. Se estiver com pressa, faça-o sempre com água fria.

Artigo relacionado: Prepare o seu carro para o mau tempo

As intempéries provocam mais caos nas estradas, filas intermináveis e pequenos incidentes. Tudo junto resulta em inevitáveis atrasos – não saia em cima da hora.

Se a viagem for longa e pelo caminho houver previsão de estradas com neve e gelo, previna-se com um kit de emergência, com alguns produtos de primeiros socorros e alguns alimentos com elevado teor energético. Confirme se tem o triângulo em condições e se os coletes estão à mão. Pelo sim, pelo não, leve sempre consigo um power bank para não correr o risco de ficar sem bateria no seu telemóvel.

Trate bem dos seus pneus

O bom estado dos pneus pode ser a diferença entre ter ou não um acidente. Eles são o único ponto de contacto do automóvel com a estrada e é neles que deve depositar a sua confiança. Ou não. Para não correr riscos desnecessários, verifique com regularidade a profundidade dos rasgos dos pneus e procure perceber se não apresentam quaisquer danos: fissuras, fendas, bolhas… Depois, trate de verificar a pressão dos pneus todas as semanas e, definitivamente, antes de uma grande viagem. Não siga o conselho daquele amigo que lhe falou que no inverno os pneus devem ter uma pressão menor para melhorar a aderência: não é verdade; siga as instruções do fabricante.

Artigo relacionado: Deve usar pneus de inverno em Portugal?

A opção por pneus de inverno não é essencial na maioria das regiões portuguesas. No entanto, nas regiões mais altas, são de considerar. Se for para estradas com neve, equacione adicionar correntes.

Verifique a mecânica

Não é só o exterior do carro que sofre com o inverno. O coração do automóvel também se poderá queixar com o frio. Tenha em atenção o tempo do óleo do motor que, com o frio, tem tendência a tornar-se mais denso, sobretudo quando muito sujo, prejudicando a sua circulação pelo motor.

Artigo relacionado: Aprenda a preparar o carro para o Inverno

No líquido da refrigeração, pondere adicionar anticongelante, numa proporção de 50/50. E, já que está com as mãos na massa, complete o reservatório de água do limpa para-brisas – é essencial para ajudar a visibilidade.

Teste a bateria

Se a bateria já tiver mais de cinco anos, está na altura de se começar a preocupar com ela. Pode sempre verificar o seu estado numa oficina. E é de o fazer no inverno, altura em que a mesma se encontra sob maior pressão pelo facto de estarmos constantemente a exigir dela, ao ligarmos o ar condicionado, o limpa para-brisas, as luzes de nevoeiro. E às vezes tudo isto ao mesmo tempo…

Adapte a condução

Um bom condutor não é aquele que comanda o carro em qualquer situação, mas o que sabe adaptar a sua forma de condução dependendo das situações. Em condições invernosas, é de considerar reduzir a velocidade – piso molhado, com neve ou gelo irá ditar uma maior distância de travagem. Não abuse dos travões e prefira reduzir a velocidade com a caixa de transmissão.

Cuidado com a hidroplanagem! Se sentir falta de aderência ao passar por um lençol de água, tente manter a direção a direito, desengatando e deixando o carro recuperar o controlo e a tração.

Artigo relacionado: Dicas para conduzir à chuva ou com inundações

Preste atenção!

A atenção ao volante é sempre essencial, mas mais ainda quando existem vários fatores a jogar contra si.

Mantenha os olhos atentos a todos os que usam a estrada, não apenas aos outros condutores, mas também a peões (se há poças de água, levante o pé do acelerador e não brinde ninguém com uma molha) ou a ciclistas.

No entanto, não é apenas a visão que é essencial para evitar problemas. A audição poderá ser uma enorme aliada. Por isso, mantenha a música num volume que não perturbe a perceção de outros sons e ruídos.

 
Leia também:

6 dicas para tornar o seu carro mais seguro

Como guardar um carro clássico durante o inverno

Os SUV mais seguros de 2019

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional
+3000 Carros novos para venda. Pesquise e Peça agora uma Proposta!
This is default text for notification bar