Como guardar um carro clássico durante o inverno

5 min

Como guardar um carro clássico durante o inverno

Manter um automóvel fora de circulação nem sempre é a forma mais fácil de o poupar a estragos. Isso é ainda mais visível quando se tem entre mãos um carro clássico, cuja idade exige maior respeito e, acima de tudo, melhores tratos. Mas, com o mau tempo, muitas vezes essa é a única forma de resguardar o cansado amigo e respetiva mecânica.

 
Veja os carros clássicos à venda no Standvirtual

 
Por isso, nos meses mais frios e marcados por intempéries, saiba como manter um automóvel clássico a salvo de estragos. E não se esqueça: mesmo em garagem, desde que em condições para circular, o seu automóvel deve manter a apólice de seguro em dia e o imposto de circulação atualizado.

Saiba como guardar o seu carro clássico durante o inverno

1. Prepare o carro

Antes de o guardar, verifique todos os níveis, de água, óleos e combustível. Não arrume o seu carro com o óleo em mau estado só porque não vai circular ou com o depósito de combustível quase na reserva. Será essencial ter óleo em perfeito estado para quando voltar a dar à chave. E nesse instante não vai querer que os resíduos que se depositam no fundo do tanque do combustível tenham liberdade para invadir toda a mecânica e circuitos.

Além do mais, um tanque com espaço vazio irá condensar e recolher a humidade, o que pode resultar na corrosão do tanque e na invasão de água no combustível, seja gasolina ou gasóleo. Por isso, antes de o arrumar na garagem, trate de visitar uma bomba de combustível. É que quanto mais cheio estiver um tanque, menos problemas existirão.

Artigo relacionado: Carros clássicos: como pedir a isenção do IUC

Ainda antes de lhe virar as costas, certifique-se de que o carro está bem lavado e seco – a sujidade pode ser corrosiva e acabar o período de hibernação com danos na pintura que o obrigarão a despesas desnecessárias. Por fim, lubrifique as fechaduras, evitando que encravem pela falta de uso (não se esqueça da bagageira).

2. Planeie visitas à garagem

O inverno é, por vezes, maior que os três meses de calendário, e o amigo clássico acaba por ficar arrumado mais tempo do que gostaríamos. No entanto, isso não é um problema desde que, durante a permanência em retiro, não se esqueça da sua existência e planeie visitas regulares ao mesmo. Até porque há aspetos que precisam de atenção quase semanal, como a bateria.

O tempo que uma bateria mantém a carga vai depender da sua idade, mas também da saúde da mesma, para a qual contribuem fatores externos, como as condições meteorológicas. Além disso, se o automóvel tiver várias exigências elétricas, como um alarme, a bateria está em constante esforço. Caso o automóvel esteja reservado numa garagem particular, e inacessível durante várias semanas ou meses, poderá equacionar simplesmente desligá-la, retirando um dos bornes. Se pelo contrário, o carro estiver nas proximidades, reserve alguns minutos por semana para ligar o carro e deixá-lo a funcionar por uns minutos – essa operação deverá ser o suficiente para que a bateria se vá recarregando.

Artigo relacionado: Saiba como funciona a isenção de IPO para carros clássicos

Mas cuidado: quando ligar o carro tenha atenção se há uma boa ventilação, para que não se acumulem gases nocivos, e não deixe o carro sozinho. Em vez disso, pressione o pedal do acelerador, elevando as rotações até às 2000 rpm, fazendo com que todos os sistemas “acordem”.

Nestas visitas, preste ainda atenção aos travões, pressionando o pedal, mas também soltando o freio de estacionamento.

3. E se o carro ficar parado na rua?

O estacionamento em garagem particular facilita em vários pontos a manutenção do mesmo enquanto está fora de circulação. No entanto, se a única opção for deixá-lo na rua, poderá protegê-lo de diversas formas.

Comece por retirar quaisquer objetos de valor que chamem a atenção. No entanto, não deixe um carro que vai ficar parado por algum tempo estacionado num sítio ermo e sem luz; prefira colocá-lo numa via movimentada, com comércio à vista. Mas evite arrumá-lo debaixo de uma árvore.

Artigo relacionado: Carros clássicos: 5 GTI que todos gostavam de ter

Poderá ainda optar por “escondê-lo” sobre uma capa própria, o que tem pontos positivos e negativos. É que, por um lado, protege a carroçaria das agressões exteriores, como a chuva e o gelo, mas, por outro, pode aguçar a curiosidade de um qualquer larápio.

Seja como for, se não tiver um alarme instalado (se o tiver, ponha o carro a trabalhar todas as semanas para que a bateria ganhe uma nova vida), invista num dispositivo de imobilização, o que ajuda a evitar que o carro arranque sem a chave apropriada. Pode também instalar um localizador no seu veículo.


Leia também:

Carros clássicos: 4×4 que nunca passam de moda

Diferença entre carros clássicos, pré-clássicos e antigos

8 carros desportivos usados por menos de 20.000€

Mais artigos da mesma categoria

Portagens: qual é a classe do meu veículo?

Os critérios para estabelecer cada uma das quatro classes estão definidas na lei (Decreto-Lei n.º 39/2005) e baseiam-se na altura do veículo. Classe 1 Motociclos e…

Saiba qual o valor de IUC do seu veículo

O IUC é um imposto que precisa de pagar todos os anos no mês da matrícula do seu veículo e, neste ano de 2024, as…

Quando devo mudar os pneus do meu carro?

Manter os pneus do seu carro em bom estado de circulação é uma das maiores garantias de segurança e eficiência do seu automóvel. O desgaste…

Como mudar o pneu do meu carro?

Está enrascado e precisa urgentemente de mudar o pneu do seu carro? Descubra neste artigo a forma mais fácil e prática de mudar os pneus…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional