Fraudes automo?veis online como se proteger

5 min

Fraudes automóveis online: como se proteger

A internet é, atualmente, uma das melhores aliadas para quem quer vender ou comprar um carro, sendo fácil para quem anuncia chegar a muita gente com um único anúncio e, para quem procura, comparar as várias ofertas disponíveis. No entanto, com a facilidade também vêm riscos, e há sempre alguém que pode ver na “web” uma forma de cometer fraudes automóveis online. Não é, porém, razão para virar as costas a esta ferramenta. Até porque há formas de se defender e proteger.

Saiba como se proteger de possíveis fraudes automóveis online:

Use sites de confiança

Não ponho o seu carro à venda num site qualquer. Escolha um que tenha um historial que fale por si, como é o caso do Standvirtual, onde poderá não só encontrar uma enorme quantidade de veículos como comparar a oferta de uma forma prática e fácil.

 

Faça já uma pesquisa no Standvirtual

 
Identifique o vendedor/comprador

Nunca se sabe quem está atrás de um ecrã e a identidade é facilmente disfarçada. Por isso, existem tantos casos bem-sucedidos de phishing, termo que se dá à tentativa fraudulenta de obter informações confidenciais como nomes de usuário, senhas e detalhes de cartão de crédito – basta um e-mail com uma identidade falsa que achamos conhecer. Por isso, para evitar ser vítima de possíveis fraudes automóveis online, peça informações sobre a identidade de quem está do outro lado: uma pequena pesquisa na Internet muito provavelmente trará algum resultado, nem que seja numa qualquer rede social.

À vista de todos

Se estiver tudo certo e estiver confiante de que se trata de uma identidade verdadeira, não baixe já a guarda. Quando tratar de marcar o encontro, escolha um sítio seguro, ou seja, à vista de todos.

Combine encontrar-se durante o dia num sítio movimentado. Idealmente, não vá sozinho – se for comprar, faça-se acompanhar por um mecânico que lhe poderá dar uma ajuda preciosa na avaliação do carro que tem debaixo de olho, mas que se pode revelar uma dor de cabeça, com problemas bem escondidos.

Artigo relacionado: Checklist para comprar carro usado

Informe-se sobre o automóvel

Se estiver no lugar de comprador, trate de procurar informação credível sobre o automóvel. Quando se encontrar com o vendedor, verifique a chapa de matrícula e se há algo de estranho na mesma que possa indiciar que tenha sido trocada. Guarde o código da mesma para inspecionar mais tarde o historial do carro. Espreite os números impressos nos vidros e confirme se estes coincidem com os do chassi.

Desconfie da quilometragem

Tapetes gastos, pedais a revelar desgaste, puxadores das portas lassos. Todos estes sinais apontam para uma conclusão: um carro muito usado e viajado. E se o conta-quilómetros mostrar um número reduzido para os anos que o automóvel apresenta está na altura de pôr um travão na compra: este carro teve o odómetro adulterado!

Artigo relacionado: Como verificar se os quilómetros são verdadeiros?

Se for o comprador, faça um test-drive

O automóvel passou todos os testes e é mesmo o carrinho que lhe fala ao coração. Para além disso, as revisões estão em dia e os documentos não revelam nenhum problema de maior. Também um olhar mais atento não detetou mazelas que possam indiciar um acidente grave que pudesse ter comprometido o comportamento do veículo. Tudo parece bem encaminhado. Mas, calma. Não avance para uma compra sem antes conduzir o carro dos seus sonhos. Se quem o está a vender recusar a ideia será porque tem algo a esconder. É seguir para o próximo anúncio… Mas, caso haja permissão para dar uma volta, tente perceber como se sente aos comandos do veículo e de como este se comporta: teste travões e todas as velocidades da caixa (se houver dificuldade a engrenar as mudanças é mau sinal).

Artigo relacionado: O que deve analisar num test-drive?

Se for o vendedor, espere pelo pagamento

A fraude pode estar nos dois lados da moeda. Se é verdade que quem está a comprar receia ser enganado, quem está a vender também tem razões para ter os sentidos em estado de alarme.

Seja como for, há maneiras de garantir que o processo se realiza com toda a transparência e segurança para ambos os lados. Assim, deverá aguardar pelo pagamento antes de entregar a chave e os documentos do carro. Pode optar por uma transferência, mas não se fique pelo comprovativo apresentado pelo comprador; confirme com o seu banco a entrada do valor.

Ainda no momento da troca, exija que o comprador faça uma apólice de seguro antes de lhe entregar o carro e anule a sua – será a forma de evitar problemas futuros.

 
Leia também:

Como saber se um carro não está penhorado

Como saber se um carro já teve acidentes

10 dicas para evitar comprar um carro acidentado

Mais artigos da mesma categoria

Como saber se um carro não está penhorado

Interessado num automóvel usado que à primeira-vista está impecável e a bom preço? Não tenha medo de avançar. O essencial é estar informado sobre o…

O que deve analisar num test-drive?

Primeiro que tudo não se sinta acanhado na hora de experimentar o carro. Se há a possibilidade de o adquirir, então experimenta e teste tudo.…

Quais são os custos da legalização de um carro importado?

Muitas vezes, importar um carro de um país europeu surge como uma opção a ponderar quando procuramos o nosso novo automóvel. Em alguns tipos de…

O que devo saber antes de pedir financiamento automóvel

É uma realidade: no momento de trocar ou adquirir um automóvel, são poucas as pessoas que conseguem pagá-lo a pronto. Por impossibilidade financeira ou gestão…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional