fiat dino o quase ferrari que mudou a empresa

4 min

Fiat Dino: o quase Ferrari que mudou a empresa

Apesar de as empresas, ambas de genes italianos, terem tido os seus destinos cruzados ao longo de quase meio século, nunca houve nenhuma confusão sobre qual o papel da Fiat e da Ferrari. Exceto uma vez, para concretizar o sonho de Alfredo “Dino” Ferrari (1932-1956) na forma de um motor V6, pensado para a Fórmula 2.

Dino, o primogénito de Enzo Ferrari, nasceu com a expectativa de seguir os passos do pai, o visionário fundador da Ferrari, em 1939. E o jovem era empenhado, tendo estudado nas melhores escolas europeias. Na altura da sua precoce morte, aos 24 anos, na sequência de uma distrofia muscular, Dino encontrava-se a desenvolver um motor de seis cilindros em V, com 1,5 litros e dupla árvore de cames à cabeça.

O motor viria a ser terminado por Vittorio Jano, que chegou a visitar Dino no hospital para debater detalhes do projeto. E, um ano depois, Enzo Ferrari batizou uma série de carros de corrida com o nome do filho, seguindo-se carros de estrada com a mesma referência, mas sempre da mesma marca.

As regras da FIA

No entanto, não chegava. Em meados dos anos 60 do século passado, o número de carros comercializados pela Ferrari não dava aos Dino o volume necessário para que continuasse nas pistas, devido a uma nova regra da FIA. A marca do Cavallino Rampante precisava assim de colocar o seu motor num modelo que pudesse ser produzido em maior escala. A solução desenhou-se, em 1965, com a Fiat, quatro anos antes desta marca ter adquirido 50% da Ferrari (participação que chegou aos 90% em 1988).

Veja todos os Ferrari usados à venda no Standvirtual

Com a popular Fiat, a Ferrari viabilizava o V6 ao conseguir que este fosse instalado em mais de 500 unidades num período de 12 meses. Nascia assim o Fiat Dino, derivado do Ferrari Dino produzido pela Ferrari, mas muito mais democrático em termos de preço. A variante spider brilhou no Salão de Turim, em 1966, e o coupé foi apresentado, no ano seguinte, ao Salão de Genebra.

A Fiat lançou dois Dino: o 2000, que correspondia ao Ferrari Dino 206, e 2400, que era a versão menos elitista do Ferrari Dino 246 (na marca de Maranello, o número representava a cilindrada, de 2,0 e de 2,4 litros, e o número de cilindros: 6, como idealizado pelo filho de Enzo).

O mesmo motor, com arquitetura V6 e em alumínio, era instalado numa posição central traseira pela Ferrari, ao passo que a Fiat optou por montá-lo à frente num carro de tração traseira, sendo capaz de debitar 160 cv às 7200 rpm (a Ferrari reclamava para a mesma mecânica uma potência de 180 cv, no entanto, crê-se que se tratou de um erro, já que os blocos saíam da mesma linha de montagem, não havendo qualquer diferença nos que iriam equipar um Fiat ou um Ferrari).

A carroçaria, construída em alumínio sobre um chassis tubular, que permitia oferecer uma boa rigidez torcional, foi desenhada, no caso do coupé, pela Bertone e a Pininfarina foi responsável pelo spider.

Um verdadeiro carro de estrada

Em 1969, os Ferrari e Fiat Dino beneficiaram de um upgrade, passando a apresentar um motor de 2,4 litros. O Fiat Dino 2400 estreou-se em Outubro de 1969 no Salão de Turim e, entre as novidades mais notáveis, estava a suspensão traseira independente. Além disso, o V6 passava a debitar 178 cv e era produzido em ferro fundido.

Artigo relacionado: Clássicos de Rali: a história do Audi quattro

As alterações permitiram que o carro oferecesse um binário máximo a uma rotação menor, tornando-o mais fácil de conduzir mesmo no meio do trânsito urbano. E as alterações estéticas davam-lhe uma aura difícil de passar despercebida: a nova grelha e os detalhes em preto mate tornavam o automóvel mais distinto.

O Fiat Dino permitiu à marca de Turim fazer uma espécie de declaração: podia ser um emblema para as massas, mas também era capaz de sair fora da caixa e construir carros de culto. Já a Ferrari beneficiou do facto de o motor ser vendido na quantidade necessária para o manter nas pistas. No total, entre os 2000 e os 2400, tanto coupé como spider, foram comercializados 7083 Fiat Dino, entre 1966 e 1973, o que superou as 500 unidades ano.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional