ferrari purosangue suv

4 min

Ferrari Purosangue: o “SUV” que não é um SUV

Passados 75 anos da sua fundação, a fabricante de automóveis desportivos italiana produziu aquilo que muitos chamam de SUV, embora os executivos da empresa torçam o nariz quando o termo é mencionado.

Segundo Gianmaria Fulgenzi, diretor de desenvolvimento de produtos da marca, o novo Ferrari Purosangue não é definitivamente um SUV, é apenas um Ferrari “mais prático e confortável”.

SUV ou não, a verdade é que ao criar um veículo mais alto, com quatro portas e tração às quatro rodas, a Ferrari juntou-se a outras marcas de carros desportivos de luxo que já contam com este tipo de modelos na sua gama, como a Lamborghini, Maserati, Rolls-Royce, Bentley, Aston Martin ou Lotus, por exemplo.

Quanto custa um Ferrari em segunda mão?

O novo Purosangue é ligeiramente mais curto e mais baixo do que o Urus, é alimentado por um motor a gasolina V12 de 6,5 litros e conta com “suicide doors” (em português portas-suicídio), nunca antes utilizadas pela marca em nenhum dos seus modelos.

ferrari purosangue portas suicidio

Motor e desempenho

Com uma potência de 725 cavalos, fica bem acima do V-8 twin-turbo do Lamborghini Urus Performante. A potência máxima é obtida às 7750 rpm, enquanto o binário máximo é de 716 Nm alcançado às 6250 rpm. Segundo a Ferrari, 80% do binário máximo estará disponível a partir das 2100 rpm.

Quanto à sua performance, o Purosangue atinge os 100 km/h em apenas 3,3 segundos e os 200 km/h em apenas 10,6 segundos. Ainda não foi comunicada oficialmente a velocidade máxima, mas estima-se que ronde os 310 km/h. Se tal for verdade, o Ferrari Purosangue será considerado o SUV mais rápido do mundo na sua classe.

Artigo recomendado: Descubra por que os Ferrari têm um som tão caraterístico

A transmissão é automática de dupla embraiagem e oito marchas, já o sistema de tração integral é o mesmo introduzido no FF e posteriormente utilizado no GTC4 Lusso.

ferrari purosangue traseira

Design

De forma geral, as dimensões do Purosangue lembram mais o GTC4 Lusso do que qualquer um dos seus rivais. Segundo os designers da Ferrari, o objetivo era criar uma separação clara entre a parte superior e a parte inferior do corpo do automóvel. A parte superior deve ser suave e elegante, e a parte inferior (composta por um difusor traseiro agressivo e revestimento das rodas que pode ser finalizado em fibra de carbono ou preto fosco) destina-se a comunicar a potência e a capacidade do carro. Os elementos separados ajudam a reduzir visualmente a altura do Purosangue.

ferarri purosangue assentos

Nova tecnologia de suspensão

De acordo com a Ferrari, a nova tecnologia de suspensão é “o componente crucial que permite que um veículo tão alto, grande e pesado atenda aos altos padrões da empresa para o desempenho e condução”.

Esta nova configuração utiliza amortecedores de válvula de carretel ativos da Multimatic (a mesma empresa que fornece amortecedores para algumas versões do Chevy Camaro). Esta nova configuração permite à Ferrari substituir a necessidade de barras estabilizadoras graças a um motor elétrico em cada canto que aplica força aos amortecedores para controlar os movimentos da carroçaria.

Artigo relacionado: Conhece estes 5 supercarros?

Interior

ferrari purosangue volante

O painel incorpora os mesmos displays digitais dos outros modelos da Ferrari, incluindo um painel de instrumentos de 26 cm para o motorista e uma tela para o passageiro da frente. O volante apresenta o familiar controlador de modos de condução juntamente com outras funcionalidades e botões. Para o teto foi utilizado fibra de carbono, mas também pode optar por um teto de vidro. Poderá ainda escolher para o interior diferentes combinações de couro e acabamentos em fibra de carbono.

Data de lançamento e preço

A produção do Purosangue arranca já este ano e as primeiras entregas estão previstas para o início de 2023, no entanto a própria Ferrari assume que não quer que este novo modelo represente mais do que 20% das suas vendas totais, o que significa que a procura vai certamente superar a oferta.

Esta exclusividade é também refletida no preço, que apesar de ainda não ser oficial, poderá rondar os 450 mil euros, sendo um preço bastante mais elevado do que os modelos da concorrência.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional