7 estradas nacionais ideias para uma road trip.jpg

4 min

7 estradas para fazer uma road trip em Portugal

Num país com pouco mais de 92.000 km2, não faltam traçados asfaltados para percorrer que fazem o gosto ao pé, mas também aos olhos. E, qual cereja no topo, todas têm características únicas. Por isso, saia mais cedo de casa e troque a enfadonha autoestrada pelas retas ou pelas curvas das rodovias nacionais. É caso para dizer que, nestes casos, a melhor parte da viagem é o caminho, não o destino.

Conheça as melhores estradas para viajar em Portugal

EN2, a Route 66 portuguesa

EN2 Góis Portugal

São 738 quilómetros que atravessam o país, cortando-o ao meio e passando por todo o género de paisagens, desde a transmontana Chaves até à cidade de Faro, cheia de reminiscências árabes. Por isso, esta é uma estrada que merece que se lhe dediquem alguns dias: a nossa dica é para que a percorra ao longo de cinco dias, dedicando cada um destes a um dos troços que a compõem: Santa Marta de Penaguião – Peso da Régua; Góis – Portela do Vento; Sertã – Abrantes; Ervidel – Aljustrel; e Castro Verde – Faro.

EN222, a romântica

EN222 Douro Portugal

Numa paisagem bucólica, tendo por cenário o Alto Douro Vinhateiro, a EN222, que liga Vila Nova de Gaia a Almendra (Vila Nova de Foz Côa), ao longo da margem esquerda do rio, é daquelas estradas que se devem fazer em boa companhia, desejavelmente uma com quem tenhamos uma ligação romântica. Caso esta não seja razão suficiente para embarcar nesta viagem, saiba que a EN222 foi eleita, em 2015, pela empresa de aluguer de automóveis Avis Rent A Car, a “melhor estrada para condução do mundo” (em segundo lugar ficou a Big Sur na Califórnia, EUA).

Artigo relacionado: Procura autocaravanas baratas? Apresentamos-lhe 7!

EN230, a hospitaleira

EN 230 Serra da Estrela Portugal

Também conhecida por a antiga estrada de Tortosendo, onde se inicia numa ponte com três entradas, a N230 oferece como cenário os limites do Parque Natural da Serra da Estrela, com imagens que parecem saídas de filmes épicos, até à Covilhã. Ao longo desta viagem demore ainda o tempo que for necessário para conhecer as pessoas com quem se cruzará pelo caminho e que nunca recusarão dois ou três dedos de conversa – é melhor ir com tempo.

EN112, a curvilínea

 

EN 112 Aldeias de Xisto Portugal

São apenas duas dezenas de quilómetros, mas das mais perfeitas curvas – não só o piso está novo, como a estrada foi alargada e as curvas mais apertadas revelam a inclinação recomendada. O caminho, pelo alto da serra do Açor, cumpre-se entre a Portela do Vento, por onde se cruza com a EN2, e a Pampilhosa da Serra, mas há vários motivos para sair da estrada principal e para tornar a viagem demorada, com visitas às localidades serranas inscritas nas Aldeias do Xisto: Fajão, Barroca, Janeiro de Cima, Janeiro de Baixo, Álvaro…

EN247, a atlântica

EN 247 Peniche Portugal

De Peniche a Cascais, são 117 quilómetros de um caminho que nos brinda muitas vezes com a visão desafogada do oceano Atlântico, mas também com a frescura sempre primaveril da serra. Com um rácio perfeito entre retas e curvas, é ainda uma estrada para quem seja apaixonado pela condução: parte do caminho é feito a serpentear, enquanto outra fração a desfrutar as extensas retas.

 

Descubra a autocaravana ideal para a sua viagem

 
EN246-1, um tesouro

EN-246-1 Marvão Portugal

São apenas dez quilómetros que ligam Castelo de Vide a Marvão, subindo ao cume da serra, mas é daqueles percursos que é obrigatório cumprir pelo menos uma vez na vida, com paisagens de cortar a respiração, recantos que parecem tesouros e muita história ao virar de cada curva. No fim da estrada, é indispensável a visita ao castelo de Marvão, de onde se tem uma visão a 360º sobre uma vasta área da raia alentejana.

EN267, a algarvia

EN 267 Monchique Portugal

Há quem ache que o Algarve se resume a praia e a golfe. Mas há muito a descobrir nesta região. De carro, a viagem a fazer é pela serpenteante EN267, entre São Marcos da Serra, concelho de Silves, e Monchique. Pelo caminho, não perca a oportunidade de visitar Alferce, cuja história se entrelaça com a permanência árabe na região até ao século XIII. Por fim, suba ao ponto mais alto do Algarve: a Fóia fica a 902m de altitude e a partir daqui, nos dias mais limpos, é possível avistar o oceano Atlântico.


Leia também:

 

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional