Como escolher os pneus ideais para o seu carro

5 min

Como escolher os pneus ideais para o seu carro

A escolha de pneus é, muitas vezes, pouco ponderada, já que continuam a ser vistos quase como um parente pobre do automóvel, não obstante o facto de serem o único ponto de contacto do carro com o solo e deles depender grande parte da segurança de quem segue no habitáculo.

O que significam as inscrições nos pneus

A primeira coisa a fazer antes de encomendar um jogo novo de pneus passa por saber ler a identificação dos antigos, ou seja, conseguir interpretar o conjunto de números e letras visíveis na lateral do pneu. Por exemplo, 225/55 R 17 97 W: o primeiro número, 225, corresponde à largura do pneu em milímetros; o seguinte, 55, indica a relação do pneu, ou seja, a altura do flanco expresso em percentagem face à largura do rasto do pneu (ou seja, no caso, a altura do flanco corresponde a 55% da largura do rasto); o R, indica que a construção do pneu é radial; o 17 é o diâmetro interior do pneu e a altura da jante, indicada em polegadas; o número 97 corresponde ao índice de carga dos pneus, que deverá ser descodificado na tabela respetiva (97 admite uma carga de 730 kg/pneu); e W corresponde a velocidade máxima de certificação do pneu (W, até 270 km/h).

Por isso, se vai comprar pneus novos, pode simplesmente pedir uns iguais ou consultar o livrete de forma a perceber que medidas se encontram homologadas – até porque há todo um equilíbrio entre chassis, estrutura do carro e potência que deve ser respeitado. Mas isso não basta.

Artigo relacionado: Quando devo mudar os pneus do meu carro?

Como ler as etiquetas nos pneus

Mesmo com as indicações à mão, há que ter atenção à etiqueta do pneu. Nesta, como é comum encontrar nos eletrodomésticos, é possível observar três parâmetros: eficiência energética, que mede o maior ou menor atrito do pneu e que terá consequências diretas nos consumos; distância de travagem em molhado e ruído externo do rolamento. Os dois primeiros apresentam uma classificação de A a G (do melhor para o pior) e o terceiro é distinguido por três ondas (de uma a três, dependendo se é menos ou mais ruidoso).

Mas, mesmo depois de observados estes aspetos, há outras características a ter em conta, como a durabilidade do mesmo, a capacidade de aderência e o comportamento em curva. Três detalhes que podem representar a diferença entre uma condução descansada e dores de cabeça fruto de um sinistro.

A importância do clima

Antes de confirmar a aquisição de um novo jogo de pneus, certifique-se de que estes serão os mais aconselháveis ao clima onde irão circular. Caso resida em zonas altas, com muita chuva, poderá equacionar a compra de pneus indicados para solo molhado, com mais capacidade para escoar a água da chuva, o que tem uma grande influência nas distâncias de travagem.

Por outro lado, se a circulação se faz por áreas em que é raro chover, mais vale descartar a compra de pneus para a chuva.

Em Portugal, porém, com um clima ameno, mas que sofre de grandes chuvadas e de períodos de seca, o ideal poderá passar por escolher pneus para todas as estações (all-season), capazes de uma performance satisfatória em qualquer situação.

Os desportivos de rápido desgaste

Se o carro que conduz é um modelo desportivo de grande potência, antes de o equipar com pneus semelhantes aos que estavam montados, pense no uso que vai dar ao automóvel e que tipo de condução vai fazer.

Artigo relacionado: Saiba como homologar jantes e pneus cumprindo a lei

Caso ande com o desportivo no dia a dia, por entre o caos das cidades e no para-arranca, os pneus de elevada performance apenas servirão para gastar dinheiro na sua aquisição – e na sua substituição rápida: o desgaste destes pneus é muito grande. Além disso, em dias de chuva terá de andar com pezinhos de lã.

Pneus novos ou recauchutados?

O mercado dos recauchutados tem vindo a crescer, com muita gente a optar por esta solução mais económica. No entanto, se há componente do automóvel em que não deve olhar a gastos é precisamente nos pneus.

Procure produtos novos, de qualidade e opte por adquirir pneus de marcas conceituadas (essencialmente, japonesas e europeias) e, muito importante, novos. Se a mudança de pneus não é urgente, tente acompanhar as campanhas de promoção das várias marcas e peça orçamentos a vários revendedores antes de tomar uma decisão – a falta de precipitação acabará por compensar.


Leia também:

 

Mais artigos da mesma categoria

Portagens: qual é a classe do meu veículo?

Os critérios para estabelecer cada uma das quatro classes estão definidas na lei (Decreto-Lei n.º 39/2005) e baseiam-se na altura do veículo. Classe 1 Motociclos e…

Saiba qual o valor de IUC do seu veículo

O IUC é um imposto que precisa de pagar todos os anos no mês da matrícula do seu veículo e, neste ano de 2024, as…

Quando devo mudar os pneus do meu carro?

Manter os pneus do seu carro em bom estado de circulação é uma das maiores garantias de segurança e eficiência do seu automóvel. O desgaste…

Como mudar o pneu do meu carro?

Está enrascado e precisa urgentemente de mudar o pneu do seu carro? Descubra neste artigo a forma mais fácil e prática de mudar os pneus…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional