Escassez de magne?sio na China ameac?a indu?stria automo?vel

4 min

Escassez de magnésio na China ameaça indústria automóvel

A China prepara-se para cortar na produção de magnésio, de forma a reduzir a emissão de gases com efeito de estufa, como parte de um programa abrangente para conter o consumo de energia. Com 900 mil toneladas, a China detém 87% da produção mundial de magnésio, e uma grande parte dela vem de Yulin, uma cidade na província de Shaanxi. Apesar de ser uma medida positiva a nível ambiental, a redução na produção de magnésio pode tornar-se numa situação complicada para o mercado mundial, já que a China representa 81% das exportações globais de 385 mil toneladas.

Para limitar a emissão de gases com efeito de estufa, em Setembro de 2021, a Comissão Municipal de Desenvolvimento e Reforma de Yulin introduziu algumas restrições, interrompendo o trabalho em dois terços das cinquenta fábricas de magnésio em Shaanxi e reduzindo para metade a produção nas restantes fábricas.

Como a falta de magnésio pode impactar a indústria automóvel? 

  • Não existe um substituto para o magnésio na produção de liga de alumínio;
  • A liga de alumínio, produzida através do magnésio, é utilizada em diversos componentes automóveis;
  • 35% da procura de magnésio é para chaparia automóvel.

Para tornar a situação ainda pior, este metal é difícil de armazenar por longos períodos de tempo, uma vez que oxida ao fim de três meses, o que irá inevitavelmente diminuir o stock ainda mais.

Artigo relacionado: Falta de semicondutores ameaça parar o mundo automóvel

Aumento dos preços do magnésio

Esta queda na produção refletiu-se nos custos do magnésio, com o preço da importação para a Europa a atingir preços recorde, disparando 75% relativamente ao mês anterior.

No início de setembro, o preço médio europeu do magnésio ultrapassava os 4.000€, o que é um recorde na última década e um grande aumento em relação a junho, altura em que o preço rondava os 2.500€ por tonelada.

O mercado europeu é praticamente dependente na totalidade do abastecimento chinês, uma vez que não há produção interna na União Europeia. Se a escassez de magnésio continuar, corre-se o risco de que os atuais stocks de magnésio na Europa, e principalmente na Alemanha, que é um grande importador de magnésio, se esgotem até ao final do ano.

A Associação Alemã de Metais Não Ferrosos (WVM) já apelou ao governo alemão para iniciar negociações com a China, de forma a aumentar o fornecimento de magnésio para a Europa.

Artigo relacionado: Milhões de carros por construir por causa da falta de chips

Outras associações, como a European Aluminium, a Eurofer, a ACEA, a Eurometaux, a industriAll, a ECCA, a ESTAL, a IMA, a EUWA, a EuroAlliages ou a CLEPA, a representar os 15 principais fabricantes de automóveis baseados na Europa, incluindo a BMW, Toyota, Volkswagen, Honda, Hyundai e Ferrari, também já lançaram um apelo urgente à ação contra o risco iminente de paralisações da produção europeia devido a uma possível suspensão das cadeias de abastecimento.

A atual escassez no fornecimento de magnésio é um excelente exemplo do risco que a União Europeia corre ao tornar a sua economia doméstica dependente das importações chinesas.

Já houve empresas europeias a produzir magnésio, como é o caso da Norsk Hydro, no entanto tiveram de parar as suas produções, uma vez que o custo mais baixo das produtoras chinesas torna impossível a competição pelo preço, levando as produtoras europeias à falência.

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

Que combustível escolher?

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de…

Quais os carros mais económicos em Portugal?

Cada marca de automóvel tem os seus centros de reparação e manutenção. Os preços que aplicam variam de marca para marca. Existem também oficinas e…

Os carros mais baratos das marcas premium

Ter um carro de uma marca mais conceituada não só significa ter mais conforto e prazer enquanto estamos a conduzir. Representa também um estatuto perante…

Carros híbridos: tudo o que precisa saber

Os carros híbridos estão cada vez mais em voga. São potentes, económicos e amigos do ambiente. Mas será que conhece todas as características destes carros?…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional