Carros elétricos mais seguros standvirtual

5 min

E os 5 carros elétricos mais seguros são…

Os testes realizados pelo consórcio Euro NCAP em 2020 e 2021 revelaram pontos fortes e fragilidades em diversos automóveis elétricos colocados recentemente à venda. Depois de todos os resultados apurados, os carros elétricos mais seguros do mercado são…

Carros elétricos mais seguros segundo o Euro NCPA

1º – Polestar 2

Polestar 2 carros elétricos mais seguros

O primeiro modelo 100% elétrico da marca de elevadas performances da Volvo recebeu a pontuação máxima de cinco estrelas nos testes do Euro NCAP, que considerou o Polestar 2 como um dos carros elétricos mais seguros dos muitos que já foram submetidos ao seu rigoroso protocolo de testes.

A pontuação do elétrico sueco é também muito positiva quando comparada com veículos elétricos premium de outros segmentos que chegaram recentemente ao mercado e, por isso, equipados com tecnologias de segurança de última geração. Os resultados do Polestar 2 impressionam em todas as categorias, mas há a destacar os 80% conseguidos no teste dos utilizadores mais vulneráveis da estrada, muito por conta do novo sistema de capot ativo, que, em caso de atropelamento, ajuda a reduzir o impacto na cabeça do peão.

Resultados detalhados:

  • Ocupante adulto – 92%
  • Ocupante infantil – 89%
  • Utilizadores mais vulneráveis da estrada – 80%
  • Assistência de segurança – 86%

Quanto custa um Polestar 2?

2º – VW ID.4

Carros elétricos standvirtual Volkswagen ID.4

Cinco estrelas e bons resultados em geral conseguidos pelo familiar elétrico da VW, com linhas de SUV, que se destaca na segurança dos utilizadores mais vulneráveis da estrada (peões e ciclistas), com 76%, e na assistência à condução (85%). Todas as versões de equipamento incluem sistema de aviso de saída da faixa de rodagem (Lane Assist) e sistema de travagem de emergência (Front Assist), além de airbag entre os bancos dianteiros que pode ajudar a reduzir ou, na melhor das hipóteses, a prevenir um possível contacto da cabeça entre o condutor e o passageiro da frente no caso de colisão lateral.

Resultados detalhados:

  • Ocupante adulto – 93%
  • Ocupante infantil – 89%
  • Utilizadores mais vulneráveis da estrada – 76%
  • Assistência de segurança – 85%

Procura um Volkswagen ID.4? Faça uma pesquisa no Standvirtual

3º – Skoda Enyaq iV

Skoda Enyaq iv carros elétricos standvirtual

Com um resultado global de 86%, o SUV da marca checa alcançou as cinco estrelas nos testes Euro NCAP e, ainda mais relevante, o melhor resultado de sempre para proteção dos ocupantes, obtendo um resultado de 94% para passageiros adultos e de 89% para crianças.

Equipado de série com nove airbags, inclui, tal como o ID.4, um airbag entre os bancos dianteiros. Apesar de o resultado na proteção para os utilizadores mais vulneráveis da estrada não ser brilhante, o Enyaq conta com sistema de assistência frontal com proteção preditiva para peões e ciclistas, bem como com numerosos sistemas de assistência que alertam o condutor para potenciais colisões em muitas situações, ajudando ativamente a evitá-las ou, pelo menos, a minimizar as consequências.

Resultados detalhados:

  • Ocupante adulto – 94%
  • Ocupante infantil – 89%
  • Utilizadores mais vulneráveis da estrada – 71%
  • Assistência de segurança – 82%

Interessado num Skoda Enyaq iV?

4º – VW ID.3

Volkswagen ID.3 Carros elétricos standvirtual

O ID.3 também se destacou na proteção dos ocupantes, com 87% para o ocupante adulto e 89% para o infantil, mas é na assistência de segurança (88%) que encontramos o ponto mais forte do automóvel alemão, superando todos os outros modelos desta curta lista dos carros elétricos mais seguros.

O Euro NCAP examina em detalhe os sistemas automáticos de travagem de emergência e atribui grande importância a outros sistemas de assistência padrão. Todas as versões de equipamento do ID.3 estão equipadas com assistente de manutenção de faixa de rodagem (Lane Assist) e assistente de travagem de emergência (Front Assist). Tal como ID.4 e Enyaq iV, também conta com airbag entre os bancos dianteiros.

Resultados detalhados:

  • Ocupante adulto – 87%
  • Ocupante infantil – 89%
  • Utilizadores mais vulneráveis da estrada – 71%
  • Assistência de segurança – 88%

Veja todos os Volkswagen ID.3 à venda no Standvirtual

5º – Audi Q4 e-tron

Audi Q4 e-tron carro elétrico standvirtual

O SUV da marca dos anéis conseguiu, sem surpresa, alcançar as cinco estrelas, mostrando grande competência na proteção aos ocupantes, na linha dos outros modelos do Grupo VW. Contudo, nas categorias de utilizadores mais vulneráveis da estrada e assistência de segurança, o Q4 e-tron saiu-se pior do que o ID.3, o ID.4 e o Enyaq iV, com particular ênfase para o resultado mediano na proteção de pedestres e ciclistas, com apenas 66%. Algo que a Audi quererá, certamente, rever numa futura atualização do modelo.

Em caso de atropelamento, a proteção proporcionada à cabeça de um peão é predominantemente boa ou adequada na maior parte da superfície do capot, mas fraca ou deficiente na base do para-brisas e nos pilares rígidos do mesmo. O capot garante boa proteção às pernas dos peões, mas a proteção da pélvis é fraca na maior parte da largura do carro. Por fim, o sistema autónomo de travagem de emergência mostrou reação adequada aos peões, mas marginal no caso dos ciclistas.

Resultados detalhados:

  • Ocupante adulto – 93%
  • Ocupante infantil – 89%
  • Utilizadores mais vulneráveis da estrada – 66%
  • Assistência de segurança – 80%

Quanto custa um Audi Q4 e-tron usado?

Leia também:

Mais artigos da mesma categoria

A evolução do design automóvel: os anos 30

Se os loucos anos 20 abriram a porta ao novo meio de transporte se transformar em objeto de culto e desejo, o design automóvel dos…

Pneus recauchutados: boa ou má opção?

Os pneus recauchutados nasceram por motivos de rentabilidade, mas hoje em dia, numa época em que todos devemos contribuir para a proteção do ambiente, fazem…

Grupo de ativistas pelo ambiente processa a BMW e a Daimler

As emissões de gases poluentes que agravaram as alterações climáticas nos últimos tempos são a causa pela qual a organização não governamental alemã Deutsche Umwelthilfe…

Recebeu o IUC de um carro que já não é seu?

O Imposto Único de Circulação é de regularização anual obrigatória sendo aplicado a todos os veículos que sejam propriedade do contribuinte. A forma como as…
X

Quer receber as nossas comunicações por e-mail?

Email Marketing by E-goi

É proprietário de um Stand?

Crie uma Conta Profissional